Buscar

N1 - GESTÃO DE PRAZOS E CRONOGRAMAS - Jefferson Matos Tineo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A empresa Be Beauty possui tem problemas com os prazos de entregas dos seus projetos, muito deles não são finalizados dentro do prazo estipulado gerando mais custo para empresa fazendo com que ela deixe de ser eficiente ou ponto negativo é que os processos não são documentados, desta forma não há como checar onde está o erro e criar ações corretivas, isso foi percebido rapidamente por Larissa que é a nova gerente responsável pelo setor de inovação. Visando solucionar ambos problemas Larissa iniciou a elaboração do Termo de Abertura do Projeto.
O Termo de Abertura de Projeto nada mais é um documento que formaliza o início de um projeto agrupando todas as informações necessárias para execução das atividades, importância e nível de criticidade de cada etapa. O termo também determina a função e cargo que cada pessoa irá exercer durante todo projeto e descreve o principal objetivo a ser alcançado. 
Um dos principais objetivos para esse projeto é garantir a entrega dos projetos dentro do prazo e com isso garantir que não haja custos adicionais. Para que isso ocorra será utilizada a ferramenta PERT – Project Evaluation and Review que irá estimar a duração do projeto. Ferramenta cria da pela NASA - National Aeronautics and Space Administration baseando-se em três estimativas possíveis:
· Otimista (O), cenário perfeito, onde tudo dará certo;
· Pessimista (P), pior cenário, onde tudo irá dar errado; 
· Mais provável (MP), um cenário razoável, mais próximo da realidade onde tudo ficará dentro da normalidade.
Para determinar cada cenário deve-se colher informações com especialistas que estão dentro e fora da empresa. Com cada cenário bem definido em dias podemos aplicar a formula do PERT:
PERT = (P + 4xMP + O) / 6
Aliado ao PERT Larissa irá utilizar também o método CPM – Critical Path Method. Método utilizado no gerenciamento de projetos complexos ou extensos podendo ser aplicado também em projetos mais simples através de diagramas onde é possível estimar a duração de cada etapa do projeto, assim como possíveis folgas possibilitando uma otimização na entrega de determinadas atividades. A técnica auxilia na identificação de possíveis gargalos e desvios ligados a prazos e custos, identifica tarefas prioritárias, avalia a possibilidade de modificação de determinadas tarefas visando um melhor fluxo para o desenvolvimento do projeto e um ponto importante é a comparação entre o planejado executado por meio de diagrama.
A combinação entre as duas ferramentas possibilita uma visão ampla do planejamento.
Outro ponto importante é documentar todo o processo, reunir em um manual todas informações obtidas em cada etapa do projeto para que seja utilizada futuramente em lições aprendidas, para isso pode ser adotado um manual on-line onde todos envolvidos preencher formulários que posteriormente são direcionados para uma equipe responsável por analisar e validar o conteúdo de cada documento, deve-se levar em consideração essa atividade como parte fundamental para o sucesso do projeto.
Com cada etapa bem definida no Termo de Abertura de Projeto e o mesmo aprovado pela diretoria, investidores e sócios da Be Beauty Larissa com certeza irá alcançar o resultado esperado, pois nele está previsto todos os possíveis desvios, cenários e cronogramas para execução do projeto.
Em uma situação hipotética vamos supor que a diretoria da Be Beauty incumbiu Larissa de construir uma nova linha de produção para fabricação de um novo produto que a empresa irá lançar no mercado. Após diversas conversar com várias empresas de engenharia conseguiu os seguintes cenários, no pior cenário a nova linha estaria pronta em 350 dias (cenário pessimista), no melhor cenário a planta estaria pronta em e 200 dias (cenário otimista) e se tudo correr dentro da normalidade em 250 dias a nova linha de produção está pronta (cenário mais provável). 
Aplicando a formula PERT:
PERT= (350+4x250+200) /6
PERT = 258 dias	
Sendo assim Larissa teria um projeto de cerca de 258 dias.
Referências 
CAMARGO, Robson. Estimativa PERT: Como estimar o prazo de um projeto de forma rápida e assertiva. 21 dez. 2018. Disponível em: https://robsoncamargo.com.br/blog/Estimativa-PERT-Como-estimar-o-prazo-de-um-projeto-de-forma-rapida-e-assertiva. Acesso em: 10 dezembro, 2023.
MONTES, Eduardo. Termo de abertura do projeto: O que é, como fazer, exemplo. 26/07/2023. Disponível em: https://escritoriodeprojetos.com.br/termo-de-abertura-do-projeto/. Acesso em: 11 dezembro, 2023.

Continue navegando