Buscar

Atividade discursiva diversidade cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade discursiva
Diversidade cultural
De acordo com os textos trabalhados nas unidades didáticas, explique o que significa o mito da democracia racial. Faça um texto dissertativo de 15-30 linhas, respeitando as normas da ABNT vigente.
Como se sabe, o Brasil, assim como países de outros continentes, sofreu com longos períodos de escravidão e racismo institucionalizado. Por obviedade, o período de escravidão é quase que inerente ao que se entende por racismo, no entanto, mesmo após promulgada a Lei Áurea de 13 de maio de 1888 que exigiu a abolição da escravatura no Brasil, o preconceito e a discriminação por cor continuaram pelo país.
De acordo com Petrônio Domingues em seu artigo “O mito da democracia racial e a mestiçagem no Brasil (1889-1930)” publicado na revista Diálogos Latino-americanos, democracia racial pode ser entendida como
“um sistema racial desprovido de qualquer barreira legal ou institucional para a igualdade racial, e, em certa medida, um sistema racial desprovido de qualquer manifestação de preconceito ou discriminação”.
Em outras palavras, em uma democracia racial temos um país sem racismo, onde a democracia garante a igualdade e equidade de direitos para todos, independentemente da cor da pele ou origem étnica.

Outros materiais