Buscar

LIDERANÇA COLABORATIVA - discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: 
RA:  
LIDERANÇA COLABORATIVA
ATIVIDADE DISCURSIVA
Quando um líder se reúne com um colaborador para confrontá-lo a respeito de um comportamento inadequado, ele precisa adotar uma postura cooperativa e abordar o assunto da maneira mais apoiadora e prazerosa possível, para trabalhar junto com liderado em prol de uma solução. Para fazer isso de maneira excelente existe o Método de Confrontação Respeitosa de Problemas que é descrito em nove etapas.
FREITAS, Maurício de. LIDERANÇA COLABORATIVA: Ferramentas essenciais para líderes. São Paulo: 2022
Descreva e explique abaixo as nove etapas do Método de Confrontação Respeitosa de Problemas.
RESPOSTA: Pode se dizer que o método de confrontação respeitosa de problemas é uma maneira de ajuda para um líder que necessita lidar com comportamento inadequado de forma eficaz e cooperativa.
Esse método possui 9 (nove) etapas, vejamos:
1. Identifique o comportamento inadequado: o líder deve antes de chamar o colaborador para uma conversa, se preparar para confrontá-lo e já ter definido uma possível resolução do problema.
2. Prepare-se para a conversa, analisando os fatos e as consequências: a conversa entre líder e colaborador deve ser respeitosa, o líder deve deixar claro qual o motivo e objetivo da reunião, sempre demonstrando colaboração e apoio.
3. Escolha o momento e o local apropriados para a conversa: o líder deve sempre escolher um local tranquilo e reservado para a conversa com o colaborador.
4. Inicie a conversa com empatia, expressando preocupação e interesse genuíno: o líder deve escutar com atenção o ponto de vista do colaborador, entendendo o ocorrido, e sempre ser cordial.
5. Descreva o comportamento inadequado de forma objetiva e específica: O líder deve utilizar uma linguagem comum e que seja objetiva, afim de deixar claro o problema, mas que a conversa seja cordial.
6. Ouça atentamente as justificativas do colaborador, evitando interrupções: o líder deve ouvir atentamente o colaborador para que o mesmo se sinta respeitado e que fique confortável em identificar o problema e resolver com o líder de uma maneira amigável.
7. Explore possíveis causas do comportamento inadequado e busque soluções conjuntas: o líder deve conversar com o colaborador para entender o que ocorreu, e conjuntamente devem buscar soluções que possam sanar o problema.
8. Estabeleça expectativas claras para o futuro e defina ações corretivas: tanto o líder quanto o colaborador devem concretizar um plano de ação afim de obter sucesso.
9. Finalize a conversa com um feedback positivo e encorajador: o líder deve continuar acompanhando o desempenho do colaborador, para que verifique se o plano de ação esteja sendo cumprido, e o líder deve ser estar disponível para receber um feedback do colaborador.

Continue navegando