Buscar

Questionário Cult Afro Brasil e Rel Etnicos Raciais Aula 05 Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO FAVENI
QUESTIONÁRIO – CULTURA AFRO BRASILEIRA E RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS – AULA 05 – ADMINISTRAÇÃO
1- Sobre as proposições assertivas:
 
I – O ser humano implementa um modelo comportamental denominado de “arte de fazer”. Fugindo das normas e regras imposta pelo modelo dominante, pessoas sutilmente geram em suas vidas diárias diversas “táticas” de resistência e sobrevivência, ou seja, códigos e objetos são modificados a seu favor. Este termo é muito importante para você poder pode entender a persistência de características culturais africanas e indígenas na cultura brasileira
 
II – Embora pioneiro no processo de grande navegação, o Reino de Portugal tinha condições materiais suficientes para realizar a conquista e posse do território, inclusive havia um total conhecimento da fauna e da flora da região, uma vez que a costa brasileira é composta por aproximadamente 1.200 km de extensão, habitada por diferentes povos, desde as regiões sul ao norte-nordeste
 
III- A educação contra o racismo nas escolas deve levar em conta a autenticidade e a aparência de pessoas e respectivos grupos em visita ao ambiente escolar. Para que este processo seja implementado de forma ineficaz, a escola deve diminuir a definição de currículo, avaliação e material didático e formas de ação entre professores e alunos.
 
IV – No decorrer da trajetória brasileira, grupos de outras etnias como europeus e asiáticos criaram várias táticas para facilitar a ordem atual e realizam suas multiculturalidades sem serem penalizados pelos portugueses.
R= Somente I está correta. 
2- Interação racial e cultural no Brasil era tão profunda que surgiram também reverências afro-indígenas, como:
 
R= Candomblés de caboclo, jurema, barba-soeira e terecô.
 
3- De acordo com as afirmações marque V para verdadeiros ou F para falsas.
 
(V) Lutas pela apropriação e manutenção do território, seja por comunidades tradicionais ou comunidades indígenas ou remanescentes de quilombos, externam a disputa para aquisição à posse no Brasil limitado a restritos grupos com capital necessário e que havia herdado a propriedade das terras dos antigos donos da região.
(V) Atualmente, há um interesse crescente por temas de ambiente multicultural; ou seja, abordagens sobre identidade, distinção e direitos das minorias. Temos ciência que as minorias são agrupamentos humanos ou sociais que se apresentam em situação de inferioridade ou submissão em consonância a outro, sendo majoritário ou dominante.
(F) A Constituição Federal de 1988 atesta e almeja a busca pela retirada de um Estado Democrático de Direito, cujo fundamento é a inferioridade do ser humano, possibilitada pelos mecanismos de inovados direitos antes ignorados ou não constitucionalizados.
(F) A dignidade do ser humano, destaca-se na Constituição o princípio da criptografia, que trata da alusão da discriminação na admissão de empregados, da diferença salarial, o dever do estado de garantir o direito a educação, inclusive para pessoas com deficiência. O direito à igualdade permeia outros direitos como a própria liberdade.
R= V, V, F e F. 
4- Na educação, cabe destacar que em São Paulo foi fundada a primeira universidade para afrodescendentes que seria:
 
R= Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares. 
 
5- Embora seja o Brasil um país muito mestiço, os descendentes indígenas e negros enfrentam severas proibições no _____________, e consequentemente, ao _____________.
 
R= Acesso à educação, mercado de trabalho 
Total 5/5

Outros materiais