Buscar

AS 06 - FELICIDADE E QUALIDADE DE VIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AS 06
PERGUNTA 1
Em relação aos resultados da pesquisa sobre qualidade de vida e atividade física, apontadas pelo artigo “A Influência da prática de atividade física sobre a qualidade de vida de usuários do SUS”, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
I - No caso do presente estudo, há evidências de que o investimento no oferecimento de programas de atividade física no SUS não tem nenhuma relação com as condições de vida da população que busca atendimento na atenção primária.
II - Considera-se a possibilidade de estruturação desses programas no espaço das UBSF, em perspectiva mais ampla, onde, além da atividade física em si, esses possam ser acompanhados de ações de aconselhamento, intersetorialidade, monitoramento e avaliação, conforme previsto nas Políticas Públicas de Promoção à Saúde.
III - As propostas supracitadas induzem à criação de programas comunitários de atividade física em unidades de saúde, com supervisão profissional, que permitem ao usuário a modificação do estilo de vida de sedentário para ativo, o que, de acordo com Kokubun et al. (2007), deve ocorrer por meio do acesso a programas de atividade física de qualidade.
IV - A relação complexa entre saúde e seus determinantes, no Brasil, impõe o desafio de encontrar mecanismos para o enfrentamento das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant).
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
a. F, V, V, V.
b. V, F, F, F.
c. V, V, F, F.
d. F, V, F, V.
e. F, F, V, V.
PERGUNTA 2
Em relação ao bem-estar na prática docente, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
I - A noção de bem-estar de cada grupo social encontra-se diretamente relacionada aos padrões pactuados e consensuados que são construídos socioculturalmente (ROCHA; FELL, 2004). Sendo assim, é necessário apreender os sentidos do trabalho em referência a cada atividade, pois é a partir deles que o trabalhador se relaciona positiva ou negativamente com sua atividade profissional (MORIN, 2001).
II - A conclusão de alguns autores é que as demandas diárias às quais os professores do ensino básico são constantemente submetidos, aliadas a uma mudança histórica do prestígio desses profissionais na sociedade e à ausência de dispositivos que garantam efetivamente sua maior participação nas decisões da escola, vêm gerando problemas emocionais e sintomas clínicos que justificam a maior parte dos afastamentos do trabalho por transtornos mentais.
III - Com base na perspectiva teórico-metodológica das representações sociais, pode-se afirmar, então, que os indivíduos fazem parte de grupos profissionais com os quais interagem e que, ao longo de tais interações, vão construindo representações sociais que se encontram refletidas em sua prática profissional. Tais representações caracterizam, por conseguinte, suas ações como membros de determinados grupos.
IV - Mourão e Galinkin (2008) não verificaram a existência de diferenças na percepção socialmente partilhada entre os gêneros no que tange cargos de gestão. As representações sociais encontradas, femininas e masculinas, sem distinção, incorporam elementos diferenciais como: o cuidado nas relações interpessoais, a valorização da pessoa e a incorporação de itens de qualidade de vida entre os empregados.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
a. F, V, F, V.
b. V, V, V, F.
c. V, V, F, F.
d. F, V, V, V.
e. F, F, V, V.
PERGUNTA 3
Assinale as assertivas que dizem respeito às conclusões do artigo “Bem-estar profissional de professores de escolas públicas e privadas”. 
I - Fundamentando-se na teoria das representações sociais, em especial a abordagem estrutural proposta por Abric (1994, 1998, 2003), os resultados obtidos demostraram que os grupos estudados partilham de representações sociais acerca do bem-estar no trabalho, na medida em que o núcleo central de ambos os grupos apontou o respeito e a valorização como intimamente ligados ao bem-estar docente.
II - Levando em consideração as proposições de Jodelet (2001), acerca da relação entre práticas sociais e representações sociais, podemos inferir que o pensamento social partilhado pelos professores de ambos os grupos, acerca de seu bem-estar profissional irá interferir em sua dinâmica profissional, proporcionando uma coerência entre o pensar e o agir social e atendendo à necessidade de vivermos, conforme salienta Moscovici (1984), em um ambiente de familiaridade com os fenômenos sociais.
III - Tais resultados vêm se juntar às várias pesquisas conduzidas no âmbito da psicologia negativa - ramo recente da psicologia que se ocupa de estudar, dentre outras questões, os aspectos relacionados à vivência de bem-estar subjetivo e objetivo, percepção de qualidade de vida e noção de felicidade - , as quais têm demonstrado que o trabalho não tem nenhuma relevância para a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos (SELIGMAN; CSIKSZENTMIHALYI, 2000).
As afirmativas verdadeiras são: 
a. II e III, apenas.
b. I, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II, apenas.
e. I e III, apenas.
PERGUNTA 4
Quando se trata do cotidiano das práticas de saúde, por exemplo, aspectos associados à saúde, ao sofrimento ou, mesmo, à finalidade da vida – que passam, muitas vezes, despercebidos – podem ser colocados sob novas luzes. Questões referentes ao sentido da existência podem (e, muitas vezes, devem) ser evocadas durante as ações de cuidado, e ter a competência de saber identificá-las e abordá-las diz respeito à humanização. Neste contexto, 
a arte pode ter um papel fundamental.

Outros materiais