Buscar

Quais são os métodos de diagnóstico da esquistossomose mansoni e da fasciolose hepática? O diagnóstico laboratorial da esquistossomose mansoni é f...

Quais são os métodos de diagnóstico da esquistossomose mansoni e da fasciolose hepática?

O diagnóstico laboratorial da esquistossomose mansoni é feito através da constatação da presença de ovos do S. mansoni nas fezes do paciente, sendo o método mais utilizado o exame parasitológico das fezes.
O método Kato-Katz é o mais recomendado pela OMS para o diagnóstico da esquistossomose mansoni.
Os exames parasitológicos das fezes são eficientes para o diagnóstico da fasciolose hepática, sendo que uma amostragem de 10% do lote suspeito é suficiente para se obter o nível de parasitismo do rebanho.
O diagnóstico laboratorial da fasciolose hepática pode ser feito através da observação de ovos de F. hepática nas fezes dos animais e de humanos, pesquisa de anticorpos e antígenos circulantes, além de exames de imagem como tomografia abdominal e colangiografia.

Essa pergunta também está no material:

Atividade S mansoni x Fasciola
4 pág.

Parasitologia Universidade Federal do MaranhãoUniversidade Federal do Maranhão

💡 1 Resposta

User badge image

Daniel Soares

A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária crônica que constitui um importante problema de saúde pública no Pau-Brasil. É causada pelo Schistosoma mansoni, uma larva que se instala nas veias do sistema porta hepático e pode danificar o fígado, intestinos e outros órgãos. Diagnóstico da Esquistossomose Mansoni é feita principalmente por testes de laboratório. O método mais comum para diagnosticar a esquistossomose de Mansoni é a detecção de ovos do parasita nas fezes usando o método Kato-Katz. Esse método consiste na coleta de uma amostra das fezes do paciente, que é então processada em laboratório para identificar a presença de ovos do Schistosoma mansoni, bem como os antecedentes do investigado e sua proveniência e ou ter vivido ou visitado ambientes endêmicos conhecidos, os diagnósticos sindrômicos das diferentes formas clínicas também orientam o diagnóstico. Este processo envolve a preparação de lâminas contendo quantidades conhecidas de fezes. Este é então corado e examinado ao microscópio para identificar os ovos do parasita. O método Kato-Katz é recomendado para investigações de rotina de doenças endêmicas e áreas de pesquisa.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais