Buscar

Estudo dirigido S mansoni e F hepatica

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE Schistosoma mansoni e Fasciola hepatica*
* adaptado de Prof. Adriano Monte Alegre
1. Seguindo a indicação das setas da figura esquemática abaixo, responda no que consiste cada uma.B
C
A1
D
A2
Espécie: Schistosoma mansoni
Forma evolutiva: Adulta
Sexo A1: Fêmea
Sexo A2: Macho
B: Ventosa oral
C: Canal ginecóforo
D: Ventosa ventral
2. Identifique e caracterize morfologicamente as formas evolutivas abaixo:
	
Espécie: Schistosoma mansoni
Forma evolutiva: Ovo
Características morfológicas: O ovo do S. Mansoni são elípticos com cerca de 1,5 x 60 micrômetros e têm um espinho lateral afiado que lesa os tecidos do hospedeiro quando são expelidos, chamado de espícula e não possuem opérculo.
Espécie: Schistosoma mansoni
Forma evolutiva: Miracídio
Características morfológicas: A larva do S. mansoni é cilíndrica e ciliada com cerca de 180 x 64 micrômetros e possui 4 solenócitos para excreção, além de glândulas de penetração e adesão.
	
Espécie: Fasciola hepatica 
Forma evolutiva: Miracídio
Sexo:
Características morfológicas: O miracídio da F. hepatica apresenta cilios na placa epidérmica e são alongados na porção anterior e afilados na porção posterior. 
Espécie: Schistosoma mansoni
Forma evolutiva: Cercária
Características morfológicas: A cercária do S. mansoni tem cerca de 500 micrômetros e possui uma calda bifurcada e 2 ventosas, oral e ventral, além do corpo coberto por cilios.
Espécie: Fasciola hepatica
Forma evolutiva: Cercária
Características morfológicas: A cercária do F. hepatica apresenta o corpo com tamanho de 250 a 350 micrômetros e aspecto de disco. Ele tem uma calda longa e não bifurcada, além de exibir ventosas, oral e ventral, faringe, esôfago e intestino. Essa forma evolutiva também apresenta glândulas cistogênicas laterais, importantes para o encistamento.
S. mansoni e F. hepaticaVAMOS EXERCITAR!
1. As cercárias da Fascíola depois de formadas no molusco nadam até encontrar vegetações aquáticas onde se fixam e se encistam. Podem sobreviver na vegetação por até 3 meses. Transforma-se em verme adulto no hospedeiro definitivo. Como é conhecida a cercaria na sua forma cística?
2. Forma evolutiva do Schistosoma mansoni, infecciosa para o homem. A cauda apresenta função de motilidade na água e é perdida no processo de penetração
3. Principal gênero hospedeiro do miracídio do Schistosoma mansoni. Sua concha pode atingir 40 mm de diâmetro, 11mm de largura com seis a oito giros.
4. Sua forma lembra uma folha vegetal oblonga, com extremidades terminando em ponta romba. Parasitam bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e eventualmente o homem.
5. Possui revestimento ciliar. É a forma infectante para o hospedeiro intermediário S. mansoni.
6. Forma evolutiva do S. mansoni que possui espículo saliente.
7. Forma evolutiva do S. mansoni após penetração do miracídio no molusco.
Palavra cruzada:
1. Metacercária
2. Cercária
3. Biomphalaria
4. Fasciola hepatica
5. Miracídio
6. Ovo
7. Esporocisto
4
5
3
16
2
7
6

Continue navegando