Buscar

ANATOMIA DO SISTEMA REPRODUTOR DOS MACHOS

Prévia do material em texto

ANATOMIA DO SISTEMA REPRODUTOR DOS MACHOS 
Composto por testículos, ductos (epidídimo, ducto deferente), glândulas (glândulas ampulares, glândulas seminais, próstata, glândulas bulbouretrais) e pênis. A estrutura do testículo compreende o cordão espermático (vasos, nervos, ducto deferente e vasos linfáticos), a túnica vaginal, que se origina do peritônio e reveste o testículo e o cordão espermático, os túbulos seminíferos, a túnica albugínea, fibrosa e que reveste o cordão espermático, a rede testicular e os ductos eferentes. 
As células intersticiais os células de Leydig secretam testosterona sob estímulo do LH e as células de Sertoli, encontradas nos túbulos seminíferos são responsáveis pela nutrição das células germinativas e em desenvolvimento atuando sob influência do FSH. O epidídimo está dividido em cabeça, corpo e cauda e apresenta o ducto do epidídimo que conecta os ductos eferentes dos testículos com o ducto deferente. É um local de amadurecimento e armazenamento dos espermatozóides. 
O ducto deferente conecta o epidídimo à uretra. É uma estrutura muscular que sofre contrações peristálticas durante a ejaculação. O escroto é formado por uma pele fina, flexível e desprovida de pêlos, exceto em alguns ovinos. A túnica dartos é formada por tecido fibroelástico e músculo liso e participa da termorregulação. O septo escrotal origina-se a partir da túnica dartos. O músculo cremaster no cordão espermático participa da termorregulação.

Continue navegando