Buscar

Atividade A1 - Fundamentos do Design

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O designer se coloca como uma dobradiça entre os diversos atores envolvidos no processo de inovação dirigida pelo design e os seus sistemas de conhecimento, não em antítese, mas como catalisador de conteúdos e sintetizador de efeitos, assim tornando extremamente adequado para criar uma relação entre teoria e práxis, entre possível e realizável” (CELASCHI, 2008, p. 23 apud FRANZATO, 2011, p. 57). 
Entretanto, vale frisar que a tecnologia contribuiu para que se abrisse um leque de ramos na área do designer. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: em quais frentes o designer atua hoje? Para responder ao questionamento, pesquise sobre o desenvolvimento da profissão, bem como as atribuições e modificações sofridas ao longo do tempo.
Design é uma atividade criativa que tem como objetivo estabelecer as múltiplas qualidades dos objetos, processos, serviços e seus sistemas em todo o ciclo de vida. Portanto, o design é um fator central para a humanização inovadora das tecnologias e um fator crucial para a troca econômica e cultural (ICSID, 2012).
Os profissionais de Design podem atuar em diversas frentes, com uma imensa gama de atividades, criando e desenvolvendo processos e soluções atrativas, solucionando problemas, criando e inovando serviços. O design, por exemplo, é capaz de identificar um problema em uma empresa e descobrir a melhor solução para ele, seja criando algo novo ou atualizando e inovando o processo antigo, sempre visando o consumidor e ou cliente final.
Segue abaixo os ramos de design da atualidade:
· Design de Produto: O Design de produtos também é conhecido como Design Industrial, sua função principal é projetar objetos com o foco no cliente final, geralmente suas criações são tridimensionais, como por exemplo, embalagens de produtos, móveis, automóveis, objetos para a indústria, entre outros. 
· Design Gráfico: Ele desenvolve toda a identidade visual de uma empresa, desde a logomarca, comunicação gráfica impressa ou para a internet, persona, artes para social media, diagramação de livros, catálogos, jornais, revistas e até mesmo infográficos.
· Web Design: O profissional dessa área desenvolve layout para aplicativo e para sites, cria páginas na internet visando o dinamismo, a fácil navegação e interatividade entre a empresa e seus clientes, ele geralmente conhece linguagens simples como HTML e CSS podendo inclusive saber também sobre linguagens de programação, ele é responsável pela manutenção do site, criação de banners para web, criação e envio de e-mail marketing, criação de materiais gráficos.
· Design de Jogos: O profissional dessa área trabalha com a criação de jogos eletrônicos, ele precisa pensar como os jogadores para desenvolver cada processo do seu trabalho, desde a interface, roteiro e criar personagens que cativem o público-alvo desde a primeira tela até os minutos finais do jogo.
· Design de Moda: O design de moda é o profissional que desenha peças de vestuários, calçados e acessórios, ele também pode ser o responsável pelo desfile de uma marca, pensando e cuidando de cada detalhe, ele pode se especializar em fotografia fazendo ensaios fotográficos para exposições ou revistas e até mesmo ser figurinista, cuidando e desenvolvimento peças e acessórios para o teatro, para a televisão e para o cinema. 
· Design de Joias: Esse profissional desenha, elabora projetos de joias, podendo criar peças novas ou realizar a restauração de peças antigas.
· Design de interiores: Ele elabora e desenvolve todo o projeto do ambiente interno e externo, desenha a planta baixa de um imóvel, ele pode também trabalhar como decorador criando móveis, planejando os espaços com móveis e objetos decorativos.
· Design editorial: É o profissional que diagrama um projeto gráfico, organiza elementos visuais sempre pensando no alinhamento, na cor, na imagem e na textura do papel, todo o layout é pensado na estética visando deixar o produto final mais atrativo para o público-alvo.
· 
Segundo Adélia Borges (2015, ep. 1), o design pode ir muito além da função e ele pode estimular nossa fantasia, ele pode nos trazer também o coração de quem fez.
Bibliografia
WEBSÉRIE: Design Hoje! 1º episódio: O Novo design brasileiro com Guto Requena e Adélia Borges. Online. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rehRMu7lcGI
Todas os episódios Design Hoje: https://www.archdaily.com.br/br/772689/video-design-hoje-com-guto-requena
Comentários do professor:
Olá, tudo certo?
Parabéns, seu texto está excelente, muito bem escrito. Para você continuar qualificando sua escrita. Você pode:
a) Ampliar informações sem fragmentar seu texto. 
b) Evitar a fuga parcial do tema, evitando estender demais os argumentos e conectando suas frases de forma a seguir o assunto proposto.
c) Para continuar com este desempenho você pode: Revisar sua escrita com calma, para fazer uma autocorreção. Você é capaz!
Bons estudos

Continue navegando