Buscar

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DE DISTRITO FEDERAL Daniela asma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DE DISTRITO FEDERAL
PRÁTICA CLINICA NO PROCESSO DE CUIDAR DA SAÚDE DO ADULTO
DOCENTE DANIELA SANTIAGO
DISCENTE CALIANE SOUZA BERNARDO
ASMA BRÔNQUICA: ABORDAGEM E CUIDADOS DE ENFERMAGEM
SANTO ANTONIO DE JESUS – BAHIA
2023.
Asma brônquia
A asma é uma doença de tratamento complexo que exige as participações ativas de seus portadores e familiares e leva a limitações físicas, emocionais e sociais. Para seu controle, além do tratamento farmacológico adequado, é necessário que o doente tenha noções sobre a asma.
A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores, que causa contratura da musculatura lisa dos brônquios, levando ao broncoespasmo e à limitação do fluxo aéreo. A hiperresponsividade é reversível espontaneamente ou com tratamento bronco dilatador e resulta de interação genética, exposição ambiental a alérgenos, que causam um processo inflamatório nas vias aéreas inferiores com bronco espasmo e produção excessiva de muco. 
Programas de educação em asma levam a melhor controle da asma e são uma das recomendações dos consensos. Os programas devem incluir uma enfermeira no grupo educacional que aplicará o programa estruturado. A proposta da intervenção é mudar a vida diária do paciente e sua família e melhorar o controle da doença e qualidade de vida. A educação do paciente asmático, portanto, é um dos pilares do tratamento da asma, conforme preconizado pelo GINA(13).Os programas de educação são baseados nas orientações recomendadas nos consensos e devem ser aplicados associados ao atendimento médico, sendo adaptados às características socioeconômico-culturais da população. alvo. A sua condução é multidisciplinar e pode ser realizada por médicos, fisioterapeutas e enfermeiros(14). O papel da enfermagem em prol da saúde coletiva é reconhecido; o enfermeiro atua como mediador entre a comunidade e o sistema de saúde local, tendo como objetivo a educação em saúde. A atuação da enfermagem é descrita em vários programas de educação em asma, tendo a responsabilidade de educar os pacientes e sua família(15,16). O objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo de pós-consulta padronizado para avaliar o aprendizado e acompanhar a evolução clínica do paciente durante o programa de educação. Esta pós-consulta, denominada consulta de enfermagem, foi realizada pela enfermeira que fazia parte do grupo ambulatorial de asma.
Abordagem
Tendo em vista a importância da transmissão de conhecimento, treinamento e necessidade de reforçar e apoiar as diversas etapas do tratamento do asmático, deve-se aplicar e avaliar um questionário criado especificamente para revisar e reforçar o conhecimento sobre asma. Acompanhar ao longo do tempo a transmissão do conhecimento , ou seja, o grau inicial e de aprendizado em relação a: o que é asma, medicações de alívio e prevenção, identificação dos fatores desencadeantes, medidas de profilaxia ambiental, sinais de controle e descontrole da asma, preenchimento do diário e técnica de uso correto do aerossol. 
Cuidados de enfermagem
As intervenções de enfermagem na asma estão relacionadas principalmente à educação em saúde. Para melhor controle da doença, com diminuição e prevenção de crises, tais intervenções se voltam para os fatores como controle dos fatores desencadeantes, evitando objetos que acumulem poeira, como cortina, tapete, brinquedo de pelúcia, utilizar para limpeza pano úmido ao invés de varrer o chão, evitar contato direto com animais.
Realizar exercício com moderação. 
Exercícios respiratórios estimulando a expiração para controle intercrises, exercícios respiratórios estimulando a expiração nas crises de broncoespasmo, exercícios para fortalecimento da musculatura respiratória para serem realizado entre as crises.
Orientar e treinar o uso correto dos medicamentos e seus dispositivos, informações adequadas aos pacientes, familiares e profissionais da saúde para diminuir preconceitos ( medicamento como algo que vicia/causa problema no coração, não fazer exercício físico), controle da sintomatologia com medicações spray de corticoide (antiinflamatório hormonal), uso diário para prevenção da crise, e broncodilatador (beta2 adrenérgico), uso durante a crise para relaxar a musculatura lisa dos brônquios e controlar de broncoespasmo.
O papel da enfermagem em prol da saúde coletiva é reconhecido, o enfermeiro atua como mediador entre a comunidade e o sistema de saúde local, tendo como objetivo a educação em saúde. A atuação da enfermagem é descrita em vários programas de educação em asma, tendo a responsabilidade de educar os pacientes e sua família. Como também sinalizar caso suspeite se asmático. Algumas das manifestações clínicas da asma são dispneia e sibilos na ausculta pulmonar, ocasionados pelo estreitamento das vias aéreas. Também é comum a presença de tosse produtiva, causada pelo processo inflamatório desencadeado nos brônquios. Outro sintoma é a dor ventilatóriodependente, que ocorre pelo uso e consequente fadiga da musculatura acessória da respiração para ajudar na crise de dispneia.
Os cuidados de enfermagem para o asmático visam à educação em saúde, ensinando o indivíduo a adequar seu estilo de vida para conviver melhor com a doença, diminuir e saber lidar com as crises, levando, assim, a uma melhora da qualidade de vida destas pessoas.
Referencias: BETTENCOURT, A. R. de C. et al. Educação de pacientes com asma https://ogimg.infoglobo.com.br/in/24366479-283-b2e/FT1086A/respiracao-abre.jpghttps://ogimg.infoglhttps://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS267uJqPvkZo7gPJZ6_qQa5F4M34Oc5qBZVA&usqp=CAUobo.com.br/in/24366479-283-b2e/FT1086A/respiracao-abre.jpghttps://img.myloview.com.br/quadros/asma-bronquica-400-22432954.jpg

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando