Buscar

violencia VERBAL escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PALESTRA EDUCATIVA E REFLEXIVA SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA
A violência verbal é um comportamento agressivo, caracterizado por palavras danosas, que têm a intenção de ridicularizar, humilhar, manipular e/ou ameaçar. Assim como acontece com a violência física, este tipo de agressão afeta significativamente a vítima, causando danos psicológicos brutais e irreparáveis. A violência verbal anda lado a lado com a violência psicológica, já que a segunda é uma consequência da primeira. Uma das grandes dificuldades existentes é identificar a violência verbal, já que esta é uma violência por vezes sorrateira. Isso quer dizer que se trata de um tipo de agressão que acontece sem percebamos, ou seja, muitas vezes são palavras consideradas banais, mas que, com o passar do tempo, têm o poder de mexer com o nosso psicológico e fazer com que nos sintamos mal, com a autoestima baixa, entre diversas outras consequências.
Por isso é necessário estar bastante atento às coisas que lhe são ditas, pois, se não houver atenção e não forem tomadas medidas imediatas para combater a violência verbal no dia a dia, seja direcionado a nós mesmos ou às pessoas ao nosso redor, no futuro, esta pode causar danos, que em alguns casos são até mesmo irreparáveis.
A violência verbal pode estar presente nos mais variados ambientes. O agressor pode ser o seu cônjuge, um gestor, um familiar, um amigo, um colega de faculdade, ou qualquer pessoa com a qual você tenha contato ou não.
Como eu disse anteriormente, pode ser algo difícil de se identificar, e, pensando nisso, a seguir, vou compartilhar alguns atos que caracterizam, efetivamente e na prática, a violência verbal, para que assim fique mais fácil de você perceber e, se estiver passando por este problema, possa cessar de uma vez por todas e evitar danos psicológicos e emocionais em nossa vida.
Chegando à conclusão de que realmente e verdadeiramente você está sendo vítima deste problema, é fundamental que você mesmo dê um basta nele.
Neste sentido, o que você pode fazer é convidar o seu agressor para uma conversa, com o objetivo de compreender os motivos que fazem com que ele aja desta forma com você. Verifique se você fez ou faz algo que lhe incomoda e se realmente é você quem precisa mudar, ou se é ele que precisa de ajuda para deixar este tipo de comportamento e atitude para trás.
Porém, se em seu caso você não consegue ou tem medo de ter esta conversa, principalmente se forem casos de violência doméstica ou de assédio moral na empresa, por exemplo, é essencial procurar as autoridades competentes, como delegacias especializadas ou gestores da área de RH da empresa, respectivamente, o mais rápido possível, para que evitar que o agressor siga adiante com este comportamento de alto potencial destrutivo.
A violência verbal, diferentemente da violência física, que deixa marcas imediatas no corpo da vítima, demora para ser percebida e acaba por causar feridas na alma do indivíduo que com ela sofre.
Assim, é fundamental estar atento a cada um dos pontos que citei acima, bem como às suas consequências, para que, dessa maneira, seja possível dar um basta a este problema.
Este tipo de violência verbal pode acontecer através de gritos, com ofensas, que têm como intuito principal também desqualificar a vítima para qual as críticas são direcionadas.
 Neste caso, o agressor costuma estabelecer uma relação de domínio sobre a sua vítima, o que geralmente acontece em casos de violência doméstica, desqualificando-a constantemente, bem como tudo aquilo o que ela faz, e tratando-a como objeto e não como um indivíduo que merece respeito, consideração e ser tratada com dignidade.
Como temos acompanhado com bastante frequência nos últimos tempos, os casos de bullying aumentaram de forma significativa, trazendo danos severos àqueles que são alvo deste tipo de insulto.
Trata-se de agressões, que podem ser físicas e, principalmente verbais, que ocorrem de maneira intencional, repetida e sem nenhuma motivação aparente. O bullying tem como objetivo intimidar e agredir a pessoa que é vítima dele, causando-lhe bastante dor e angústia, que, caso não sejam tomadas providências para evitá-lo ou eliminá-lo de vez, pode levar o indivíduo a desenvolver depressão, ansiedade, os mais variados tipos de transtornos e até mesmo ao suicídio.
Os agressores utilizam de piadas para agredir suas vítimas. São piadas que depreciam as habilidades e talentos das destas, insultam seus valores morais, além de aspectos físicos e de sua personalidade.
Há ainda agressores que costumam pregar peças em suas vítimas – como sustos, por exemplo – deixando quem se assustou em uma situação de bastante constrangimento perante outras pessoas.
Um agressor verbal costuma ridicularizar as ideias e ações das suas vítimas. Além disso, o este tem o hábito de banalizar os sentimentos das vítimas e menosprezar suas realizações.
 Como a agressão verbal ocorre de forma recorrente, com o passar do tempo, a pessoa começa a desacreditar de si mesma e, com isso, há uma diminuição considerável de sua autoestima.
Isso acontece, principalmente, em decorrência da distorção que pessoa cria de sua própria imagem, devido às mensagens externas de desqualificação que recebe de seu agressor, de maneira constante.
Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-e-violencia-verbal/
Acessado em: 28/09/23

Continue navegando