Buscar

Eletroterapia

Prévia do material em texto

RECURSOS DE ELETROTERAPIA APLICADOS NA ESTETICA CAPILAR
Julie Migotto
Angela Mafra de Oliveira 
Leticia Medeiros de Oliveira
Rosana de Sousa de Alencar
1
TEMA PRINCIPAL DO SEMINÁRIO: ESTÉTICA CAPILAR
 TÍTULO DO TRABALHO: RECURSOS DE ELETROTERAPIA APLICADOS NA ESTETICA CAPILAR
INTRODUÇÃO
 
A eletroterapia é um recurso utilizado na estética capilar para auxiliar na resolução de diversas patologias do couro cabeludo, promovendo a melhora da autoestima do indivíduo melhorando o aspecto capilar.
Diante disso, surgiu o interesse em saber quais as patologias que podemos tratar dentro da estética utilizando a eletroterapia.
O objetivo do nosso trabalho é descrever em quais patologias podemos como utilizar a eletroterapia capilar.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
As alopecias são quadros clínicos em que ocorre acentuada redução de pelos. (LYON; SILVA,2015). A alopecia areata, é a perda de cabelos ou pelos em áreas localizadas. Esse tipo de patologia pode atingir indivíduos em qualquer idade, está associada ao sistema imunológico, e é comum surgir após um trauma emocional. (BEDIN,2009).  Sobre os tipos de alopecias, podemos ainda afirmar que:
A alopecia cicatricial é aquela em que há lesão no foliculo,sendo substituído por tecido cicatricial e fibrose. Entre as causas estão queimaduras, doenças como liquen plano e entre outros. Já a alopecia não cicatricial não atinge a estrutura do folículo piloso, sua causa que faz uma interrupção no crescimento dos fios gerando a queda. O folículo poderá iniciar um novo ciclo capilar. Entre as causas da alopecia não cicatricial estão, contatos com agentes tóxicos, problemas nutricionais, metabólicos e congênitos. As alopecias não cicatriciais mais frequentes são a Andro genética, a areata e a eflúvio telógeno (ROCA,2016)
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
Figura1 
A figura representa aos diversos tipos de alopecia que acometem homens e mulheres.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
A eletroterapia é conhecida também, como tratamento de alta frequência, que durante o processo é utilizado um tipo de corrente elétrica.
A estimulação da circulação sanguínea no couro cabeludo, por meio da eletroterapia, facilita a absorção de nutrientes e bactericidas e fungicidas, melhorando o aspecto geral do cabelo e auxiliando no tratamento das diversas patologias do couro cabeludo.
REFERÊNCIAS
 
BESSA, Vicente Alberto Lima. A proficuidade da alta frequência nos tratamentos estéticos e terapêuticos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 06, Vol. 07, pp. 116-139. Junho de 2019.
Figura 1 LEVINBOOK, Wendy S.; Considerações gerais sobre o crescimento capilar. Manual MSD, 2020
Disponível em: https://www.msdmanuals.com/-/media/manual/professional/images/s/k/n/skn_losing_hair_pt.gif?thn=0&sc_lang=pt
Figura 2: Sem Autor. Eletroterapia Capilar. Clínica Follicles, 2021
Disponível em: https://clinicafollicles.com.br/wp-content/uploads/2022/01/terapia-capilar-eletroterapia-alta-frequencia.jpg

Continue navegando