Buscar

Trabalho BMF - Fisiologia do exercicio físico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pós teste – Fisiologia do Exercício – BMF 2
Lucas Oliveira Massari – RA 1220100251
COMO VOCÊ DEFINE EXERCÍCIO?
Atividade que aumenta a carga metabólica diante de um esforço físico programado.
O QUE OCORRE COM A VENTILAÇÃO DURANTE O EXERCÍCIO?
Ela aumenta durante a realização do exercício físico, isso decorre do aumento da demanda de oxigênio pelos tecidos periféricos. Como consequência, teremos um aumento da frequência respiratória a fim de aumentar o volume pulmonar inspirado final e reduzir o volume expiratório final.
O QUE É VENTILAÇÃO MINUTO (VOLUME MINUTO)?
Corresponde ao volume total de ar inspirado e expirado por minuto.
VOLUME MINUTO = VT X FR
O QUE É CONSUMO DE OXIGÊNIO?
O consumo de oxigênio é a quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo consegue captar, transportar e utilizar durante a respiração espontânea até um nível de esforço máximo.
POR QUE A PRODUÇÃO DE GÁS CARBÔNICO ESTÁ LIGADA À VENTILAÇÃO PULMONAR?
O gás carbônico é um resíduo metabólico da respiração celular realizada pelas células, sendo transportados para os alvéolos por meio da corrente sanguínea e eliminado nos pulmões por meio da ventilação pulmonar durante o movimento de expiração.
Em um caso de acidose sanguínea, por exemplo, a ventilação pulmonar aumenta para dissociar esse acumulo de gás carbônico no sangue. 
Lembrando também que a relação da ligação entre a produção de gás carbônico e a ventilação pulmonar pode ser explicita pelo controle de respiração que é realizado pelo centro respiratório, localizado no bulbo raquidiano, ou seja, caracteriza-se principalmente pelas concentrações de gás carbônico presente no sangue. Quando a concentração de gás carbônico está alta, a consequência disso é o aumento da frequência respiratória.
O QUE ACONTECE COM A CURVA DE DISSOCIAÇÃO DA OXIHEMOGLOBINA DURANTE O EXERCÍCIO? QUAIS OS FATORES LIGADOS A ESTA SITUAÇÃO?
A curva de dissociação da oxihemoglobina durante o exercício se desloca para direita, indicando uma perda de afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, assim ele irá se desprender mais facilmente e cumprir sua função de suprimento aos tecidos. Isso acontece, pois, ao aumentar o metabolismo ocorre elevação do pH pela produção excessiva de Co2 e aumento da temperatura corporal.
DURANTE O EXERCÍCIO EXISTE A NECESSIDADE DE SE OTIMIZAR A ENERGIA DISPENDIDA, ASSIM, QUANDO OLHAMOS A CURVA P X V, OBSERVAMOS QUE O INDIVÍDUO RESPIRA NA FASE MAIS INCLINADA DA ALÇA INSPIRATÓRIA. POR QUE?
A caixa torácica tem uma tendência de ter uma pressão mais negativa (à esquerda da curva central), pois nela se desenvolve a força que traz o pulmão à capacidade máxima. O ponto de equilíbrio é onde tem pressão 0 e 60 % da capacidade vital, ou seja, ela está estável em volumes maiores. Quando se acumula energia elástica ajudará na inspiração, logo otimiza o comprimento diafragmático para gerar mais força, facilitando o processo de expansão dos pulmões.
O QUE É LIMIAR DE LACTATO (LIMIAR I) E LIMIAR VENTILATÓRIO (LIMIAR II)?
O limiar I, ou limiar de lactato, corresponde ao ponto de maior participação do metabolismo aeróbio com a persistência de equilíbrio ácido-base. Enquanto o limiar II, ou limiar ventilatório compreende ao ponto de compensação respiratória, indicando a proporção de ácido lático em relação ao O2, denotando uma diminuição do pH por aumento da concentração de lactato devido a sobreposição do metabolismo anaeróbico sobre o aeróbico.
CITE DOIS MÚSCULOS MAIS IMPORTANTES NA INSPIRAÇÃO E NA EXPIRAÇÃO.
Inspiração: musculo diafragma e intercostais externos 
Expiração: músculos intercostais internos e abdominais
O QUE OCORRE COM A RELAÇÃO V/Q NO EXERCÍCIO NA REGIÃO DO ÁPICE?
Durante a realização do exercício físico teremos um aumento da ventilação e da perfusão no ápice, levando a diminuição da relação V/Q e, com isso, o espaço morto fisiológico existente durante o repouso diminui, consequentemente aumentando a área de troca gasosa.
QUEM DEFINE A RESPOSTA VENTILATÓRIA?
A resposta ventilatória é determinada pelo:
Aumento do volume corrente; redução da resistência das vias aéreas; melhora da relação V\Q; redução da VEM\VC (redução do volume do espaço morto em relação ao volume corrente)

Continue navegando