Buscar

Seleção de Materiais Mecânicos atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seleção de Materiais Mecânicos – Atividade 1 - Engenharia Mecânica – UAM
Por: Ricardo Augusto de Abreu Borghi
Ao selecionar um material para ser utilizado na fabricação de um produto, é necessário saber a quais condições o produto deverá suportar, ou seja, quais propriedades o produto deverá possuir. Conhecendo as propriedades necessárias, é realizada a seleção do material que atenda a essas necessidades, para então dar continuidade ao desenvolvimento do projeto do produto. Por isso, é fundamental conhecer as principais propriedades dos materiais e as representações, em forma de diagrama. Descreva, com suas palavras, o que é condutividade elétrica e ferroeletricidade.   
  
Respostas:
Condutividade Elétrica:
É a característica específica de cada material, relacionada à locomoção dos elétrons livres pela rede de átomos de um determinado material, essa característica é mais evidente nos metais; A grosso modo, é como se fosse a capacidade de algum material, por meio de seus átomos, transportar a corrente elétrica; Metais mais densos como o ouro, cobre, prata e alumínio, são excelentes condutores de eletricidade, em contrapartida os gases e líquidos tem menos condutividade pelo fato de seus átomos estarem mais dispersos.
Portanto, o estado físico do material, sua pureza, temperatura e até mesmo falhas em sua estrutura terão influencia em sua capacidade de conduzir eletricidade.
Ferroeletricidade:
É uma característica de materiais que possuem estrutura cristalina e propriedades dielétricas com ciclos de histerese muito parecidos com os materiais ferromagnéticos.
O primeiro material com essa característica a ser descoberto, foi o Ditelureto de Tungstênio (WTe2) na Austrália, por Pankaj Sharma, esse tipo de material tem a capacidade de arquivar sinais eletrônicos e de alternarem quando se aplica um campo elétrico externo; O mais conhecido e acessível é o Titanato de Bário, utilizados em sensores de calor e de movimento e em placas de memória RAM.

Mais conteúdos dessa disciplina