Buscar

1 1 sistematização SUS - Elen

Prévia do material em texto

SISTEMATIZAÇÃO 1: SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 
DISCENTE: ELEN KISSIA BARRAL MALTEZ DOS SANTOS
T01/ P02 - PROF. DENISE
Questão 1 - Cite os princípios doutrinários do SUS? (1,0 ponto): 
Os princípios doutrinários são aqueles que expressam ideias filosóficas e abrangem o conceito ampliado de saúde, assim como o direito à saúde para todos indivíduos (RONCALLI apud AGUIAR, 2015) . São eles:
· Universalidade → Garante por meio da constituição o acesso da população como um todo, sem preconceitos ou privilégios, aos serviços de saúde, independente da assistência que necessite. Vale destacar que esse princípio não só abrange a garantia do serviço de saúde, mas também da melhoria das condições de vida e da prevenção por meio das ações que alcance a todos, assim como previsto na lei 8.080.
· Integralidade → Corresponde ao conjunto de ações e serviços que se voltam para prevenção e cura de todos indivíduos e seus grupos, abrangendo todos os níveis do básico ao mais complexo. Esse princípio também pode ser extremamente relacionado ao tratamento que deve ser digno, respeitoso, de qualidade, acolhedor e criador de vínculos. Cabe ainda destacar que a integralidade pode se relacionar com as práticas profissionais, a organização dos serviços e ainda as respostas do governo quanto aos problemas de saúde (MATTOS apud AGUIAR, 2015).
· Equidade → Trata-se da disponibilização de serviços de saúde independente dos diferentes grupos populacionais e seus indivíduos, porém sempre priorizando os que possuem maior necessidade ao analisar suas condições de vida, de saúde e situações de risco vivenciadas, a fim de diminuir as iniquidades sociais e de saúde que ainda são tão presentes na sociedade.
Questão 2 - Cite os princípios organizativos do SUS? (1,0 ponto): 
Os princípios organizativos já estão mais voltados para o melhor funcionamento do sistema para que haja melhor garantia e execução dos princípios doutrinários. São eles:
· Regionalização e hierarquização → Corresponde a como o sistema de saúde é organizado de acordo com o território brasileiro e sua população, assim como proposto na Constituição Federal. Esse princípio serve como a garantia do acesso a todos, já que prioriza a equidade com a distribuição justa de serviços e ações de promoção à saúde, de recursos e gastos a exemplo das áreas de maior risco e problemas de saúde onde se busca promover a vigilância epidemiológica, sanitária, educação em saúde, atenção ambulatorial e hospitalar em todos níveis de complexidade e outros (AGUIAR,2015). Dessa forma, cria-se se possibilidades de acesso que de outro modo não poderiam ser garantidos. Destaca-se ainda que há uma organização que prioriza o atendimento a partir da atenção básica e que a depender da necessidade o indivíduo é transferido para outros serviços de média ou alta complexidade (são referenciados). 
· Participação e controle social → Considera-se como a garantia constitucional para a população, a sua representação nos processos de criação de políticas públicas de saúde, seu controle e execução, seja a nível municipal até o federal. Esse princípio defende e evidencia a importância da democratização do conhecimento dos indivíduos no processo saúde-doença e dos serviços e ações que os envolve, estimulando, assim, o controle social mais efetivo no gerenciamento desse sistema. Um exemplo claro disso, é a representação de 50% de usuários seja nos conselhos de saúde, seja nas periódicas Conferências de saúde.
· Descentralização → É a redistribuição das responsabilidades de ações e serviços de saúde nas 3 esferas governamentais (Federal, estadual e municipal), além de envolver a transferência dos recursos para o estado e do estado para os municípios, onde serão efetuadas ações e serviços muito mais características da necessidade da população local. Esse princípio é importante pois vai ajudar a atender as necessidades reais da população, obtendo maior autonomia administrativa e financeira para realização dos projetos.
Leia a notícia abaixo e, em seguida, responda as questões 3 a 5. 
Governo do Estado inaugura Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu 2 junho 2023 
Disponível em: https://www.bahia.ba.gov.br/2023/06/noticias/saude/governo-do-estado-inaugura-hospital-regional-piemonte-do-paraguacu/ 
“A população do território de Piemonte do Paraguaçu passa a contar com uma unidade hospitalar moderna. [...]. Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, entre obras e equipamentos, a unidade, instalada em Itaberaba, foi entregue com instalações e equipamentos de ponta. [...] 
[...] 
[...] a unidade conta com 70 leitos, sendo 10 leitos de UTI adulto. O hospital também tem leitos de saúde mental e ofertará atendimento ambulatorial, com consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, bem como diagnósticos e terapias. A expectativa é que sejam realizadas mais de 230 cirurgias por mês, além de atender casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia. 
Serão 230 profissionais atuando para dar assistência de qualidade à população da região do Piemonte do Paraguaçu. A secretária Roberta Santana aponta que a unidade fortalece a rede assistencial do SUS na região. “Essa é mais uma entrega do Governo do Estado. Vamos oferecer diversos serviços em alta complexidade” afirmou a titular da pasta. 
A secretária explicou ainda que o hospital ofertará internação hospitalar nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica, além de internação em UTI adulto. Contará com atendimento ambulatorial, com a oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias, além de demais serviços de apoio assistencial e administrativo. [...]” 
Questão 3- O trecho sublinhado (no segundo parágrafo) da notícia remete a um princípio doutrinário do SUS. Qual o princípio? Comente, a partir do conceito deste princípio, porque você o identifica no referido trecho. (1,0 ponto) 
Esse trecho se relaciona com o princípio doutrinário da Integralidade, tendo em vista que ele assegura a busca pela maior abrangência e completude dos serviços, ações e promoção da saúde voltadas para prevenção e tratamento de acordo com a necessidade particular de cada indivíduo. Esse princípio é importante no cuidado da saúde já que integra ações e serviços que garantam uma abordagem muito mais holística e abrangente para a saúde das pessoas. Nesse sentido, é possível identificar esse princípio no trecho devido à unidade hospitalar não apresentar serviços voltados apenas para um aspecto mais específico, mas sim apresentar ofertas a serviços diversos e complementares que atendam as variadas necessidades do paciente, assim como observado na garantia da disponibilidade dos serviços básicos hospitalares aos mais complexos de terapia intensiva, ao atendimento de saúde mental, as consultas mais especializadas, cirurgias, diagnósticos e terapias. 
Questão 4- O trecho em destaque (no terceiro parágrafo) remete à regionalização do sistema de saúde. Apresente de forma breve, sua compreensão da importância deste princípio para organização do SUS. (1,0 ponto) 
A regionalização é um princípio de muita importância para a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), pois, a partir dela ocorre a divisão do território em diferentes regiões de saúde, nas quais são planejadas e coordenadas ações de acordo com as necessidades da população local, possibilitando, assim, há uma distribuição mais equitativa dos recursos e serviços de saúde, incluindo a quantidade de profissionais à serviço, que podem colaborar com a diminuição das disparidades entre as regiões mais privilegiadas com as de menos acesso a cuidados médicos. Nesse sentido, destaca-se também sua importância quanto aos objetivos de descentralizar a gestão e a prestação de serviços de saúde, permitindo que a população tenha um acesso mais fácil aos cuidados e que sua administração faça uma melhor adaptação dos serviços para atender às demandas específicas de cada área de acordo com as necessidades. Por meio disso, a gestão também encontra umamaior facilidade em gerir os níveis de atenção necessários para atender as demandas, contribuindo para o cumprimento do propósito do SUS estabelecido pela constituição.
Questão 5- Descreva a composição, a periodicidade e o caráter das ações das Conferências de Saúde. (1,0 ponto) 
As Conferências de Saúde são espaços de participação social e deliberação que desempenham um papel importante, sobretudo, para o SUS. Em sua composição estão os representantes de diferentes segmentos da sociedade como os usuários dos serviços de saúde (50%), trabalhadores da saúde (25%), gestores públicos e prestadores de serviços (25%), entidades de classe, entre outros. Essa composição diversificada visa garantir a representatividade e a participação democrática, proporcionando uma variedade de perspectivas nas discussões. Quanto a periodicidade, elas ocorrem a cada 4 anos ou quando convocadas pelo Poder Executivo ou pelo Conselho de Saúde (BLEICHER, 2016), tendo como objetivo o debate sobre temas relacionados à saúde, incluindo desafios, avanços, propostas de políticas e estratégias. As discussões geralmente são guiadas por eixos temáticos previamente definidos e são pautadas pelas experiências e perspectivas dos diversos segmentos presentes. Ao final das conferências, são elaboradas propostas que servirão de base para a formulação de políticas e diretrizes de saúde. Vale destacar que essas Conferências são importantes levando em consideração a sua transparência, prestação de contas e a interlocução entre governo e sociedade civil, contribuindo para uma gestão mais democrática e eficiente do sistema de saúde.
REFERÊNCIAS:
AGUIAR, Zenaide Neto (organizadora). SUS-Sistema Único de Saúde: antecedentes, percurso, perspectivas e desafios. 2a. ed. São Paulo: Editora Martinari, 2015. 
BLEICHER, L., and BLEICHER, T. Participando do SUS. In: Saúde para todos, já! [online]. 3rd ed. Salvador: EDUFBA, 2016, pp. 41-53. ISBN 978-85-232-2005-1. https://doi.org/10.7476/9788523220051.0004

Continue navegando