Buscar

Psicomotricidade - Avaliação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Durante toda a sua vida, o homem vive em constantes transformações, sejam elas físicas, neurológicas, psicossociais ou motoras. Desta forma, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Desenvolvimento físico. II- Desenvolvimento motor. III- Desenvolvimento psicossocial. IV- Desenvolvimento neurológico. ( ) Depende do sistema nervoso central, de incrementos das funções neuropsicomotoras. ( ) Mudanças no peso, idade, altura, pele durante toda a vida. ( ) Vai se desenvolvendo e aprimorando cada vez mais, partindo de funções simples para movimentos mais complexos. ( ) É influenciado pelo meio no qual o sujeito está inserido. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - III - IV - I.
B
I - II - III - IV.
C
III - IV - I - II.
D
IV - I - II - III.
2Segundo Carvalho (2003), a educação psicomotora se coloca no sentido de uma educação que não se restringe apenas ao saber escolar ou, então, ao aperfeiçoamento específico da motricidade. Todavia, dirige-se à formação da personalidade, à sua expressão e organização através das atividades humanas de relação, realização e criação. Partindo desse pressuposto, a educação psicomotora compreende os aspectos: CARVALHO, Elda Maria Rodrigues de. Tendências da educação psicomotora sob o enfoque Walloniano. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 23, n. 3, set. 2003. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012.
A
Motores, sociais, funcionais.
B
Intelectual, emocional, funcional.
C
Educacionais, intelectuais, funcionais.
D
Motores, emocionais, intelectuais, sociais.
3O desenvolvimento psicomotor na fase adulta passa por questões biológicas (maturidade corporal), sociais (faculdade, mudança de emprego, escolha da profissão) e emocionais (namoro, casamento, nascimento de filhos etc.). Esse é um período da vida, que apesar de vivermos grandes experiências, nos encontramos mais tranquilos. Sobre esta fase da vida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É a fase da vida em que não dependemos de outros para ter independência emocional, social e econômica. ( ) É a fase da vida em que deixamos de nos preocupar com a saúde e com a nossa situação financeira. ( ) É a fase da vida em que já não queremos mais aprender coisas novas, apenas agir diante daquilo que sabemos. ( ) É a fase da vida em que as escolhas vocacionais tornam-se irrelevantes. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - F - F - F.
C
F - V - V - V.
D
V - V - F - F.
4Ao considerarmos a história da Psicomotricidade, verificamos que esta iniciou com um viés filosófico, sendo incrementada pela Biologia, Psicologia, Psicanálise e, mais recentemente, passando a interessar também a Pedagogia e a Educação Física. Acerca da Psicomotricidade, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Definição e finalidade correta de psicomotricidade. II- Definição e finalidade incorreta de psicomotricidade. ( ) A principal finalidade da psicomotricidade é colaborar para o desenvolvimento motor da criança, cooperando, assim, com a evolução de sua personalidade e com o êxito escolar. ( ) A psicomotricidade visa a proporcionar uma prática pedagógica que potencialize a aprendizagem por meio do desenvolvimento integral. ( ) A psicomotricidade é a práxis que se propõe a auxiliar os adultos a executar as atividades cotidianas que são importantes para eles, a despeito da debilidade, incapacidade ou deficiências. ( ) O objetivo inicial da psicomotricidade era curar, evitar recaídas, reabilitar o paciente e diminuir o estresse familiar. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - II - I - I.
B
I - I - II - II.
C
II - I - II - I.
D
II - I - I - II.
5Idoso, no sentido do termo, refere-se a alguém que tem muita idade. Atualmente, com todos os avanços conquistados no campo da medicina, as pessoas estão vivendo cada vez mais, e a população idosa está crescendo com isso. Referente a essa fase da vida, analise as sentenças a seguir: I- Perante a Lei n. 4.882, de janeiro de 2004, é considerada idosa a pessoa com mais de 65 anos. II- As pessoas idosas aumentam a capacidade de adaptação social e psico, devido aos problemas de saúde enfrentados. III- As pessoas necessitam aceitar a condição de velhice para tornarem-se idosas e desfrutar com saúde dessa etapa da vida. IV- As pessoas precisam praticar atividades físicas, estar em constante relacionamento com outras pessoas, a fim de buscar qualidade de vida. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
6Envelhecer faz parte de nosso desenvolvimento e é muito bom viver também esta fase. Como não podemos fugir disso, o ideal é que nos preparemos de corpo e alma para quando a velhice chegar. Diante dessa constatação, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Característica que deve corresponder à velhice. II- Característica que não deve corresponder à velhice. ( ) Apesar das dificuldades, deve-se aceitar a velhice, como continuidade da vida. ( ) Aceitar que somos incapazes e muitas vezes inúteis, na velhice. ( ) Afastar-se da família e dos amigos para não sobrecarregá- los com nossos problemas. ( ) Manter-se distante de atividades ao ar livre ou em meio à natureza, pois é perigoso para a idade. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - II - II.
B
II - II - I - I.
C
I - I - II - II.
D
II - II - I - II.
7A psicomotricidade busca a formação do equilíbrio corporal da criança, bem como sua integração com o mundo à sua volta. Partindo deste princípio, a psicomotricidade centra em conhecer a criança a partir:
A
Da influência que o professor exerce sobre as crianças.
B
Das relações que estabelecemos com os animais.
C
Das suas atividades motoras.
D
Dos elementos naturais que a natureza fornece ao homem.
8Quem escolhe o assunto psicomotricidade para estudar ou trabalhar necessita estar ciente dos desafios que encontrará pela frente, pois o tema vai muito além das questões físicas, envolvendo também o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Baseando-se nesta informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O professor precisa ter consciência de que a psicomotricidade está relacionada também ao processo de aprendizagem da criança. ( ) O professor precisa compreender que a psicomotricidade não tem nenhuma relação com a aprendizagem da criança. ( ) A criança que é estimulada por meio de brincadeiras se desenvolve melhor, pois o movimento lhe auxilia em sua própria localização, com relação ao tempo e espaço. ( ) O movimento tem tudo a ver com a alfabetização de uma criança, pois trabalha com a noção espacial. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - V - F.
C
V - F - V - V.
D
V - F - F - F.
9De acordo com Shaffer (2005), a experiência possui papel decisivo no que tange ao desenvolvimento motor. O autor menciona que várias crianças institucionalizadas, que têm raras oportunidades de exercitarem suas habilidades motoras, evidenciam desenvolvimento motor atrasado, em comparação com a maioria das crianças. Estudos interculturais também confirmam que o desenvolvimento pode ser acelerado. Tendo isto em vista, analise as seguintes sentenças: I- As brincadeiras que envolvem o desenvolvimento de habilidades motoras também favorecem o desenvolvimento intelectual, perceptual, social e cognitivo. II- É importante estimular as crianças após completarem um ano de vida, pois, antes disso, elas são passivas e dificilmente apresentam progressos no controle dos movimentos. III- A maturação é importante, mas não é suficiente para o desenvolvimento de habilidades motoras. É necessário haver ocasiões e ambientes propícios para que as crianças pratiquem movimentos. Agora, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SHAFFER; David R. Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
A
Somente asentença III está correta.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
10O contato da mãe com o filho é muito importante para o desenvolvimento psicomotor da criança, pois o toque, o olhar, a forma de acariciar a criança poderão influenciar fortemente o desenvolvimento desde o nascimento. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
As primeiras vocalizações surgem com conteúdo intencional.
B
Auxilia a comunicação da criança através de balbucios.
C
Influencia a conscientização do esquema corporal.
D
Ocorre através do choro, com o qual a criança demonstra a satisfação.

Outros materiais