Buscar

Rumenotomia

Prévia do material em texto

Rumenotomia
É feita uma incisão de pele redonda no flanco esquerdo, e essa pele vai ser retirada e jogada fora. Feita essa incisão de pele, se vê a musculatura, que vai perdurar com uma pinça hemostática, indo entre uma fibra e outra, de modo a afastar a musculatura, e com isso, uma hora essa pinça vai perfurar o peritônio e chegar até o abdômen, onde enfia a mão dentro do abdômen e com uma gaze vai pegar o rúmen e puxar por esse buraco que foi feito, e com isso o rúmen vai sair num formato cônico devido ao formato da incisão. Com isso, com um fio de sutura vai ancorar o rúmen, fazendo uma sutura que pegue a pele, a musculatura e o rúmen, fazendo uma sutura de Wolf (U deitado) ou sutura simples se tiver dificuldade em fazer a sutura de Wolf. 
Somente com ele ancorado é que vai fazer a incisão do rúmen. Faz em torno de 4 pontos (como se fossem pontos cardeais, um Leste, um Sul, um norte e um Oeste). A incisão que é feita no rúmen também vai ser redonda, e após isso vai jogar essa “tampa de rúmen” fora também, ancorando o restante suturando, fazendo suturas simples separada, ancorando o rúmen na pele. 
O rúmen vai ficar assim, mas ele não vai ficar aberto o tempo todo porque ela foi ancorada na musculatura, então quando a musculatura estiver relaxada, o rúmen vai estar fechado, e quando o animal contrair a musculatura, o rúmen abre, vai contrair a musculatura quando for eructar, aí o gás sai pelo buraco que foi feito.
OBS: Só é indicada para casos crônicos de timpanismo.

Continue navegando