Buscar

roteiro estudos mayra temperatura bilirrubina

Prévia do material em texto

Roteiro de estudos Profa. Dra. Mayra de A. Paio 
 
 
Metabolismo da bilirrubina 
 
1. O que é bilirrubina? 
Vem da degradação das hemácias.
2. Explique todo o processo desde a formação da bilirrubina, até sua excreção na urina, na forma de urobilina, ou nas fezes, na forma de estercobilina. 
Dosagem de bilirrubina biliar como ferramenta de diagnóstico clínico
A formação da bile pelo fígado e a função dos sais biliares nos processos digestivos e absortivos do trato intestinal. Além disso, muitas substâncias são excretadas na bile e depois eliminadas nas fezes. Uma dessas substâncias é o pigmento amarelo-esverdeado bilirrubina, o principal produto da degradação da hemoglobina.Com efeito, a dosagem laboratorial de bilirrubina fornece uma ferramenta valiosa para diagnosticar doenças hemolíticas do sangue e vários tipos de doenças hepáticas. 
Resumidamente, quando as hemácias completam o seu tempo de vida (em média, 120 dias) e se tornam muito frágeis para exercer seu papel no sistema circulatório, suas membranas celulares se rompem e a hemoglobina liberada é fagocitada pelos macrófagos do tecido (também chamados de sistema reticuloendotelial ou sistema mononuclear fagocitário) por todo o corpo. A hemoglobina é primeiro dividida em globina e heme, e o anel heme é aberto para dar (1) ferro livre, que é transportado no sangue pela transferrina, e (2) uma cadeia linear de quatro anéis pirrólicos, que constituem o substrato a partir do qual a bilirrubina será eventualmente formada. A primeira substância formada é a biliverdina, mas essa substância é rapidamente reduzida a bilirrubina livre, também chamada de bilirrubina não conjugada (ou indireta), que é gradualmente liberada dos macrófagos para o plasma. Essa forma de bilirrubina combina-se imediatamente com a albumina plasmática e é transportada nesta combinação pelo sangue e líquidos intersticiais.
Em poucas horas, a bilirrubina não conjugada é absorvida pela membrana da célula hepática. Ao passar para o interior das células hepáticas, ela é liberada da albumina plasmática. Então, cerca de 80% são conjugados ao ácido glicurônico – por ação da enzima glicuronil transferase – para formar glicuronídeo de bilirrubina (bilirrubina conjugada ou direta), cerca de 10% se unem ao sulfato para formar sulfato de bilirrubina e cerca de 10% se associam a uma infinidade de outras substâncias. Sob essas formas, a bilirrubina direta é excretada dos hepatócitos por um processo de transporte ativo para os canalículos biliares e depois para os intestinos.
Formação e destino do urobilinogênio. Uma vez no intestino, cerca de metade da bilirrubina “conjugada” é convertida por ação bacteriana em urobilinogênio, que é altamente solúvel. Parte do urobilinogênio é reabsorvido pela mucosa intestinal de volta ao sangue, e a maior parte é reexcretada pelo fígado de volta ao intestino, mas cerca de 5% são excretados pelos rins na urina. Após a exposição ao ar, na urina, o urobilinogênio é oxidado em urobilina; alternativamente, nas fezes, é alterado e oxidado para formar estercobilina. Essas inter-relações da bilirrubina e dos outros produtos da bilirrubina são mostradas na figura.
Figura 71.2 Formação e excreção de bilirrubina.
3. O que é icterícia? Pode ser causada pelos 2 tipos de bilirrubina?
Excesso de bilirrubina conjugada ou não no LEC, tonalidade amarelada dos tecidos corporais.
Icterícia hemolítica: aumento da bilirrubina não conjugada. Aumento destruição de hemácias.
Ictericia Obstrutiva: bilirrubina conjugada. Obstrução ductos biliares.
4. Qual o problema da icterícia no adulto? E no recém-nascido? 
· Qual o problema da icterícia? Causa no adulto não é grande problema mostra que tem um problema que tem q ser investigado. Em bebes o acumulo é perigoso, pq no bebe barreira hematoencefálica não é madura não esta fechada a bilirrubina atravessa e pode causar lesão neuronal e morte. Lesão neuronal chamada Kernicterus. 
5. Como tratar icterícia grave em recém-nascidos? Qual cuidado deve ser tomado? 
· Em bebes como resolver? Bebe em câmara com luz azul que faz alteração da estrutura da bilirrubina banho de luz azul, ela muda a conformação química da bilirrubina e ela vira composto facilmente eliminado na urina. Cuidado que tem que ter é tampar os olhos do bebe, pq essas ondas altera os pigmentos visuais e gerar cegueira.
6. Por que é relativamente comum recém-nascido apresentar icterícia? 
· Pq recém nascido tem icterícia? o fígado ainda esta imaturo, não consegue conjugar bem e tambem após que o recém nascido nasce a hemoglobina é diferente da materna tem mais afinidade ao O2 tem que roubar da mãe o O2, quando ele nasce ele troca a hemoglobina fetal pela hemoglobina adulto isso causa hemólise e ao mesmo tempo o fígado esta imaturo.
7. Quais as principais causas, características e diferenças entre a icterícia préhepática, hepática e pós-hepática? 
· TIPOS DE ICTERÍCIA
· Pré – hepática: problema esta antes do fígado. Exemplo: anemia hemolítica, ou excesso de hemólise pq gera icterícia, toda enzima é saturável, se forma muita bilirrubina essa enzima não da conta, saturo a enzima, nesse caso a icterícia é por excesso de bilirrubina não conjugada pq o fígado não da conta de conjugar, ele não esta com problema mais chega muito ele não da conta. Excesso de bilirrubina indireta ou não conjugada. ** PROVA.
· Hepática: problema no fígado. Exemplo: hepatite, câncer, obstrução, falta de enzima, cirrose. Depende do caso para saber depende do caso. Fígado em falência não conjugada. Obstrução via biliar dentro do fígado o excesso é conjugada. 
· Pós- Hepática: problema depois do fígado. Exemplo: pessoa tem obstrução, passagem da bile esta difícil de passar, começa que bilirrubina conjugada acumula e volta para o sg não consegue seguir a bile. obstrução pós hepática ducto pancreático vias biliares extra-hepáticas acumulo de bilirrubina conjugada. Se não segue o caminho volta para o sangue.
8. Quais são as características da urina e fezes na icterícia obstrutiva total? Explique. Nesse caso, encontra-se urobilinogênio no sangue? E bilirrubina na urina? 
· Bilirrubina ligada albumina não sai na urina. A hidrossolúvel pode sair, quando ela sai bastante urina cor de coca cola muito de bilirrubina conjugada.
· Obstrução total: bile não chega no duodeno caminho obstruído fica acumulando e vai para o sg e gera icterícia pós hepática pq esta depois do fígado. Excesso de bilirrubina conjugada. Urina esta com cor de coca cola. Bilirrubina conjugada não vai para ID, não vai para IG e fezes esbranquiçada. Fezes sem cor e urina escura.
· Condição que aumento urobilinogenio pode ter um pouco no exame de urina, em quantidade grande pode deixar urina laranka pode-se ocorrer em casos de muita formação urobilinogenio. Se é problema no fígado não consegue conjugar não vai ter muito urobilinogenio.
· Urobilinogenio tem dois caminhos: continuar no IG vira estercobilinogenio sai nas fezes da a coloração das fezes.
· Pode ser reabsorvida pela parede do IG e voltara para o sangue, pode ser captado pelo fígado e ser mandado para bile. Rim transforma em urobilina ser eliminada urina e essa substancia vai dar cor da urina.
 
Regulação da temperatura corporal 
 
1. Exemplos de situações que causam variação da temperatura corporal fisiologicamente. 
· Como a temperatura é mantida constante?
· Mecanismos de Equilíbrio entre produção de calor e perda de calor.
· Ex: aumento da produção e diminuição da perda. Nesse caso a temperatura aumenta.
· Diminuição da produção e aumento da perda, nesse caso a temperatura diminui.
· Ex: atividade física, temperatura do corpo aumenta, o corpo ve aumentar ele tenta compensar tentando diminuir, para voltar ao normal.
· Dias frios, temperatura tendência a cair, o corpo tenta compensar e voltar a aumentar diminui a perda e produz calor. Através deste equilíbrio tenta manter constante, evitar a morte.
· A temperatura do corpo deve ser controlada, enzimas trabalham em temperaturas especificas. Há alguns momentos que a temperatura aumenta suor para controlara temperatura corporal. Sempre vai estar tentando controlar para ficar dentro de uma variação normal.
· Quando aumenta a temperatura ativa mecanismos para tentar reduzir
· Quando diminui a temperatura corporal ativa mecanismos para tentar aumentar. 
· Temperatura externa tem variações e mesmo assim o corpo consegue manter.
2. Qual porção do SNC controla temperatura corporal? 
· Onde a temperatura corporal é regulada?
· Hipotálamo, 2 centros relacionado com temperatura.
· Área pré ótica hipotalâmica anterior: receptores de temperatura termorreceptores que detectam a temperatura central (do sistema nervoso central, da região da cabeça).
· Área hipotálamo posterior: integrador, ele integra temperatura da pele (mais externa), temperatura tecidos profundos (mais interna) e a temperatura central (que vem da área anterior). Ele vê como esta essa temperatura. Termostato, ele sabe que o correto é 36,5 (+/-) e quando ele recebe isso ele compara, se está na temperatura ideal
3. Qual é a função dos mecanismos de controle da temperatura corporal? 
1 Área pré ótica hipotalâmica anterior: receptores de temperatura termorreceptores que detectam a temperatura central (do sistema nervoso central, da região da cabeça).
2 Área hipotálamo posterior: integrador, ele integra temperatura da pele (mais externa), temperatura tecidos profundos (mais interna) e a temperatura central (que vem da área anterior). Ele vê como esta essa temperatura. Termostato, ele sabe que o correto é 36,5 (+/-) e quando ele recebe isso ele compara, se está na temperatura ideal.
· Temperatura do corpo é mantida relativamente constante mesmo com grandes variações na temperatura externa (importante mantem a vida e gera esforço do corpo).
· Como a temperatura é mantida constante?
· Mecanismos de Equilíbrio entre produção de calor e perda de calor. Através deste equilíbrio tenta manter constante, evitar a morte.
4. Quais tecidos estão relacionados com o isolamento térmico? 
· Para ajudar o hipotálamo posterior: tecidos do corpo que são isolantes externos, ajuda a temperatura ficar ao normal.
· Tecidos do corpo que são isolantes térmicos, ajudam a reter calor: (a manter temperatura central)
· Pele: ajuda segurar o calor
· Tecido subcutâneo
· Tecido adiposo: retém calor sente menos frio
5. Qual é a função dos calafrios? 
MECANISMOS: ATIVAR PRODUÇÃO E DIMINUIR PERDA
Calafrios: produz calor, contração muscular involuntária de musculo esquelético. Preciso de ATP, aumento de metabolismo, também faço o calor.
6. Por que o Sistema Nervoso Simpático aumenta a produção de calor? 
· Ativação do simpático: aumenta metabolismo, luta/fuga, precisa de mais ATP e forma mais calor. E o simpático também aumenta a ativação do tecido adiposo marrom. Tecido adiposo marrom não é a gordura exemplo da barriga, ele é abundante no bebe recém-nascido e animais que hibernam, sua função é produzir calor, termogênese, ativado quando meu corpo precisa produzir calor. Ele produz 100% de calor e não metade. Recém-nascido tem proteção natural contra o frio pq ele tem muito tecido adiposo marrom que produz calor. Conforme vamos crescendo esse tecido vai diminuindo, no adulto 10 a 20%. Queimo gordura para ter o calor.
7. Por que os hormônios tireoideanos aumentam a produção de calor? 
· Hormônios com aumento do metabolismo: T3 e T4 (tireoidianos) muito relacionados com aumento de produção de calor, eles fazem a mesma coisa do simpático, aumenta o metabolismo e aumenta a ativação do tecido adiposo marrom, queima gordura para produzir calor.
8. Qual é o principal mecanismo de transferência de calor para a pele? 
· Pio ereção pelo arrepiado: contração de musculo liso, pelo ereto, preciso de ATP e gero calor, o pelo segura calor perto do corpo. Aumenta a produção pq contrai musculo liso e diminui perda pq retêm calor.
9. O mecanismo de vasoconstrição dos vasos sanguíneos cutâneos depende de qual porção do Sistema Nervoso? Quais receptores são ativados? Em que ocasião isso ocorre, e qual local do SNC comanda essa ação? 
· Vasoconstrição: não perco tanto calor retenho. Vasoconstrição dos vasos sanguíneos cutâneos (pele). Diminui sangue para a pele, diminui perda de calor.
· Vasodilatação: perco calor
· MECANISMOS PARA AUMENTAR A TEMPERATURA CORPORAL (hipotálamo centros dele ativa eles quando esta baixa).
· Meu corpo quer isso quando a temperatura dele está baixa.
· Sempre que estou em alto metabolismo estou em produção de calor, célula precisa de ATP produz calor, energia usada para fazer ATP metade dissipada para calor. (Atividade física precisa de ATP e faz calor dissipado pelo corpo pelo sangue).
· 
10. Quais mecanismos o corpo ativa quando a temperatura corporal está alta? 
· MECANISMOS PARA DIMINUIR A TEMPERATURA CORPORAL (centro hipotálamo quando ela está alta).
· Vasodilatação: vasodilatação dos vasos sanguíneos cutâneos, calor perdido
· Sudorese: perda de calor pelo corpo
· Diminuir produção de calor: inibir calafrios, inibir pio ereção, tecido adiposo marrom inibido.
· Aumento perda e diminuo produção.
11. Quais mecanismos o corpo ativa quando a temperatura corporal está baixa? 
· MECANISMOS PARA AUMENTAR A TEMPERATURA CORPORAL (hipotálamo centros dele ativa eles quando esta baixa).
· Meu corpo quer isso quando a temperatura dele está baixa.
· Sempre que estou em alto metabolismo estou em produção de calor, célula precisa de ATP produz calor, energia usada para fazer ATP metade dissipada para calor. (Atividade física precisa de ATP e faz calor dissipado pelo corpo pelo sangue).
12. O que é a febre? Explique que modificações ocorrem no hipotálamo para ocorrer o desenvolvimento da febre. 
· Na febre, hipotálamo desregula. 
· HIPOTALAMO POSTERIOR termostato 
· Na febre ele entende que o normal é exemplo 39 graus, ele perde a noção que ele tinha que comparar com 36,5 e ajustar, ele entende que temperatura normal é a maior. Isso é causa e são variáveis a principal seria substancias químicas que alteram como infecções, inflamação os PIOGENEOS ou piogenos eles desregulam o termostato. Uma doença que gerou substancias químicas e bagunçou o termostato.
· Quando termostato está assim e chega ao normal ele acha que está errado, febre tem calafrio, pio ereção. Desenvolve a febre. Suor frio a febre está baixando.
· Ex: tomei medicação piogeneos foi embora e o hipotálamo volta a intender que o normal é 36,5 porem ele vê que está 39 ai ele quer regular ai tem sudorese, ativa os mecanismos para perder calor.
13. Após a remoção do fator que está causando a febre, o que ocorre no hipotálamo? Que mecanismos o corpo ativa? 
· Ex: tomei medicação piogeneos foi embora e o hipotálamo volta a intender que o normal é 36,5 porem ele vê que está 39 ai ele quer regular ai tem sudorese, ativa os mecanismos para perder calor.
14. Por que a temperatura corporal não pode aumentar e nem diminuir muito? 
Justifique. 
Aumento de temperatura acima da temperatura critica, aumenta energia cinética transporte de ions o coração acelera, pode vir a ter convulsões, delirium, coma e morte. Neste caso o hipotálamo já não estava dando conta e parou de funcionar.
Hipotermia: diminui temperatura corporal abaixo da temperatura critica, comum em cirurgias cel resfriada diminui reações químicas. Na temperatura baixa diminui metabolismo não precisa de fluxo sanguíneo em casos de cirurgias a célula gelada esta com redução do fluxo.
· Se a temperatura cai muito ou sobe muito, o hipotálamo perde o controle não consegue ativar mais nada. Temperatura de 29,4 hipotálamo não consegue mais voltar coma e morte. Precisa de aquecimento externo fornecer calor, (manta calor para o corpo).
· Se aumentar muito mais de 43 o hipotálamo não ativa mais para voltar, precisa do resfriamento externo (borrifar agua gelada).
· Febre banho morno não é banho frio, o corpo mto quente coisa muito gelada estimula mais calor tem que ser gradual (choque térmico).

Continue navegando