Buscar

Trabalho 2 de Terapia Medicamentosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na Unidade 3, um dos tópicos abordados foi a organização do sistema nervoso. Durante os estudos sobre o tema foi possível entender que o sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP) e este último se subdivide em sistema nervoso somático (SNS) e sistema nervoso autônomo (SNA).
O SNA compreende as vias simpática e parassimpática que, segundo RANG et al., (2016, p. 366), “estabelecem um vínculo entre o sistema nervoso central e os órgãos periféricos. O SNA conduz todas as informações provenientes do sistema nervoso central para o restante do organismo, exceto para a inervação motora dos músculos esqueléticos”.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha o sistema simpático ou parassimpático e descreva quais são seus receptores, tipos e subtipos, quais são os neurotransmissores, suas ações dentro do SNC e dê um exemplo de ação que pode ser desencadeada por esses receptores.
Referência
RANG, H. P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016
Sistema nervoso simpático 
Quais são os receptores do sistema nervoso simpáticos? 
A maioria dos neurônios simpáticos são adrenérgicos e usam a noradrenalina como neurotransmissor. Entretanto, alguns neurônios simpáticos pós-ganglionares são colinérgicos11. Os receptores adrenérgicos podem ser do tipo alfa (α1 e α2) ou beta (β1, β2, β3) (Tabela 1).
Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso simpático secretam principalmente noradrenalina, razão por que a maioria deles é chamada neurônios adrenérgicos.
Quais os tipos e subtipos de receptores do sistema nervoso parassimpático? 
Quais são os neurotransmissores do sistema nervoso parassimpático? 
Quais as ações do sistema nervoso parassimpático dentro do SNC? 
Quais ações podem ser desencadeada pelos receptores do sistema nervoso parassimpático?
Eu sei que isso tudo é uma grande fase, na qual eu estou aprendendo, e que no futuro será diferente 
Terapêutica medicamentosa (Atividade 3)Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha o sistema simpático ou parassimpático e descreva quais são seus receptores, tipos e subtipos, quais são os neurotransmissores, suas ações dentro do SNC e dê um exemplo de ação que pode ser desencadeada por esses receptores.
Resposta: Sistema simpático luta ou fuga por agir em casos de emergência ou estresse através de seus receptores adrenérgicos: α- e β-adrenérgicos e seus subtipos α1, α2, β1, β2 E β3 que através do seus neurotransmissores que libera noradrenalina e adrenalina faz com que sua respectiva funções no sistema nervoso central seja executada, sendo ela a dilatação da pupila , aumento da frequência cardíaca, relaxamento da bexiga, dilatação dos brônquios, promove a atividade diminuída do sistema digestivo e a estimulação do orgasmo. Em um fluxo bidirecional as mensagens eferentes podem ocorrer mudanças em diferentes partes do corpo simultaneamente, na primeira sinapse ela é mediada pelos receptores nicotínicos que são ativados pela acetilcolina e a sinapse-alvo é mediada pelos receptores adrenérgicos que estão ativos pela epinefrina ou até mesmo pela norepinefrina uma exceção são as glândulas sudoríparas que recebem inervação simpática mas possuem receptores de acetilcolina muscarínicos, os nervos simpáticos tem ação excitatória sobre tais órgãos, colocando o organismo em estado de prontidão e alerta em situações de estresse através dos neurotransmissores noradrenalina e a adrenalina que atuam sobre receptores Alfa e Beta e assim produz a resposta em situação de stress

Outros materiais