Buscar

Plano de aula_segunda lei de Newton_ 02-08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula
	Tema da aula: Dinâmica – segunda lei de Newton
	
Objetivo geral: Ensinar aos alunos a Segunda Lei de Newton, abordando a relação entre força, massa e aceleração. O propósito é capacitá-los a aplicar essa lei fundamental da física para entender o movimento dos objetos e resolver problemas práticos de dinâmica. Ao final da aula, os alunos devem compreender como a força aplicada afeta o comportamento dos corpos em movimento e reconhecer a importância dessa lei na explicação de fenômenos físicos em nosso cotidiano.
	Objetivo específico:
1. Compreender a relação entre força, massa e aceleração.
2. Aplicar a Segunda Lei de Newton para resolver problemas simples de dinâmica.
	
Conteúdos
	 Explicar o conceito de Força (F): A força é uma grandeza vetorial que representa uma interação entre dois corpos e pode causar mudanças no estado de movimento de um objeto. Ela é medida em newtons (N).
Massa (m): A massa é uma medida da quantidade de matéria presente em um objeto e é uma grandeza escalar. Ela é medida em quilogramas (kg).
Aceleração (a): A aceleração é a taxa de mudança da velocidade de um objeto em relação ao tempo. Ela é medida em metros por segundo ao quadrado (m/s²).
Relação entre Força, Massa e Aceleração: A Segunda Lei de Newton estabelece que a força resultante (F) aplicada a um objeto é diretamente proporcional à sua aceleração (a) e inversamente proporcional à sua massa (m). Essa relação é matematicamente expressa por F = m * a.
Unidades de Medida: A unidade padrão de força é o newton (N), a unidade de massa é o quilograma (kg) e a unidade de aceleração é o metro por segundo ao quadrado (m/s²).
Aplicações: A Segunda Lei de Newton é amplamente utilizada para entender e prever o movimento dos objetos em situações cotidianas e em problemas mais complexos de dinâmica. Ela é aplicada em diversos campos da física e engenharia, como na construção de veículos, na aerodinâmica, no estudo de colisões, entre outros.
Equilíbrio e Dinâmica: A lei também explica a condição de equilíbrio, onde a força resultante é zero, e como os corpos em movimento reagem às forças aplicadas, resultando em diferentes acelerações.
	Metodologia de ensino aprendizagem: Aula expositiva com Co docência e uso de simuladores.
	Estratégia de ensino aprendizagem: Na aula sobre a segunda Lei de Newton, após ensinar a teoria da lei e dar exemplos, será aplicado uma aula com uso de simuladores em que os alunos terão que responder um relatório sobre um dos experimentos de sua escolha. Os alunos serão divididos em grupos e receberão o relatório para discutir e responder em conjunto. A atividade estimula o pensamento crítico e a aplicação dos conceitos aprendidos. Ao final, os alunos terão uma compreensão mais profunda da lei e sua importância na física.
	Desenvolvimento da aula
Iniciaremos a aula contextualizando a Segunda Lei de Newton, também conhecida como a Lei da Ação e Reação. Explicando que essa lei estabelece a relação entre a força aplicada a um objeto, a sua massa e a aceleração que ele adquire em resposta à força. Exemplificando com situações cotidianas para tornar o conceito mais acessível aos alunos. Apresentaremos a fórmula matemática F = m * a, onde F representa a força resultante, m é a massa do objeto e a é a aceleração. 
Após isso faremos uma Atividade com Simulador em que dividiremos a turma em grupos, idealmente com 3 ou 4 alunos em cada grupo. Fornecendo a cada grupo acesso a um simulador online que permita explorar interativamente as relações entre força, massa e aceleração. Disponível no site https://phet.colorado.edu/sims/html/forces-and-motion-basics/latest/forces-and-motion-basics_all.html?locale=pt_BR.
Pediremos aos grupos para experimentarem diferentes cenários, variando a massa dos objetos e a força aplicada. Por exemplo, podem alterar a massa de um objeto enquanto mantêm a força constante, ou vice-versa, para observar o efeito na aceleração. Nesse site terá quatro simulações referentes a 2 lei de Newton onde será proposta uma atividade em que eles terão que montar em grupo, um relatório sobre uma das simulações da sua escolha, com isso estimulando o letramento científico nesses.
	Referências:
Peduzzi, Sônia Silveira, and Luiz OQ Peduzzi. "Leis de Newton: uma forma de ensiná-las." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 5.3 (1988): 142-161.
https://bdm.ufpa.br:8443/handle/prefix/5295
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7812

Outros materiais