Buscar

89

Prévia do material em texto

89) Nos últimos anos, geriatras e gerontólogos adotaram o termo fragilidade para caracterizar os idosos mais debilitados e vulneráveis. A causa mais importante do ciclo da fragilidade é
a) a osteopenia. 
b) a sarcopenia. 
c) a osteoporose 
d) a miosite
e) o aparecimento de edemas.
Comentários:
A ​alternativa A ​está ​incorreta. A tríade da fragilidade se consistem em sarcopenia, baixa imunológica e desequilíbrios hormonais. Osteopenia não está relacionado.
A alternativa B é a correta.​ A tríade da fragilidade se consistem em sarcopenia, baixa imunológica e desequilíbrios hormonais. A sarcopenia é a perda degenerativa de massa e força nos músculos com o envelhecimento. Cerca de um terço da massa muscular perde-se com a idade avançada (cerca de 1% ao ano, a partir dos 65 anos de idade). O nível de sarcopenia pode ser prejudicial a ponto de impedir que uma pessoa idosa tenha uma vida independente, necessitando de assistência e cuidado constantes. A sarcopenia é um importante indicador de fragilidade nas pesquisas feitas com pessoas, ligada a redução do equilíbrio, perda de agilidade, quedas e fraturas
A ​alternativa C ​está ​incorreta. A tríade da fragilidade se consistem em sarcopenia, baixa imunológica e desequilíbrios hormonais. Osteoporose não está relacionado.
A ​alternativa D está ​incorreta. A tríade da fragilidade se consistem em sarcopenia, baixa imunológica e desequilíbrios hormonais. Miosite não se relaciona.
A ​alternativa E​ está​ ​incorreta. A alternativa não nos diz onde ocorre edemas.

Continue navegando