Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - BIOLOGIA Molecular

Prova objetiva (Avaliação Final) com questões de biologia molecular: RT‑PCR, diagnóstico genético da surdez (GJB2/GJB6), fragmentação e sequenciamento peptídico (CID/ETD) e mapas genômicos estruturais.

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

[Laboratório Virtual - RT-PCR] As variações da técnica de PCR incluem a RT-PCR como método valioso para inúmeros fins científicos. O ensaio de RT-PCR permite que toda a análise após a amplificação tenha como origem uma molécula de RNA. Isso se torna importante para a detecção de infecções virais, assim como para a identificação e quantificação de RNAs mensageiros de um determinado tecido, fornecendo informações valiosas a respeito da expressão de um determinado gene. Sobre essa técnica, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A RT-PCR utiliza um pequeno oligonucleotídeo de fita simples com 18 a 20 timinas.
II- Podem-se utilizar iniciadores ou random primers (iniciadores aleatórios) para servirem de iniciação para a ação da RT para todos os tipos de RNA.
III- Para a realização da técnica de RT-PCR, inicialmente há a necessidade de extrair os RNAs das células e/ou tecidos na amostra biológica.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença II está correta.

A surdez é uma condição bastante comum, havendo uma estimativa de que cerca de 4 em cada 1.000 crianças nasçam com algum nível de perda auditiva. Essa condição pode ser causada por fatores ambientais, como a falta de oxigenação durante o parto; a ocorrência de doenças como a toxoplasmose, a rubéola, o citomegalovírus e a herpes durante o período pré-natal; ou, ainda, doenças como a meningite e outras infecções bacterianas durante o período pós-natal. No entanto, parte dos indivíduos apresentam a condição devido herança genética. Com base no diagnóstico genético da surdez, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O teste de PCR é utilizado para amplificação do gene GJB2, a partir da coleta de amostras de sangue, ou ainda, com o material obtido no teste do pezinho.
II- Os testes para detecção de surdez genética podem ser realizados até os 2 anos de vida, pois a intervenção precoce não é possível antes dessa fase, já que não é possível detectar sinais relativos à surdez antes desse período.
III- Grande parte dessa condição é associada à mutação dos genes GJB2 e GJB6, responsáveis pela expressão das proteínas conexina 26 e conexina 30, respectivamente.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

As informações obtidas no processo de digestão proteica são relativas à m/z dos diferentes peptídeos. Contudo, é de grande interesse que as sequências de aminoácidos que compõem as proteínas sejam também identificadas. De acordo com a detecção da sequência dos aminoácidos de uma proteína, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) No processo de fragmentação dos íons peptídicos, são utilizadas técnicas que favorecem a formação de fragmentos que sejam opostos e complementares.
( ) A sequência de aminoácidos dos peptídeos pode ser deduzida por softwares apropriados para o sequenciamento, que podem formar a sequência completa da proteína.
( ) Os processos de dissociação induzida por colisão (CID) ou por transferência de elétrons (ETD) formam íons de massa molecular elevada, que são aplicados ao primeiro ciclo de cromatografia líquida.
A F - F - V.
B V - F - F.
C V - V - F.
D V - F - V.

A genômica estrutural é o estudo da estrutura propriamente dita do genoma, sendo seu principal objetivo atrelado à possibilidade de manipulação de fragmentos do DNA ou de seus genes in loco. Sobre a genômica estrutural, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Mapas cromossômicos de alta resolução.
II- Mapas cromossômicos de baixa resolução.
III- Mapas cromossômicos físicos.
( ) A primeira etapa se baseia na ocorrência de um alelo que não esteja presente no mapa cromossômico, em uma região com marcadores já mapeados. Dessa forma, pode-se definir em qual cromossomo aquele novo alelo ocorre.
( ) A segunda etapa determina a posição dos genes dentro de cada cromossomo, fornecendo informações mais precisas sobre esses gene e marcadores no genoma.
( ) A terceira etapa aplica diferentes técnicas determinando um mapa físico do genoma e ocorre o sequenciamento.
A - I - II - III.
B - I - III - II.
C - III - II - I.
D - II - I - III.

Tanto o câncer de mama quanto o de ovário estão relacionados a uma série de mutações, sendo mais de 1.000 e mais de 800 mutações já descritas, nos genes BRCA1 e BRCA2, respectivamente. Com base no diagnóstico e mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As técnicas utilizadas para avaliação da presença de diversas mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 é a amplificação multiplex de sondas dependentes de ligação e o sequenciamento NGS.
II- Processos de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 resultam em falhas nos processos de reparo celular, em que a célula pode crescer e se multiplicar de modo descontrolado, originando o desenvolvimento tumoral.
III- Os métodos diagnósticos para BRCA1 e BRCA2 exigem uma coleta de tecido mamário, podendo ser realizado somente em mulheres com histórico de mutações nesses genes respectivos.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas responsáveis pela produção de energia química, em forma de adenosina trifosfato (ATP), a partir de nutrientes como a glicose, por exemplo. As doenças que afetam essas organelas apresentam variação de condições clínicas associadas, as quais, de maneira geral, evolvem o prejuízo na produção energética mitocondrial. De acordo com as doenças que afetam a função mitocondrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Mutações diretas no DNA mitocondrial podem ser transmitidos somente através da herança materna, para ambos os sexos.
( ) O DNA mitocondrial pode ser mutado pelo processo de recombinação, sendo distribuídas de modo uniforme no desenvolvimento do embrião.
( ) Nem sempre uma doença mitocondrial está ligada à hereditariedade, podendo ser relacionada a novas mutações, ou até mesmo, mutações no DNA nuclear, que acarretam em alteração na atividade mitocondrial.
A V - F - V.
B V - F - F.
C F - F - V.
D V - V - F.

[Laboratório Virtual - Hibridização] A técnica de FISH baseia-se no uso de uma sequência de bases nitrogenadas (a qual chamamos de sonda ou, em inglês, probe), que é complementar ao DNA-alvo que se pretende analisar. Considerando essa técnica, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A hibridização ocorre com o uso de sondas com sequências conhecidas de nucleotídeos, que são complementares ao DNA analisado.
II- A técnica de hibridização só é possível através da técnica de FISH, já que métodos como CGH utilizam como base a PCR.
III- A hibridização por FISH utiliza sondas com corantes fluorescentes, que indicam a presença ou a ausência de determinada mutação.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

O médico Robert Guthrie desenvolveu e disseminou o diagnóstico precoce da fenilcetonúria - doença causada por uma mutação no gene da enzima responsável pela conversão da fenilalanina em tirosina, promovendo deficiência ou ausência da atividade dessa enzima, a partir da análise de amostras de sangue coletadas em cartões contendo papel-filtro (cartão de Guthrie). Esse teste realizado com a amostra de sangue, ficou conhecido como teste de Guthrie, ou triagem neonatal, popularizado como teste do pezinho. Sobre essa técnica, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
A O teste aplicado para a triagem da fenilcetonúria é um teste molecular, já que a doença é promovida por uma mutação gênica.
B O teste para triagem da fenilcetonúria não é um teste molecular. Utiliza a cepa bacteriana Bacillus subtilis que apresenta crescimento elevado na presença da fenilalanina, associada à fenilcetonúria.
C O teste para fenilcetonúria é o primeiro a ser executado na triagem molecular neonatal, sendo necessário uma grande quantidade de amostra para a análise.
D O método para triagem da fenilcetonúria, apesar de permitir o diagnóstico precoce, não permite que seja aplicado tratamento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

[Laboratório Virtual - RT-PCR] As variações da técnica de PCR incluem a RT-PCR como método valioso para inúmeros fins científicos. O ensaio de RT-PCR permite que toda a análise após a amplificação tenha como origem uma molécula de RNA. Isso se torna importante para a detecção de infecções virais, assim como para a identificação e quantificação de RNAs mensageiros de um determinado tecido, fornecendo informações valiosas a respeito da expressão de um determinado gene. Sobre essa técnica, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A RT-PCR utiliza um pequeno oligonucleotídeo de fita simples com 18 a 20 timinas.
II- Podem-se utilizar iniciadores ou random primers (iniciadores aleatórios) para servirem de iniciação para a ação da RT para todos os tipos de RNA.
III- Para a realização da técnica de RT-PCR, inicialmente há a necessidade de extrair os RNAs das células e/ou tecidos na amostra biológica.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença II está correta.

A surdez é uma condição bastante comum, havendo uma estimativa de que cerca de 4 em cada 1.000 crianças nasçam com algum nível de perda auditiva. Essa condição pode ser causada por fatores ambientais, como a falta de oxigenação durante o parto; a ocorrência de doenças como a toxoplasmose, a rubéola, o citomegalovírus e a herpes durante o período pré-natal; ou, ainda, doenças como a meningite e outras infecções bacterianas durante o período pós-natal. No entanto, parte dos indivíduos apresentam a condição devido herança genética. Com base no diagnóstico genético da surdez, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O teste de PCR é utilizado para amplificação do gene GJB2, a partir da coleta de amostras de sangue, ou ainda, com o material obtido no teste do pezinho.
II- Os testes para detecção de surdez genética podem ser realizados até os 2 anos de vida, pois a intervenção precoce não é possível antes dessa fase, já que não é possível detectar sinais relativos à surdez antes desse período.
III- Grande parte dessa condição é associada à mutação dos genes GJB2 e GJB6, responsáveis pela expressão das proteínas conexina 26 e conexina 30, respectivamente.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

As informações obtidas no processo de digestão proteica são relativas à m/z dos diferentes peptídeos. Contudo, é de grande interesse que as sequências de aminoácidos que compõem as proteínas sejam também identificadas. De acordo com a detecção da sequência dos aminoácidos de uma proteína, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) No processo de fragmentação dos íons peptídicos, são utilizadas técnicas que favorecem a formação de fragmentos que sejam opostos e complementares.
( ) A sequência de aminoácidos dos peptídeos pode ser deduzida por softwares apropriados para o sequenciamento, que podem formar a sequência completa da proteína.
( ) Os processos de dissociação induzida por colisão (CID) ou por transferência de elétrons (ETD) formam íons de massa molecular elevada, que são aplicados ao primeiro ciclo de cromatografia líquida.
A F - F - V.
B V - F - F.
C V - V - F.
D V - F - V.

A genômica estrutural é o estudo da estrutura propriamente dita do genoma, sendo seu principal objetivo atrelado à possibilidade de manipulação de fragmentos do DNA ou de seus genes in loco. Sobre a genômica estrutural, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Mapas cromossômicos de alta resolução.
II- Mapas cromossômicos de baixa resolução.
III- Mapas cromossômicos físicos.
( ) A primeira etapa se baseia na ocorrência de um alelo que não esteja presente no mapa cromossômico, em uma região com marcadores já mapeados. Dessa forma, pode-se definir em qual cromossomo aquele novo alelo ocorre.
( ) A segunda etapa determina a posição dos genes dentro de cada cromossomo, fornecendo informações mais precisas sobre esses gene e marcadores no genoma.
( ) A terceira etapa aplica diferentes técnicas determinando um mapa físico do genoma e ocorre o sequenciamento.
A - I - II - III.
B - I - III - II.
C - III - II - I.
D - II - I - III.

Tanto o câncer de mama quanto o de ovário estão relacionados a uma série de mutações, sendo mais de 1.000 e mais de 800 mutações já descritas, nos genes BRCA1 e BRCA2, respectivamente. Com base no diagnóstico e mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As técnicas utilizadas para avaliação da presença de diversas mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 é a amplificação multiplex de sondas dependentes de ligação e o sequenciamento NGS.
II- Processos de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 resultam em falhas nos processos de reparo celular, em que a célula pode crescer e se multiplicar de modo descontrolado, originando o desenvolvimento tumoral.
III- Os métodos diagnósticos para BRCA1 e BRCA2 exigem uma coleta de tecido mamário, podendo ser realizado somente em mulheres com histórico de mutações nesses genes respectivos.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas responsáveis pela produção de energia química, em forma de adenosina trifosfato (ATP), a partir de nutrientes como a glicose, por exemplo. As doenças que afetam essas organelas apresentam variação de condições clínicas associadas, as quais, de maneira geral, evolvem o prejuízo na produção energética mitocondrial. De acordo com as doenças que afetam a função mitocondrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Mutações diretas no DNA mitocondrial podem ser transmitidos somente através da herança materna, para ambos os sexos.
( ) O DNA mitocondrial pode ser mutado pelo processo de recombinação, sendo distribuídas de modo uniforme no desenvolvimento do embrião.
( ) Nem sempre uma doença mitocondrial está ligada à hereditariedade, podendo ser relacionada a novas mutações, ou até mesmo, mutações no DNA nuclear, que acarretam em alteração na atividade mitocondrial.
A V - F - V.
B V - F - F.
C F - F - V.
D V - V - F.

[Laboratório Virtual - Hibridização] A técnica de FISH baseia-se no uso de uma sequência de bases nitrogenadas (a qual chamamos de sonda ou, em inglês, probe), que é complementar ao DNA-alvo que se pretende analisar. Considerando essa técnica, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A hibridização ocorre com o uso de sondas com sequências conhecidas de nucleotídeos, que são complementares ao DNA analisado.
II- A técnica de hibridização só é possível através da técnica de FISH, já que métodos como CGH utilizam como base a PCR.
III- A hibridização por FISH utiliza sondas com corantes fluorescentes, que indicam a presença ou a ausência de determinada mutação.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

O médico Robert Guthrie desenvolveu e disseminou o diagnóstico precoce da fenilcetonúria - doença causada por uma mutação no gene da enzima responsável pela conversão da fenilalanina em tirosina, promovendo deficiência ou ausência da atividade dessa enzima, a partir da análise de amostras de sangue coletadas em cartões contendo papel-filtro (cartão de Guthrie). Esse teste realizado com a amostra de sangue, ficou conhecido como teste de Guthrie, ou triagem neonatal, popularizado como teste do pezinho. Sobre essa técnica, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
A O teste aplicado para a triagem da fenilcetonúria é um teste molecular, já que a doença é promovida por uma mutação gênica.
B O teste para triagem da fenilcetonúria não é um teste molecular. Utiliza a cepa bacteriana Bacillus subtilis que apresenta crescimento elevado na presença da fenilalanina, associada à fenilcetonúria.
C O teste para fenilcetonúria é o primeiro a ser executado na triagem molecular neonatal, sendo necessário uma grande quantidade de amostra para a análise.
D O método para triagem da fenilcetonúria, apesar de permitir o diagnóstico precoce, não permite que seja aplicado tratamento.

Prévia do material em texto

07/12/2023 17:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/6
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:883915)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 75220838
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
[Laboratório Virtual - RT-PCR] As variações da técnica de PCR incluem a RT-PCR como método 
valioso para inúmeros fins científicos. O ensaio de RT-PCR permite que toda a análise após a 
amplificação tenha como origem uma molécula de RNA. Isso se torna importante para a detecção de 
infecções virais, assim como para a identificação e quantificação de RNAs mensageiros de um 
determinado tecido, fornecendo informações valiosas a respeito da expressão de um determinado 
gene. Sobre essa técnica, analise as sentenças a seguir:
I- A RT-PCR utiliza um pequeno oligonucleotídeo de fita simples com 18 a 20 timinas.
II- Podem-se utilizar iniciadores ou random primers (iniciadores aleatórios) para servirem de 
iniciação para a ação da RT para todos os tipos de RNA.
III- Para a realização da técnica de RT-PCR, inicialmente há a necessidade de extrair os RNAs das 
células e/ou tecidos na amostra biológica.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença II está correta.
A surdez é uma condição bastante comum, havendo uma estimativa de que cerca de 4 em cada 
1.000 crianças nasçam com algum nível de perda auditiva. Essa condição pode ser causada por 
fatores ambientais, como a falta de oxigenação durante o parto; a ocorrência de doenças como a 
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
07/12/2023 17:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/6
toxoplasmose, a rubéola, o citomegalovírus e a herpes durante o período pré-natal; ou, ainda, doenças 
como a meningite e outras infecções bacterianas durante o período pós-natal. No entanto, parte dos 
indivíduos apresentam a condição devido herança genética. Com base no diagnóstico genético da 
surdez, analise as sentenças a seguir:
I- O teste de PCR é utilizado para amplificação do gene GJB2, a partir da coleta de amostras de 
sangue, ou ainda, com o material obtido no teste do pezinho. 
II- Os testes para detecção de surdez genética podem ser realizados até os 2 anos de vida, pois a 
intervenção precoce não é possível antes dessa fase, já que não é possível detectar sinais relativos à 
surdez antes desse período. 
III- Grande parte dessa condição é associada à mutação dos genes GJB2 e GJB6, responsáveis pela 
expressão das proteínas conexina 26 e conexina 30, respectivamente. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
As informações obtidas no processo de digestão proteica são relativas à m/z dos diferentes 
peptídeos. Contudo, é de grande interesse que as sequências de aminoácidos que compõem as 
proteínas sejam também identificadas. De acordo com a detecção da sequência dos aminoácidos de 
uma proteína, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No processo de fragmentação dos íons peptídicos, são utilizadas técnicas que favorecem a 
formação de fragmentos que sejam opostos e complementares.
( ) A sequência de aminoácidos dos peptídeos pode ser deduzida por softwares apropriados para o 
sequenciamento, que podem formar a sequência completa da proteína.
( ) Os processos de dissociação induzida por colisão (CID) ou por transferência de elétrons (ETD) 
formam íons de massa molecular elevada, que são aplicados ao primeiro ciclo de cromatografia 
líquida. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B V - F - F.
C V - F - V.
D F - F - V.
A genômica estrutural é o estudo da estrutura propriamente dita do genoma, sendo seu principal 
objetivo atrelado à possibilidade de manipulação de fragmentos do DNA ou de seus genes in loco. 
Sobre a genômica estrutural, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mapas cromossômicos de alta resolução.
3
4
07/12/2023 17:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/6
II- Mapas cromossômicos de baixa resolução.
III- Mapas cromossômicos físicos.
( ) A primeira etapa se baseia na ocorrência de um alelo que não esteja presente no mapa 
cromossômico, em uma região com marcadores já mapeados. Dessa forma, pode-se definir em qual 
cromossomo aquele novo alelo ocorre.
( ) A segunda etapa determina a posição dos genes dentro de cada cromossomo, fornecendo 
informações mais precisas sobre esses gene e marcadores no genoma.
( ) A terceira etapa aplica diferentes técnicas determinando um mapa físico do genoma e ocorre o 
sequenciamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - III - II.
B II - I - III.
C I - II - III.
D III - II - I.
Tanto o câncer de mama quanto o de ovário estão relacionados a uma série de mutações, sendo mais 
de 1.000 e mais de 800 mutações já descritas, nos genes BRCA1 e BRCA2, respectivamente. Com 
base no diagnóstico e mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, analise as sentenças a seguir:
I- As técnicas utilizadas para avaliação da presença de diversas mutações nos genes BRCA1 e 
BRCA2 é a amplificação multiplex de sondas dependentes de ligação e o sequenciamento NGS.
II- Processos de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 resultam em falhas nos processos de reparo 
celular, em que a célula pode crescer e se multiplicar de modo descontrolado, originando o 
desenvolvimento tumoral.
III- Os métodos diagnósticos para BRCA1 e BRCA2 exigem uma coleta de tecido mamário, podendo 
ser realizado somente em mulheres com histórico de mutações nesses genes respectivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
5
07/12/2023 17:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/6
D As sentenças I e II estão corretas.
Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas responsáveis pela produção de energia química, em 
forma de adenosina trifosfato (ATP), a partir de nutrientes como a glicose, por exemplo. As doenças 
que afetam essas organelas apresentam variação de condições clínicas associadas, as quais, de 
maneira geral, evolvem o prejuízo na produção energética mitocondrial. De acordo com as doenças 
que afetam a função mitocondrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Mutações diretas no DNA mitocondrial podem ser transmitidos somente através da herança 
materna, para ambos os sexos. 
( ) O DNA mitocondrial pode ser mutado pelo processo de recombinação, sendo distribuídas de 
modo uniforme no desenvolvimento do embrião.
( ) Nem sempre uma doença mitocondrial está ligada à hereditariedade, podendo ser relacionada a 
novas mutações, ou até mesmo, mutações no DNA nuclear, que acarretam em alteração na atividade 
mitocondrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B V - F - F.
C F - F - V.
D V - V - F.
O mais recente avanço no campo de sequenciamento de DNA foi o desenvolvimento de 
plataformas portáteis capazes de sequenciar grandes moléculas de DNA em pequenos equipamentos. 
Um exemplo dessas plataformas é a MinION. Sobre a plataforma MinION, avalie as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas:
I- Para que seja realizado o sequenciamento por meio da plataforma MinION, as amostras a serem 
sequenciadas são ligadas a enzimas de processamento. Essas enzimas induzem o fragmento de DNA 
a passar pelo nano poro, onde as variações da corrente elétrica são detectadas.
PORQUE
II- Sendo conhecidas as variações características de cada nucleotídeo, a sequência de nucleotídeos é 
formada rapidamente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C Asasserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
6
7
07/12/2023 17:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/6
[Laboratório Virtual - Hibridização] A técnica de FISH baseia-se no uso de uma sequência de bases 
nitrogenadas (a qual chamamos de sonda ou, em inglês, probe), que é complementar ao DNA-alvo 
que se pretende analisar. Considerando essa técnica, analise as sentenças a seguir:
I- A hibridização ocorre com o uso de sondas com sequências conhecidas de nucleotídeos, que são 
complementares ao DNA analisado.
II- A técnica de hibridização só é possível através da técnica de FISH, já que métodos como CGH 
utilizam como base a PCR.
III- A hibridização por FISH utiliza sondas com corantes fluorescentes, que indicam a presença ou a 
ausência de determinada mutação.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
O advento das técnicas de biologia molecular possibilitou o estudo genético de diversos 
organismos, incluindo os seres humanos. Esses estudos têm trazido ganhos significativos no 
entendimento de doenças, síndromes e mecanismos de ação de substâncias. De acordo com a 
importância das técnicas de clonagem do DNA e construção de bibliotecas genômicas, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As enzimas de restrição são utilizadas na construção de bibliotecas de DNA, com o objetivo de 
fragmentar o DNA genômico, já que podem ser conhecidas como tesouras moleculares. 
( ) Os vetores são essenciais na técnica de clonagem e são utilizados tanto na construção de 
bibliotecas de DNA, quanto de cDNA, uma vez que carregam os fragmentos de DNA ou o cDNA 
extraído.
( ) As bibliotecas de cDNA são construídas a partir da extração do DNA de células ou tecidos, que 
posteriormente é submetido à clonagem do DNA.
( ) O mRNA é convertido em cDNA pela transcrição reversa, para então serem introduzidos em 
vetores e submetidos ao processo de clonagem para originar as bibliotecas de cDNA.
8
9
07/12/2023 17:43 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/6
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V.
B F - F - V - F.
C V - F - F - V.
D V - F - V - V.
O médico Robert Guthrie desenvolveu e disseminou o diagnóstico precoce da fenilcetonúria - 
doença causada por uma mutação no gene da enzima responsável pela conversão da fenilalanina em 
tirosina, promovendo deficiência ou ausência da atividade dessa enzima, a partir da análise de 
amostras de sangue coletadas em cartões contendo papel-filtro (cartão de Guthrie). Esse teste 
realizado com a amostra de sangue, ficou conhecido como teste de Guthrie, ou triagem neonatal, 
popularizado como teste do pezinho. Sobre essa técnica, assinale a alternativa CORRETA:
A O teste aplicado para a triagem da fenilcetonúria é um teste molecular, já que a doença é
promovida por uma mutação gênica.
B
O teste para triagem da fenilcetonúria não é um teste molecular. Utiliza a cepa bacteriana Bacillus
subtilis que apresenta crescimento elevado na presença da fenilalanina, associada à
fenilcetonúria.
C O teste para fenilcetonúria é o primeiro a ser executado na triagem molecular neonatal, sendo
necessário uma grande quantidade de amostra para a análise.
D O método para triagem da fenilcetonúria, apesar de permitir o diagnóstico precoce, não permite
que seja aplicado tratamento.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina