Buscar

Atividade contextualizada Nutrição na Prática Esportiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Alessandra Almeida de Sá
Matrícula: 01371045
Curso: Nutrição
Atividade Contextualizada
Nutrição na Prática Esportiva 
1. Para começar, análise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta! 
Paciente S.M.V.L, feminina, 56 anos, professora do ensino médio em tempo integral, procura o nutricionista esportivo para acompanhamento com o objetivo de melhorar seu rendimento nos treinos. Está com sobrepeso e foi diagnosticada recentemente com diabetes tipo II. 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Atividade física: Musculação, das 18:30hs -19:20:hs
Considerando os dados acima, descreva sua conduta profissional, enfatizando principalmente os macronutrientes, a hidratação, e caso julgue necessário algum micronutriente, relacionando as recomendações escolhidas com a condição da paciente e a atividade física praticada. 
Além disso, explicite caso julgue necessário a utilização de algum suplemento alimentar para a paciente.
Sabemos que a atividade física traz muitos benefícios aos praticantes, independente da faixa etária, manutenção da qualidade de vida, melhora do sono, redução dos níveis de cortisol, mentem peso corporal adequado, mudanças positivas no perfil lipídico, resistência à insulina, hipertensão arterial e outros desfechos desfavoráveis à saúde. 
Dessa forma, para ajudar a paciente com suas peculiaridades (mulher adulta, diabetes tipo II e sobrepeso), qual conduta nutricional torna-se apropriada?
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas. 
Aguardo sua produção. 
Bons estudos!
 O diabetes tipo II é uma das principais doenças crônicas associadas à obesidade. A alimentação para evitar o diabetes e obesidade é optar por refeições balanceadas, preferindo produtos naturais e carboidratos de absorção lenta e ricos em fibras, proteínas magras e gorduras boas.
 O caso da paciente S.M.V.L já possui o diagnóstico de obesidade e diabetes tipo II, ambas são doenças crônicas fortemente associados a casos mais graves, como cânceres e doenças cardiovasculares. Sabe-se ainda que, o peso do indivíduo tem consequências diretas no controle glicêmico do mesmo. Logo, para o controle glicêmico da paciente, deve-se primordialmente, controlar o peso, conhecer as medicações em uso, se houver e solicitar exames laboratoriais para elaborar um plano adequado para o caso.
 Enquanto profissional da nutrição, deve-se prescrever um plano alimentar individualizado. Diante do resultado dos exames, pode-se recomendar uma dieta baseada nos valores de referência de ingestão diária. Pode-se dividir o valor energético diário em: 60% de carboidratos, preferindo os cereais integrais e fibras; 20% de lipídios, com prevalência de ácidos graxos insaturados; as proteínas podem corresponder a 20%, sendo as mesmas benéficas para o controle glicêmico segundo estudos. 
 Em relação aos micronutrientes, a paciente não sugere deficiências, mas algumas literaturas apontam déficits nas vitaminas do complexo B e vitamina D, nos casos de diabetes melito tipo II. Os quais afetam no controle da doença, sistema nervoso, muscular e cardíaco. Cabe ao nutricionista solicitar exames bioquímicos para a avaliação de tais vitaminas, e caso necessário prescrever a suplementação.
 Ressalta-se ainda que, as refeições devem ser, preferencialmente, fracionadas ao longo do dia, priorizando as principais, café da manhã, almoço e jantar. Com ênfase na ingesta hídrica, a qual deve ser calculada pelo peso. Por ser professora em tempo integral, pode-se sugerir lanches de fácil preparo, incluindo frutas (morango, banana, goiaba), cereais, iogurte natural. No almoço preferir as saladas cruas, brotos ou legumes cozidos, arroz integral, escolhendo uma fonte de proteína, seja filé de peixe, frango ou ovo, podendo variar com cortes magros de carne suína. 
 Para adequar o plano alimentar a vida da paciente, a qual faz musculação no período da noite, deve-se recomendar uma maior ingesta hídrica a tarde, e para o pós o treino, um refeição completa, com mais ênfase nas proteínas, as quais ajudam na maior saciedade, colaborando para a perda de peso. É necessário ainda lembrar de manter dieta adequado ao estilo de vida da paciente, respeitando as tradições, incluindo suas preferencias, se possível, estabelecer uma dieta acessível e realista.

Continue navegando