Buscar

Questoes discursivas anatomia

Prévia do material em texto

Primeira
1.
Cartilagem articular: A cartilagem articular é uma camada de tecido conectivo, lisa, brilhante, resistente e elástica que reveste a superfície dos ossos nas articulações. Ela serve como um amortecedor, ajudando a reduzir o atrito e o impacto entre os ossos, diminuindo a tensão e pressão nas articulações durante os movimentos, ajudando a prevenir lesões e desgaste ósseo ao longo do tempo. Além disso, a cartilagem articular ajuda a manter a estabilidade das articulações, suportando o peso corporal, distribuindo a carga de peso de maneira uniforme. Ela também atua como uma esponja, absorvendo fluidos para manter a articulação hidratada.
2.
Cápsula articular: A cápsula articular é um invólucro fibroso que envolve as articulações sinoviais, formando uma cavidade fechada. Essa cápsula é reforçada por ligamentos, que são faixas de tecido conjuntivo que ajudam a estabilizar a articulação e limitar seu movimento em direções não naturais. Ela é composta por duas camadas, a camada externa fibrosa e a camada interna sinovial. A camada fibrosa ajuda a manter a estabilidade da articulação, protegendo-a contra uma ampla gama de movimentos e de possíveis lesões externas. Já a camada sinovial secreta o líquido sinovial que lubrifica e nutre a articulação, além de conter células que ajudam a combater a inflamação e infecções nas articulações.
Segunda
a) A alteração cardiovascular mais comum nesse caso é o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.
b) O hormônio relacionado a essa alteração é a adrenalina, que é produzida pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins. A adrenalina é liberada na corrente sanguínea em situações de estresse, emoções intensas ou excitação, como no caso da torcida do André durante a Copa do Mundo e causa o aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e da respiração e o fluxo sanguíneo para os músculos preparando o corpo para a ação.

Continue navegando