Buscar

Atividade 1(A1)


Continue navegando


Prévia do material em texto

Nesta unidade você foi apresentado “Dimensionamento Econômico da Tubulação”. 
Neste caso, tendo em vista o que você aprendeu, o que defendem os autores Baptista e Lara (2010) sobre um diâmetro de recalque.
Baptista e Lara (2010) afirmam existir um diâmetro de recalque ideal para o qual o custo da instalação será minimizado. O critério econômico considera não somente o custo da tubulação em si, mas também as despesas de todo o conjunto elevatório.
Custo I – custo das tubulações em função do diâmetro;
Custo II – custo operacional: implantação do conjunto motor-bomba, manutenção e gastos com energia;
Custo III – soma dos Custos I e II.
Neste frase acima citada de Baptista e Lara (2010), e de acordo com os próprios autores que defendem um ponto de vista único sobre diâmetro de recalque, eles defendem que existem um diâmetro de recalque ideal para cada instalação, e de que de acordo com o gráfico apresentado no conteúdo, calculamos esse diâmetro ideal para equilibrar os custos da instalação, sendo assim, todos os cálculos devem feitos e verificados a fim de evitar gastos desnecessários com a instalação mantendo ainda a segurança e a funcionalidade do sistema, utilizando os componentes adequados e proporcionais ao fluído, a vazão e a altura manométrica solicitados.
Mas na prática, todos os desvios que vemos, são na sua maioria, por conta de economia na instalação, manutenção, ou por menosprezo em alguns pontos de perda nessas instalações, sendo assim, se todos os cálculos estivem corretos, e seguirmos todos eles, veremos que teremos um diâmetro de recalque ideal para a instalação.