Buscar

Atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2
1. Está estipulado, em parágrafo único do Decreto nº 9.377, que o BIM, ou Modelagem da Informação da Construção, é um “conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção”. (BRASIL. Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018. Institui a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling.. Brasília, DF, 17 maio 2018. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2018/decreto-9377-17-maio-2018-786731-publicacaooriginal-155623-pe.html>. Acesso em: 01/08/2019).
Com o Decreto nº 9.377, a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil (Estratégia BIM BR) estabelece fases para a implementação dessa tecnologia no país.
Analise as alternativas, com algumas características dos objetos da construção, e indique quais delas correspondem às especificações técnicas para implementação da tecnologia BIM, independentemente de sua aprovação.
I. Nomenclatura e disposição.
II. Processos da construção.
III. Características projetuais.
IV. Resultados da construção.
V. Informação da construção.
Agora, assinale a alternativa que reúne as etapas implementadas ou em vias de implementação:
Resposta correta II, IV, V.
2. O Decreto Nº 9.377, de 17 de maio de 2018, entende “o BIM, ou Modelagem da Informação da Construção, como o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção”. (BRASIL. Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018. Institui a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling.. Brasília, DF, 17 maio 2018. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2018/decreto-9377-17-maio-2018-786731-publicacaooriginal-155623-pe.html>. Acesso em: 24/07/2019).
Observe as seguintes afirmativas e escolha quais delas correspondem aos itens específicos propostos pela Estratégia BIM-BR em seu Artigo 2º.
I. Difundir o BIM e seus benefícios.
II. Fomento institucional para o uso de BIM.
III. Criar condições favoráveis para o investimento, público e privado, em BIM.
IV. Coordenar a estruturação do setor público para a adoção do BIM.
V. Propor atos normativos que estabeleçam parâmetros para as compras e as contratações públicas com uso do BIM.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Resposta correta I, III, IV, V.
3. Dentre as várias terminologias apresentadas na NBR 10647 consta uma diferenciação entre as vistas ortográficas e perspectivas, que fazem parte do desenho projetivo. Esse conhecimento é imprescindível para a utilização das viewports em softwares CAD, sendo salientada por LIMA (2015), em seu manual prático. O conhecimento normativo referente à essa atividade constitui a um só tempo uma condição de excelência profissional e também cumprimento de uma exigência legal.
Assinale a seguir a alternativa que indica o tema de que trata a NBR 10647.
Resposta correta: Norma geral de desenho técnico.
4. Há elementos padrão de interface que encontram equivalentes ou correspondentes até mesmo entre diferentes sistemas operacionais. De acordo com Lima (2016, p. 31), “é muito importante gravar o trabalho durante sua execução, pois, se houver queda de energia, não haverá perdas. Como trabalhamos com o Windows, os comandos para salvar e sair são idênticos aos de outros programas do Windows”. (LIMA, C. C. N. A. Estudo dirigido de AutoCAD® 2016. São Paulo: Érica, 2015).
Nos menus
de contexto, presentes na interface do software, constam várias opções, as quais reúnem comandos reunidos por pertinência hierárquica. Dentre elas podem ser listados os comandos: Abrir, Salvar, Iniciar um Novo Arquivo, Undo, Redo e Print.
Assinale em qual dos menus listados abaixo estão reunidos esses comandos.
Resposta correta: Home.
5. O AutoCAD é um software CAD, cuja edição de imagens permite a criação de arquivos 2D e 3D. Os arquivos gerados por esse software
correspondem a desenhos de plantas, mapas, imagens e projetos de arquitetura em geral. O seu arquivo mais utilizado possui cerca de dezoito variações de formato, sendo possível, ainda, encontrar bibliotecas criadas pelas concorrentes, embora essas não possuam compatibilidade garantida e, eventualmente, possam gerar conflito entre os arquivos. (DWG ou pdf? In: FUTURA express. [S. l.], 12 set. 2016. Disponível em:
<https://www.futuraexpress.com.br/blog/category/futura-express-educacional/>. Acesso em: 02/08/2019).
Analise as alternativas e assinale aquela que indica corretamente o formato de arquivo padrão de trabalho no AutoCAD
Resposta correta: DWG.
6. A partir do procedimento de abertura do painel MText, a Ribbon, da parte superior da tela do AutoCAD, se modifica, oferecendo diversas opções de configuração de texto (LIMA, C. C. N. A. Estudo dirigido de AutoCAD® 2016. São Paulo: Érica, 2015).
Considerando a barra de comandos, analise quais as afirmativas indicam corretamente as funções indicadas.
I. No painel Paragraph, indica-se a justificação/alinhamento do texto.
II. No painel Coordinates, definem-se coordenadas específicas por ponto.
III. No painel Spell Check, estão os comandos de verificação ortográfica e a configuração do dicionário, conforme o idioma.
IV. No painel Tools, está a ferramenta para procurar e substituir texto.
V. No painel Options estão algumas configurações de comando.
Agora, assinale qual alternativa apresenta as afirmativas corretas.
Resposta correta: I, III, IV, V.
7. O AutoCAD permite o trabalho com níveis, para realizar esse trabalho, utilizamos o painel de mesmo nome (layers = níveis).
Considerando o trabalho com níveis, assinale a alternativa que indica o elemento empregado para a seleção da camada anterior àquela atualmente selecionada.
Resposta correta: Layer Previous.
8. Para a obtenção de um círculo no AutoCAD, “estabeleça o ponto a ser o centro do círculo. Essa é a chamada opção default. Clique em um ponto na tela e o cursor mostra o seu deslocamento até o ponto final que representa o comprimento do raio e pede para especificar o raio do círculo. Digite o valor do raio ou clique em qualquer ponto, dando a distância visualmente. Note que o ângulo formado pelo cursor também é exibido”. (LIMA, C. C. N. A. Estudo dirigido de AutoCAD® 2016. São Paulo: Érica, 2015. p. 44).
Em computação, alguns elementos são considerados formas primitivas, pois a partir de sua configuração básica é possível dar origem a outras formas, por vezes mais complexas.
Analise os itens a seguir, escolhendo quais das opções indicam as formas primitivas presentes em comandos básicos de desenho no AutoCAD.
I. Ponto.
II. Linhas, polilinhas e polígonos.
III. Curvas Bézier e bezigons.
IV. Hatch (hachura).
V. Círculos e Elipses.
Assinale a alternativa que indica as opções corretas:
Resposta correta: II, IV, V.
9. De acordo com a ajuda online do AutoCAD, “você pode importar arquivos de dados, além dos .DWG, que foram criados com outros aplicativos dentro do desenho atual. O processo de importação traduz os dados em um formato .DWG utilizável”. (AUTODESK. Import Comand. Help AutoDesk, AutoCAD, 2017. [s/p]. Disponível em: < http://help.autodesk.com/view/ACD/2017/ENU/?guid=GUID-81A5EE76-39A7-40A4-A5C5-E4921C03B33A>. Acesso em: 02/08/2019).
Observe os arquivos listados e identifique quais deles são aceitam a importação pelo Comando Importar do AutoCAD.
I. 3D Studio ( *.3ds).
II. PSD ( *.psd).
III. PDF ( *.pdf).
IV. SolidWorks ( *.prt; *.sldprt; *.asm; *.sldasm).
V. Metafile ( *.wmf).
Agora, assinale a alternativa que apresenta os arquivos corretos.
Resposta correta: I, III, IV, V.
10. Referente à entrada (input) de Comandos e Interação, LIMA (2016) afirma que: “todos os comandos do AutoCAD podem ser digitados.[...] Ao entrar em um comando do AutoCAD, a interação do programa com o usuário é feita por meio do pequeno quadro que surge no meio da tela. O comando solicitado que aparece sempre pede alguma ação do usuário”. (LIMA, C. C. N. A. Estudo dirigido de AutoCAD® 2016. São Paulo: Érica, 2015, p. 106).
Considere os elementos a seguir, e avalie quais deles indicam apenas comandos de desenho.  
I. Linha (line).
II. Coordinates (coordenadas).
III. Arco (arc).
IV. Polígono (polygon).
V. Retângulo (rectangle).
Agora assinale a alternativa que apresenta os elementos corretos. 
Resposta correta: I, III, IV, V.

Outros materiais