Buscar

Resp Pressuposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE PRESSUPOSTA
O conceito de responsabilidade pressuposta foi elaborado pela civilista Giselda Hironaka. 
Trata-se de um conceito aberto que pretende pressupor a responsabilidade de quem expõe outros a riscos com sua atividade, cabendo-lhe, após indenizar, pleitear regresso contra os verdadeiros culpados. A ideia é que a responsabilidade deve um pressuposto de toda sociedade, de sorte que todos os indivíduos estejam protegidos diante de danos. 
O conceito de responsabilidade pressuposta é utilizado para estimular a doutrina a ampliar hipóteses de responsabilidade civil objetiva, a criar espécies de danos indenizáveis e a fixar hipóteses de imprescritibilidades (como a de indenização por torturas ocorridas na ditadura, caso em que, segundo o STJ, a grave violação a direito fundamental repeliria a prescrição). 
Sob o impulso dessas ideias, ao se tratar de danos indenizáveis, a doutrina tem avançado para acatar novas espécies, além dos tradicionais dos danos materiais (que se dividem em danos emergentes e em lucros cessantes) e dos danos morais. Entre as novas espécies de danos indenizáveis que vem sendo reconhecido pela jurisprudência, estão a perda de uma chance, a perda do tempo livre e o dano existencial, sobre o qual nos debruçaremos mais à frente.

Continue navegando