Buscar

NÁLISE DO PODCAST PANELA DE IMPRESSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO PODCAST PANELA DE IMPRESSÃO
EPISÓDIO – INTERSECCIONALIDADE NOS ESTUDOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO 
O podcast é desenvolvido pela autora Elaine de Azevedo e tem como objetivo democratizar a ciência, é uma iniciativa independente, porém esse episódio em específico foi realizado em parceria com o observatório brasileiro de hábitos alimentares da Fiocruz trazendo como tema a interseccionalidade nos estudos de nutrição e alimentação. O episódio começa definindo o que seria a interseccionalidade para facilitar a compreensão uma vez que a palavra possa ser desconhecida a alguém, partindo do ponto da palavra intersecção que é definida como sobreposição de elementos, trazendo a ideia de que interseccionalidade são varias camadas de algo, e quando colocado interseccionalidade na nutrição é apresentado como várias camadas que se cruzam e se sobrepõe de uma alimentação que foi desqualificada ou esquecida de ser observada.
A autora ainda descreve a Nutrição como uma ciência nova e que descendem da visão biologicista da saúde, a exemplo na área clinica que vai ter uma foco maior nos alimentos, suas vitaminas, minerais como se o ser humano fosse uma máquina que deva ser melhor alimentada a partir dos nutrientes escolhido, ela faz uma comparação que se a nutrição tivesse surgido no campo nas humanas ou sociais seria uma ciência que consideraria mais nos hábitos culturais, em territorialidade, apesar de já existir uma área que considere tudo isso que é a nutrição social, que vão entender que todos esses camadas já citadas interferem no comer do individuo e são igualmente importantes.
Seguindo podcast, interseccionalidade se perpassa pelas analises das minorias e quais os fatores que acarretam a sua situação especifica, e isso juntamente com alimentação saudável é um desafio real, uma vez que para ser saudável vem da ideia de dieta leve, sem ultraprocessados e com alimentos orgânicos, porém nisso vem a problemática que em nosso país grande parte das frutas, verduras, cereais são estrangeiras não reconhecendo as variedades locais em nosso país como alimentação saudável. Corrobora que a nutrição não reconhece os fatores multi-culturais que existe, uma vez que a alimentação para indígenas ou africanos não se encaixaria por total nessa definição do comer saudável, fazendo com que ele se sinta deslocado, não sendo colocados em pauta quando é trazido o debate da alimentação. 
A autora traz que é imperioso que o profissional nutricionista parta do ponto que incorpore os hábitos alimentares de origem do paciente, valorizando os alimentos que são de familiares para o grupo social do envolvido, não só analisando as minorias de raças, mas também pessoas idosas, deficientes e os fatores os circundem. Diante disso, quando correlacionando a interseccionalidade com a comensalidade percebe-se que a definição do segundo não entra no quesito de analisar a realidade das diversas configurações de famílias que se tem espalhadas pelo Brasil. Por isso é de extrema importância que se tenha mais pesquisas que analisem as novas formas de comer, as pessoas com variadas culturas, para que possar assim não ser uma área que exclua culturas, mas que sim as incluam e muito mais além disso que façam serem vistas. 
Entrando no artigo, “Reflexões sobre riscos e o papel da ciência na construção do conceito de alimentação saudável”, da mesma autora do podcast traz que uma dieta saudável não tem um conceito cientifico comum, podendo ser variável dependendo do seu contexto histórico e não se faz jus trazer uma definição padronizada uma vez que as pessoas têm origens, culturas e hábitos totalmente diferentes. Diante disso, se faz necessário analisar todas as camadas envolvidas no ser, uma vez que para a construção do conceito de alimentação saudável e a definição dos riscos alimentares são necessárias analises de muitos outros fatores antropológicos, para colaborar com a construção de um profissional da nutrição cada vez mais humano e condizente com a realidade de todos.
Referências
PANELA DE IMPRESSÃO: interseccionalidade nos estudos de nutrição e alimentação. Locução Elaine de Azevedo. 31 jul 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/6AO0lCF6JhLOOcMNIPB1Rb?si=2fb7cd224ab64771. Acesso em 28/11/2022
 
AZEVEDO, Elaine. Reflexões sobre riscos e o papel da ciência na construção do conceito de alimentação saudável1. Revista de Nutrição, [S. l.], p. 1/7, 11 set. 2008.

Outros materiais