Buscar

2 Roteiro_de_Observação (ok)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá!
Este é um pequeno guia para acompanhá-lo(a) neste momento científico e pedagógico que é a Observação! Boa leitura.
Antes de mais nada, o que é a Observação?
A observação é um recurso de pesquisa importante para compreender fenômenos sociais e culturais a partir de uma abordagem qualitativa. Este recurso permite identificar o sentido, a orientação e a dinâmica de cada momento observado. 
Para realizar essa observação, é necessário adotar uma postura de imparcialidade, sem preconceitos ou juízos de valor sobre os participantes. A observação é resultado da interação do observador com o espaço e as pessoas envolvidas, tornando-a a principal ferramenta de investigação nesta técnica.
A observação deve ser realizada de forma frequente e contínua, por meio do contato direto entre o investigador e aquilo ou aqueles que estão sendo observados. Portanto, é importante organizar-se para realizar momentos de observação de acordo com o planejamento do estudo.
O que você vai observar? 
No contexto de nossa disciplina, o objetivo é observar o ambiente e as dinâmicas da sala de aula e do professor ao longo de algumas aulas.
A intenção é observar as situações da sala de aula, focando e registrando todas as atividades que acontecem, percebendo as dinâmicas sociais que são estabelecidas dentro desse espaço, descrevendo todos os envolvidos e aspectos físicos do espaço. 
O processo de observação implica saber ouvir, escutar, ver e fazer uso de todos os sentidos. Perceba que na observação você recolhe, ao mesmo tempo, dados objetivos e sentimentos subjetivos.
Como se preparar para a observação? 
Antes de iniciar a observação, procure se informar:
a) Que turma e nível de ensino observar: verificar qual o nível de ensino e turma vai observar, se junto ao Ensino Fundamental ou Médio ou em ambos. 
b) Conheça o contexto: é importante que você tenha conhecimento prévio sobre o contexto em que vai observar. Por isso, busque informações sobre o perfil da escola e dos alunos, as atividades que costumam ser realizadas, as metodologias utilizadas pelo professor, entre outras informações relevantes. 
c) Defina seus objetivos: procure estabelecer claramente os objetivos da observação. O que você quer saber? O que pretende analisar? É importante ter essas questões em mente para orientar a observação. 
d) Faça um plano de observação: elabore um roteiro com os pontos que deseja observar e registre os dados que serão coletados, como comportamentos dos alunos, reações, metodologias, entre outros.
Para ajudá-lo(a) a definir seus objetivos e desenvolver um plano de observação mais efetivo, seguem alguns questões que podem ser observadas durante as aulas (lembre-se que os pontos a seguir são sugestões, você pode selecionar algumas e/ou incluir outras). 
 
1) Clima e ambiente da sala de aula: 
* Como é o ambiente físico da sala de aula? Qual o tipo de organização, decoração ou recursos pedagógicos disponíveis? * Como é organizado e distribuído o espaço da sala de aula (carteiras, mobiliário etc.)? * As salas de aula são adequadas (limpeza, barulho, estrutura, temperatura)? 
 2) Dinâmica de interação entre os alunos: 
* Quem são esses estudantes? Quantos estudantes compõem a turma observada? Qual o perfil etário, étnico e de gênero da turma? * Os estudantes gostam da disciplina? Como se dividem durante a aula? * Como é o comportamento deles? Como se dá a interação entre os estudantes? Você notou alguma hierarquia entre eles? Existem alunos que são mais populares ou excluídos? Você observou conflitos ou cooperação entre os alunos? 
 3) Dinâmica de interação entre os alunos e o professor: 
* Como o professor divide o tempo (hora-aula) entre motivação, explanação, atividades práticas e avaliação dos objetivos propostos? *Como o professor apresenta o conteúdo? * Preste atenção em como os alunos interagem com o professor; há algum relacionamento de autoridade ou de colaboração? * O professor usa diferentes estratégias de ensino? * A comunicação do professor é clara e eficaz? * O professor fomenta a participação dos estudantes? 
4) Atividades realizadas em sala de aula; 
* O professor desenvolveu atividades? * Quais atividades foram realizadas? * Como foram formadas as equipes? * As atividades promovidas pelo professor estavam estruturadas, apresentando uma sequência lógica e progressão gradual de complexidade? * Que recursos utilizou? O professor possuía planejamento e estava preparado para a aula? * Percebeu alguma dificuldade encontrada pelo professor ao ministrar a aula? * Observou diferentes tipos de participação e de motivação apresentados pelos estudantes? * Os estudantes tiveram dúvidas? Elas Foram sanadas? * Os estudantes comentaram sobre os assuntos estudados com o professor? 
 5) Comportamentos e reações dos alunos: 
* Como é o comportamento dos alunos em relação as propostas do professor? * Estão atentos ao professor e ao conteúdo? * Eles estão engajados nas atividades? * Existe alguma dificuldade de aprendizagem? * Você observou alunos que se destacam ou têm necessidades especiais? * Você percebeu alunos que têm comportamentos disruptivos, como falar sem permissão, interromper a aula, não seguir as instruções do professor, ou mesmo comportamentos agressivos? *Você percebeu alguma situação de conflito na aula (entre os próprios estudantes e entre os estudantes e o professor)? * Como o docente tratou essas questões ou conflitos? * Ao longo da observação, houve alguma penalização? De que tipo? Foram impostas pelo professor, pela própria turma ou por outro agente pedagógico?
Como realizar a observação? 
Ao iniciar a observação, como proceder? 
De posse de seu plano de observação, é possível, estabelecer um cronograma de observações, indo das observações mais gerais sobre a sala de aula, sobre os estudantes e sobre o professor regente, para as mais específicas. É você quem define essa dinâmica. 
Por isso, realize diversos momentos de observação, de forma a registrar todos os elementos de interesse, como os fatos, os pensamentos, as ideias e os insights que surgem durante o processo de observação, e que podem ser usados para complementar ou contextualizar as informações registradas no Diário de campo.
Se você pretende utilizar gravações, fotografias ou outros registros desse tipo em algum momento da observação, é necessário ter a aprovação do docente e da turma. Para isso, utilize o documento intitulado “Termo de consentimento de uso de som e imagem” disponível na trilha de aprendizagem.
Ao retornar para casa, depois de cada momento de observação, avalie suas notas e reescreva de forma mais completa, as dinâmicas e situações observadas no Diário de Campo.
Lembre-se: o ato de observar não se reduz a uma simples descrição de cenas, comportamentos percebidos durante uma situação de observação. Por isso, para complementar sua observação, você pode conversar com os alunos e o docente (ou até mesmo, alguém do corpo administrativo), buscando informações que ajudem você a compreender o que foi observado. 
Esteja atento à estas dicas:
Seja imparcial: ao observar a sala de aula, é importante que você seja imparcial e não deixe seus valores pessoais influenciarem na análise. Busque analisar os dados de forma objetiva, sem preconceitos ou julgamentos.
Respeite os limites éticos: em toda pesquisa científica, é fundamental respeitar os limites éticos e de privacidade dos alunos e professores, não registrando ou divulgando informações que possam comprometer sua integridade ou privacidade.
Atenção! Depois de terminar cada momento de observação, não demore muito para registrar as situações no seu diário de campo.
O que é um Diário de Campo?
O diário de campo é um registro mais formal e estruturado, que segue um formato padronizado e é utilizado para documentar os detalhes de cada observação, incluindo data, hora, local, participantes, comportamentos observados e reflexões do pesquisador. 
Geralmente, o diário de campo é usado para manter um registro sistemático e organizado do processo de pesquisa, permitindo que o pesquisador acompanhe odesenvolvimento do estudo ao longo do tempo.
Em suma, o diário de campo é um registro pessoal e sistemático do pesquisador sobre o processo de observação, que pode ser utilizado como um recurso valioso para a análise e interpretação dos resultados obtidos. 
Como escrever o Diário de Campo?
Para construir seu diário de campo, você pode apresentar os seguintes elementos:
Contexto da observação: importante incluir informações sobre o ambiente em que a observação foi realizada, como o local, a hora do dia e outras características relevantes que possam influenciar as dinâmicas observadas. Relate sobre a escola e a sala de aula (organização, mobiliário etc.).
Participantes: identifique as pessoas ou grupos observados, incluindo detalhes como idade, gênero, papel ou função na situação observada.
Objetivos da observação: esclareça o objetivo geral da observação, bem como quais aspectos específicos foram observados, com base nas questões de pesquisa que orientaram o estudo.
Observação de fato: incluir a descrição dos comportamentos, interações e dinâmicas observadas, bem como quaisquer reflexões ou interpretações relevantes decorrentes da análise dos dados.
Limitações: se possível, aponte quaisquer limitações que possam ter afetado a observação, como possíveis vieses do observador, limitações ou outros fatores externos que possam ter influenciado na observação.
LEMBRE-SE: O Diário de campo é individual e deve ser anexado ao portfólio.
Leia a Trilha de Aprendizagem ou converse com a tutoria sobre os próximos passos! Conte sempre com o suporte pedagógico da Uniasselvi.
SUCESSO NA DISCIPLINA!

Outros materiais