Buscar

Histologia do Estomago

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histologia do Estomago 
O estômago é dividido em 4 camadas histológicas.
➢ Camada mucosa: é a camada mais interna, camada funcional e de proteção, ou seja, onde estão as células parietais e etc.
➢ Camada submucosa: camada mais rica em colágeno, e isso é uma característica importante para cirurgia, pois o colágeno é muito resistente, e quando vai suturar, tem a preferência por suturar coisas que são mais resistentes, então deseja-se passar o fio na camada submucosa para ela poder segurar tudo junto. Então a camada submucosa tem que ser incluída em pelo menos uma linha de sutura, pois no estômago, são feitos duas camadas de sutura, aonde é feita uma camada simples contínua e depois uma invaginante por cima, e nessa primeira que promove aproximação, tem que pegar a camada submucosa.
➢ Camada muscular: camada que confere movimentação ao estômago.
➢ Camada serosa: cobertura do peritônio visceral. Quando lesiona a camada serosa na cirurgia, ela passa por um processo inflamatório fibrinoso exsudativo, ou seja, ao ser lesionada, ela produz fibrina, o que é bom, porque essa fibrina que é produzida pela camada serosa sela a ferida, como se fosse uma cola, então tem a sutura segurando tudo, e ainda tem essa fibrina por cima da sutura atuando como uma cola, o que ajuda muito a manter o órgão fechado, mantendo-o íntegro no pós-operatório.

Outros materiais