Buscar

Desenvolvimento-provisorio[1]


Prévia do material em texto

Desenvolvimento
Infraestrutura de TI
Uma empresa que deseja melhorar aspectos relacionados a tecnologia necessita possuir uma infraestrutura de TI que auxilie nas suas atividades diárias, uma boa infraestrutura de TI vem em conjunto com o hardware e o software e também com sua arquitetura, ela pode ser em nuvem (Cloud) ou física, no caso do negócio proposto vamos nos utilizar de uma infraestrutura física, um data center, centro de processamento de dados, escolhemos um data center por causa de sua facilidade e segurança de dados , a franquia de perfumes somente possui 2 terminais por loja, que não oferece muita praticidade nas atividades das lojas, um data center seria bem mais prático e ainda ajudaria a melhorar e alavancar as atividade relacionada a área tecnológica da empresa.
Para o negócio proposto, a franquia de perfumes devido, suas necessidades e para resolver seus problemas e facilitar no dia a dia da franquia, para sua infraestrutura um data center seria de grande ajuda, por causa da segurança e do maior controle que o data center pode oferecer ele possui também outros benefícios para uma empresa que deseja ter mais controle e segurança sobre seus dados, como redução de custos, maior escalabilidade, otimização de processos internos, alto nível de automação e o mais importante posse e segurança de dados.
Data Center
Para a franquia de perfumes o data center mais adequado é o Enterprise, esse data center tem como característica a exclusividade pois o data center se encontra dentro da própria empresa, também é um dos datas center mais utilizados pelas empresas devido a facilidade de controle sobre toda estrutura de funcionamento.
Componentes do Enterprise:
Os data centers Enterprise consistem em três componentes principais: computador, armazenamento e rede. Eles trabalham em conjunto para entregar o que é necessário para as empresas.
Computador (Hardware):
Hardware que fornece a memória e o poder de processamento para executar aplicações.
Armazenamento:
Armazenamento conectado à rede (NAS). Dispositivos e tecnologias que o data center implanta para armazenar dados como, Softwares de backup e recuperação, redes de área de armazenamento (SAN).
Rede
O data center Enterprise utiliza infraestrutura de rede para colocar os serviços online, com a ajuda de roteadores servidores entre outros.
Arquitetura do data center Enterprise:
O Enterprise possui uma arquitetura complexa porém menor se comparada com a arquitetura de um data center hyperscale por exemplo.
São necessários alguns elementos para sua implementação como:
Sistema de eletricidade com geradores e nobreaks em caso de falhas no fornecimento principal de energia.
Refrigeração de precisão, feita com algum tipo de ar-condicionado de precisão.
Rede de cabeamento estruturado de internet
Sistemas de gestão e monitoramento remoto, (DCIM) conjunto de sistemas compostos por softwares e hardwares para gestão e manutenção de toda infraestrutura do data center,
Proteção contra incêndios, sistemas de detecção de fumaça e sistema de supressão de fogo.
Redundância de equipamentos e TI funcionando de forma interrupta para manter integridade dos dados,
Implementação do data center:
Esse tipo de data center pode construído dentro da própria organização, abrigando servidores e as informações da empresa, ele pode ser em espaços já existentes ou construído para abrigar os equipamentos, para o negócio proposto a melhor opção é o data center ser construído em outro lugar, já que a franquia possui várias lojas não sendo possível ele ser construído em uma das lojas, então para facilitar, unificar e controlar todas as lojas, seria melhor ser construído em outro lugar, no caso seria um tipo de data center Enterprise outdoor.
A construção do data center é feita com materiais resistentes a chama e poeira, fazendo a utilização de materiais impermeáveis, as paredes seriam de concreto, o piso do data center seria elevado em relação ao chão do restante do edifício, por de baixo dos pisos passam os fios de cabeamento, também possuirá um teto falso para instalação da iluminação.
O data Center será do tipo Tier 2 que pode suprir a falta de energia com um nobreak um gerador, também terá servidores em rack (figura 1) 4 a 10 racks, para poder dar mais espaço, e switches para comunicação, os servidores substituirão os terminais “burros” que cada uma das 18 lojas tem, e em conjunto com isso também deve ter os equipamentos de gerenciamento de energia como os citados na arquitetura e para auxiliar no armazenamento contarão com storages, que auxiliara também nos backups quando necessário.
Figura 1- Servidor rack
Fonte: Istock (2019)
Custos de implementação de um data center:
Os custos de implementação dependem de vários fatores como o nível de certificação do data center os custos com os equipamentos e a instalação, se o tipo de data center é indoor ou outdoor, no outdoor não tem custo com equipe de instalação, somente com o engenheiro de ativação.
Energia
Um data center tem uma alta utilização de energia sendo ela um dos custos a serem priorizados. Uma pesquisa realizada pela Ponemon Institute (instituto de pesquisa americano) em 2016, uma infraestrutura simples de um data center gasta, em média, 33% do seu custo total em energia. De acordo com o Data Economy os Data Centers serão responsáveis por utilizar 1/5 da energia mundial em 2025. Ou seja, Data Centers consomem muita energia. Com isso o gasto com energia é muito considerável.
Equipe
Construir, administrar e sustentar data centers exige profissionais qualificados. Esses profissionais precisam de especialização e experiencia na área. Afinal, as operações e os dados estão em risco. 
Em alguns casos, dependendo do tamanho da empresa, os funcionários especializados em infraestrutura e TI serão obrigados a trabalhar em turnos. Portanto, caso ocorra algum problema e cause prejuízos, os profissionais devem estar no local para resolver tudo 24 horas por dia.
Equipamentos
Outro custo de importante investimento são os equipamentos, CPU’s, coolers, hacks, sistemas de refrigeração, servidores e o cabeamento, e eles possuem um valor muito elevado. Além da compra inicial tem a manutenção e substituição destes equipamentos durante o tempo de uso que também custam muito. Tendo um custo constante.
Um requisito praticamente obrigatório é uma sala segura para evitar que o Data Center seja invadido ou que irá parar de funcionar, ou seja, um aumento nestes custos.
Prejuízos
O custo dos danos causados ​​pela má gestão do data center é imensurável. Estas perdas são muitas vezes irreversíveis. Empresas que ficam “paradas” devido a falhas no sistema podem perder quantias significativas de dinheiro a cada hora. Por isso, a excelência de todo o fluxo de processos da empresa é muito importante.

Mais conteúdos dessa disciplina