Buscar

antropologia atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Etnocentrismo e relativismo cultural são conceitos que podem ser identificados em diversas situações do cotidiano e estão relacionados a questões históricas, como mencionado no texto anterior.
Um exemplo de etnocentrismo nas relações cotidianas ocorre quando alguém julga sua própria cultura como superior e menospreza as práticas culturais de outros grupos. Isso pode se manifestar em atitudes como a xenofobia, o racismo e a intolerância religiosa. Por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler promoveu um dos episódios mais trágicos de etnocentrismo ao perseguir e exterminar milhões de judeus com base em sua crença na superioridade da raça ariana.
Por outro lado, o relativismo cultural surge quando as pessoas reconhecem e valorizam a diversidade cultural, entendendo que não há uma única cultura superior, mas sim múltiplas formas legítimas de viver e compreender o mundo. Um exemplo disso é a celebração da diversidade cultural em festivais multiculturais, nos quais diferentes grupos étnicos compartilham suas tradições e alimentos, promovendo a compreensão e o respeito entre as culturas. Essa atitude pode ser vista como uma resposta às atrocidades históricas causadas pelo etnocentrismo, destacando a importância do respeito mútuo.
Além disso, questões contemporâneas, como a migração e a globalização, também estão ligadas a esses conceitos. A crescente mobilidade das pessoas pelo mundo e a interconexão das culturas tornam o respeito à diversidade cultural e o entendimento mútuo ainda mais relevantes para evitar conflitos e promover a coexistência pacífica.
Não são necessárias referências específicas neste caso, pois a discussão gira em torno de conceitos amplamente conhecidos na antropologia e nas ciências sociais.
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/etnocentrismo.htm
"|1| ROCHA, Everardo Pereira Guimarães. O que é etnocentrismo?. Col. Primeiros Passos. 5. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 5.
|2| GÂNDAVO, Pero Magalhães. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004."
Veja mais sobre "Etnocentrismo" em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/etnocentrismo.htm

Continue navegando