Buscar

lab 2

Prévia do material em texto

1. INTRODUÇÃO
Tendo em vista que os experimentos são de suma importância para o aprendizado da química, faz-se necessário a utilização de um laboratório para a realização destes.
Para isso, o reconhecimento dos procedimentos de segurança de um laboratório e métodos de manuseio e limpeza de equipamentos são fundamentais para evitar que acidentes ocorram, uma vez que o laboratório é um local muito propicio a acidentes.
Além disso, ao se realizar um experimento deve-se observar os materiais utilizados e fazer uma coleta dos dados obtidos com o experimento para que seja feita uma analise para, assim, serem tiradas as conclusões.
2. OBJETIVO
O experimento teve como objetivo transmitir aos alunos o reconhecimento dos materiais utilizados em laboratório e a forma de manuseio e limpeza dos mesmos. 
3. EXPERIMENTAL
Foram apresentados os seguintes materiais:
- Béquer
- Erlenmeyer
- Balão de fundo chato
- Balão volumétrico
- Tubo de ensaio
- Funil de vidro
- Bastão de vidro
- Vidro de relógio
- Proveta
- Pipeta graduada
- Pipeta volumétrica
- Bureta
- Dessecador
- Kitassato
- Funil de separação
- Condensador
- Placa de petri
- Termômetro
- Gral com pistilo
- Bico de bunsen
- Tripé
- Tela de amianto
- Suporte universal
- Mufa e garra
- Espátula
- Pinça de madeira
- Trompa de vácuo
- Estufa
- Centrifuga
- Forno
- Balança
- Pisseta
- Pipetador
Diante dos materiais acima listados, realizou-se um reconhecimento dos mesmos por parte dos alunos, a fim de obter maior ambientação destes com os materiais. Sendo possível, por meio deste reconhecimento, a obtenção de noções básicas referente às utilizações e formas de manuseio.
4. CONCLUSÃO
Diante dos materiais dispostos no laboratório de química, observou-se grande variedade quanto suas utilizações, bem como suas formas de manuseio, compreendendo assim a necessidade de avaliação correta dos materiais a serem utilizados em um dado experimento.
Observou-se ainda a indispensabilidade das normas de segurança, a fim de evitar os riscos de acidentes, fazendo necessário o uso, por exemplo, de jaleco e sapato fechado e o extremo cuidado quanto ao manuseio dos instrumentos laboratoriais, em especial as vidrarias, devido a sua fragilidade.

Continue navegando