Buscar

postagem do forum de abertura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Postagens feitas no fórum de abertura:
1º Post:
Esta disciplina desempenha um papel de extrema relevância na formação humanística e profissional do bibliotecário. Os arquivos, assim como os museus e as bibliotecas, são considerados "lugares de memória", pois por meio deles é possível preservar, conservar e restaurar documentos, os quais representam a história e a cultura de povos, bem como narram acontecimentos ao longo do tempo. Isso ocorre sem que essas informações sejam apagadas ou perdidas devido a mudanças provocadas por diversos fatores, tais como agentes internos e externos, incluindo elementos biológicos como fungos e bactérias, ou ainda transformações climáticas.
2º Post:
A importância da biblioteca na preservação e conservação do conhecimento é indiscutível. Desde os primórdios da humanidade, o ser humano tem se empenhado em registrar o conhecimento por ele produzido. A missão do bibliotecário é a de conduzir os processos de organização, preservação e disseminação de todo esse conhecimento registrado.
Nesse contexto, um profissional de alta qualidade deve não apenas dominar as ferramentas disponíveis na Biblioteconomia para a organização do acervo, mas também compreender as estratégias de preservação. Os livros ainda representam um investimento considerável, e muitas instituições não têm recursos financeiros para repor regularmente seu material. Além disso, existem obras raras que precisam ser mantidas e preservadas, pois são bens culturais de grande relevância para a sociedade.
3º Post:
Preservar a informação atualmente é um desafio significativo, especialmente para aqueles que têm a responsabilidade de salvaguardar documentos. Em um período de constantes mudanças tecnológicas, a informação impressa concorre diretamente com a informação digital. Portanto, discutir a preservação da informação na era da comunicação é uma obrigação para os profissionais da informação. Isso envolve a criação de políticas sólidas que garantam a preservação segura da informação, bem como a escolha de ferramentas e técnicas adequadas para prolongar a vida útil dos suportes de informação, priorizando a integridade desses suportes.
Comentário para os post dos colegas:
A conservação tem como objetivo principal preservar e manter a integridade física dos documentos, garantindo a qualidade do acesso às informações pelos usuários. Existem técnicas fundamentais para a conservação desses acervos, como higienização, controle de temperatura, iluminação adequada, armazenamento adequado e pequenos reparos. Todas essas medidas contribuem significativamente para prolongar a vida útil dos materiais.
Em resumo, a preservação e conservação do conhecimento desempenham um papel vital na missão das bibliotecas e dos bibliotecários. É um conjunto de procedimentos e operações técnicas que abrange a produção, circulação, uso, avaliação e arquivamento de documentos, visando sua eliminação ou recolhimento em fases correntes e intermediárias. Isso garante que o conhecimento seja preservado para as gerações futuras e que a integridade das informações seja mantida ao longo do tempo.
Parte superior do formulário

Outros materiais