Buscar

Conceituar sistema locomotor ossos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Alessandra Soares da Silva 
Sistema locomotor ossos
O sistema locomotor é formado pela combinação de dois sistemas, que atuam juntos para garantir uma grande quantidade de movimentos: o sistema muscular e o sistema esquelético. Sem esses sistemas seria impossível nos alimentar, ir para novos ambientes, reproduzir, entre diversas outras funções importantes.
O sistema esquelético é formado por um conjunto de ossos e estruturas cartilaginosas que formam o chamado esqueleto. Além de atuar na locomoção, o esqueleto ajuda na proteção do nossos órgãos internos, sustenta nossos músculos, produz células sanguíneas e atua como reserva de cálcio. Os ossos do esqueleto estão em íntimo contato com regiões chamadas de articulações ósseas. Essas articulações podem ser móveis ou não. As móveis permitem a movimentação de um osso em relação ao outro, diferentemente das imóveis, que não permitem tais movimentos. O esqueleto pode ser dividido em duas porções principais: o esqueleto axial e o apendicular. O esqueleto axial é composto pelos ossos do crânio, caixa torácica e coluna vertebral. Já o esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores.
Ao nascer, possuímos cerca de 300 ossos e através do nosso crescimento, desenvolvimento e chegada da maturidade, passamos a ter 206 ossos na vida adulta. Essa redução expressiva da quantidade de ossos ocorre devido à fusão dos ossos uns aos outros, sendo este um processo natural e esperado (PUTZ; PABST, 2013). Quase todos os ossos do corpo humano podem ser classificados em quatro tipos principais, com base na sua forma: longos, curtos, planos e irregulares (PUTZ; PABST, 2013).
 Ossos longos: nesta classificação destaca-se o comprimento, pois este é maior do que a sua largura. Basicamente, são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura. Outro diferencial para estes ossos é que possuem uma haste e um número variável de extremidades, ou seja, possuem um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises) um pouco mais largas. Em geral, são levemente curvados, devido à força aplicada sobre eles. Como exemplo de ossos longos temos: os ossos da coxa (fêmur), da perna (tíbia e fíbula), do braço (úmero), do antebraço (ulna e rádio) e dos dedos das mãos e pés (falanges).
 Ossos curtos: possuem discretamente o formato de um cubo e são aproximadamente iguais, tanto na sua largura quanto em seu comprimento. São exemplos de ossos curtos: os ossos do punho e do tornozelo, a patela (popularmente conhecida como “rótula” – osso do joelho), os ossos do carpo (alguns ossos da mão, como vemos na Figura 2) e ossos do tarso (alguns ossos do pé).
 Ossos planos: essa categoria de estrutura óssea possui espessura muito fina, achatada, sua largura e comprimento são maiores que a espessura, possuindo uma considerável responsabilidade quanto à proteção de órgãos vitais e extensas superfícies para fixação muscular. São exemplos de ossos planos: os ossos do crânio (protegem o encéfalo) conforme Figura 3, os ossos arcos costais (costelas) e esterno (protege o pulmão e o coração) e as escápulas (ossos situados na região do ombro).
 Ossos irregulares: possuem formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias ósseas citadas anteriormente. São ossos que apresentam formatos bastante irregulares, com proeminências e reentrâncias. São exemplos de ossos irregulares: vértebras (Figura 4), sacro, cóccix, temporais, esfenoide, etmoide, zigomático, maxila, mandíbula, concha nasal inferior e hioide.
Sistema locomotor- Músculos
A movimentação dos ossos se dá pelas contrações dos músculos, que ocorre sob o comando do sistema nervoso. Como os músculos se prendem aos ossos pelos ligamentos, cada contração muscular deslocará o osso em determinada direção.
A contração é a especialidade das fibras que compõem os músculos. É através das contrações e relaxamentos dos músculos que ocorrem todos os movimentos do corpo, sejam eles voluntários (como levantar, pegar uma caneta, andar, correr etc.) ou involuntários (como o batimento cardíaco, a digestão e a respiração). O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos. 
Sherwood (2011) menciona que os músculos formam o maior grupo de tecidos do corpo, sendo responsáveis por quase metade do peso corporal humano. Dependendo da percentagem de gordura corporal, gênero e regime de exercícios, o tecido muscular constitui cerca de 40 a 50% do peso corporal total, sendo composto por células altamente especializadas. Existem três tipos de tecido muscular: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso
Músculos estriados esqueléticos formam o esqueleto muscular, ligam-se aos ossos e à pele e controlam todos os movimentos que fazemos conscientemente (ou por vontade própria). Como suas contrações podem ser controladas pelo pensamento, os músculos que compõem esse esqueleto também são chamados de voluntários. São estriados porque possuem fibras quando observados ao microscópio.
Músculos lisos forram todos os espaços ocos dos órgãos, como o estômago, o intestino e a bexiga urinária. Eles contraem e relaxam independentemente da nossa vontade, por isso são chamados de involuntários.
Músculo estriado cardíaco só é encontrado no coração. Apesar de ser estriado, ele não está sob o controle da consciência, e por isso o coração bate – contraindo e relaxando – independentemente da nossa vontade.
O movimento é uma função essencial do corpo, resultante de contrações e relaxamento musculares. A contração do sistema musculoesquelético está intimamente relacionada com a interação entre as proteínas miosina e actina. Os músculos são estruturas formadas por tecido muscular, os quais desempenham importante papel na locomoção e na contração de órgãos. O músculo estriado esquelético é caracterizado por permitir contração voluntária, ou seja, que ocorre de acordo com a nossa vontade. Os músculos não estriados ou liso e cardíacos, por sua vez, apresentam contração involuntária. A contração muscular é um processo resultante do encurtamento das fibras musculares e das estruturas alongadas que apresentam duas proteínas contráteis: a miosina e a actina. A miosina é responsável por formar os filamentos grossos, enquanto a actina forma os filamentos finos. Esses dois filamentos juntos são chamados de miofibrilas. Já as miofibrilas estão organizadas em bandas claras e escuras, que formam o padrão característico dos músculos estriados.
Referências 
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/sistema-locomotor.htm
https://pt.khanacademy.org/science/6-ano/vida-e-evoluo-os-sistemas-do-corpo-humano/os-movimentos-do-corpo-humano/a/o-sistema-locomotor
PUTZ, R.; PABST, R. Sobotta: Atlas de anatomia humana. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
SHERWOOD, L. Fisiologia humana das células aos sistemas. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011

Outros materiais