Buscar

Engenharia Mecânica Mecânica dos fluídos Atividade A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Engenharia Mecânica – Anhembi Morumbi - Mecânica dos Fluídos – Atividade A1
Por: Ricardo Augusto de Abreu Borghi – 29/04/2023
Sabemos que algumas características dos fluidos foram descritas pela lei de Newton da viscosidade. Essa lei é de suma importância para a engenharia, pois separou os fluidos em duas classes: 
· Os fluidos newtonianos, que quando submetidos a uma tensão de cisalhamento, pode-se verificar que essa tensão é proporcional à taxa de deformação; 
· E os fluidos não newtonianos que não obedecem a essa proporcionalidade. 
  
Vimos que existem vários tipos de fluidos não newtonianos. Alguns desses fluidos podem ser agrupados em classes. Outro fato importante é que cada fluido possui características específicas que são imprescindíveis para as aplicações industriais. 
  
Proposta 
Com base nessas informações sobre a aplicação da lei de Newton da viscosidade, elabore uma dissertação de até 15 linhas com os seguintes itens: 
· Descreva a importância da lei de Newton da viscosidade para a engenharia; 
· Mostrar as características dos fluidos newtonianos e não newtonianos; 
· Descreva os tipos de fluidos não newtonianos e cite exemplos de aplicações industriais (não newtonianos e newtonianos); 
Resposta:
Newton elaborou a lei da viscosidade, cujo permite que possam ser feitos os estudos relativos aos comportamentos de propriedades dos diversos tipos de fluídos; Essa lei, está relacionada com o comportamento dos fluídos (cada tipo de fluído apresenta uma viscosidade diferente)em um ponto, seus efeitos, suas dinâmicas, pressões, tensões e escoamento, esses estudos, apresentam vital importância para a engenharia, já que traz à luz a capacidade de escolha dos fluídos para suas diversas aplicações nas máquinas hidráulicas e pneumáticas; Analisaremos os Fluídos Não Newtonianos e Fluidos Newtonianos:
Fluídos Newtonianos: 
É um fluído do qual sua taxa de atrito interno, escoamento e viscosidade permanecem constantes para as diferentes taxas de cisalhamento e não sofrem variações com o tempo, sua constante de proporcionalidade é a própria viscosidade. Esses fluídos, tem por característica a tensão proporcional à sua taxa de deformação.
Não existe um fluído que seja perfeitamente Newtoniano, pois podem sofrer variações do ambiente onde estão exercendo trabalho, porém, os fluídos hidráulicos sintéticos, água e o próprio ar são mais homogêneos e estáveis costumando serem estudados e classificados como Newtonianos para inúmeras finalidades.
Alguns exemplos de fluidos newtonianos são; Água, óleos vegetais e minerais que podem ser utilizados em atuadores hidráulicos nos mais variados segmentos, leite, e até mesmo o ar que muito embora sofra compressão em trabalho, tem uma característica homogênea.
Fluídos Não Newtonianos: 
Já os fluídos não Newtonianos são fluídos cuja suas características, oferecem propriedades bem diferentes dos classificados como Newtonianos, eles recebem esse nome justamente por serem exceção á lei de Newton da Viscosidade, pois sua tensão de cisalhamento não está proporcionalmente ligada á sua taxa de deformação, dessa forma, os não Newtonianos podem não ter uma viscosidade bem definida.
A viscosidade é a propriedade do fluído que se caracteriza pela medida de resistência ao escoamento que um fluído oferece quando encontra um esforço tangencial, ou seja, quanto maior for sua viscosidade, menor será a sua velocidade de movimento.
Alguns exemplos de fluídos não Newtonianos são: Amido de milho com água, pasta de dente, ketchup, gelatinas, alguns tipos de queijos cremosos e alguns tipos de cremes cosméticos.

Mais conteúdos dessa disciplina