Buscar

SISTEMAS DIGITAIS AT 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Latches e flip-flops são componentes básicos dos sistemas lógicos sequênciais. A função deles consiste em armazenar um bit de informação. No mercado, podemos encontrar diversas implementações de latches e de flip-flops, tais como “RS” e “D”. Para essa questão, descreva a tabela-verdade relativo aos latches e flip-flops tipo “RS” e abstraia os conceitos relacionados respondendo às seguintes questões:
1) Quais os estados que não podem ocorrer nas entradas dos latches e flip-flops “RS”? Esses estados são diferentes quando usamos lógica positiva ou lógica negativa?
2) Qual a diferença entre os latches e flip-flops tipo “RS” em relação ao tipo “D”?
3) Qual a diferença básica entre latches e flip-flops?
Poste a sua resposta em seu portfólio.
Referência
IDOETA, I.V.; CAPUANO, F. G. Elementos de Eletrônica Digital. 41 Ed. São Paulo: Érica, 2012. [recurso eletrônico, Minha Biblioteca]. Disponível em <@X@EmbeddedFile.requestUrlStub@X@>.
TOCCI, R. J.; WIDMER, N. S.; MOSS, G. L. Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. 12 Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018. [recurso eletrônico, Biblioteca Virtual Universitária]. Disponível em <@X@EmbeddedFile.requestUrlStub@X@>. VAHID, F.; LASCHUK, A. Sistemas Digitais: Projeto, otimização e HDLs. Porto Alegre: Bookman, 2008. [recurso eletrônico, Minha Biblioteca]. Disponível em <@X@EmbeddedFile.requestUrlStub@X@>.
Resposta:
1) Nos latches e flip-flops tipo "RS", existem dois estados que não podem ocorrer nas entradas: S = 1 e R = 1. Quando utilizamos lógica positiva, esses estados são representados como "proibidos", ou seja, não devem ocorrer. Já na lógica negativa, os estados proibidos são representados como tais e são evitados.
2) A diferença entre os latches e flip-flops tipo "RS" em relação ao tipo "D" está na forma como os bits de informação são armazenados. Nos latches e flip-flops tipo "RS", o bit de informação é armazenado através da manutenção de um estado estável em suas entradas S e R. Já no tipo "D", o bit de informação é armazenado através da transição do sinal de entrada para o sinal de saída, gerando uma borda de subida ou descida no clock.
3) A diferença básica entre latches e flip-flops está na forma como o bit de informação é armazenado. Latches são dispositivos de armazenamento transparentes, ou seja, a atualização do bit de informação ocorre assim que uma mudança de entrada é detectada. Por outro lado, os flip-flops são dispositivos de armazenamento em que o bit de informação é armazenado apenas quando ocorre uma transição de clock, ou seja, a atualização do bit ocorre na borda de subida ou descida do pulso de clock.

Outros materiais