Buscar

Exercícios 02Teorias e Práticas do Currículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teorias e Práticas do Currículo.
Exercícios 02
Questão 1
Correta
Segundo Silva (1990), entre 1950 e 1980 ocorreu o mais intenso processo de modernização pelo qual o Brasil passou, alterando profundamente a fisionomia social, econômica e política do país. Foi nítida a mudança em todos os setores da vida brasileira, com alterações estruturais relevantes, e definitivas, como a relação campo/cidade e a reafirmação de estruturas já implantadas no período que antecedeu 1950: a industrialização, a integração no conjunto econômico capitalista mundial e a concentração de renda.
Considerando que os anos 1950 sejam um divisor de águas para a compreensão da história e da sociedade, avalie as afirmativas que seguem:
I. A maior e mais relevante de todas as alterações foi a inversão da relação campo/cidade, em que parte da população rural se deslocou para as cidades.
II. A partir da segunda metade dos anos 1950, a implantação da indústria de base criou uma quantidade e uma variedade de novos empregos. Mas, a oferta de trabalho não significou emprego, pois havia exigência da qualificação para a adequação às atividades próprias de cada nível e ramo de ocupação. A educação, portanto, passou a ser o único caminho disponível para a conquista dos postos nas empresas e indústrias.
III. Os movimentos ocorridos de 1950 a 1980 representaram uma reação ao quadro de crise de hegemonia do Estado brasileiro. A intervenção das Forças Armadas assumiu um significado de contestação da dominação burguesa, foi uma ruptura institucional com o objetivo de reconstituir a organização estatal sobre outras bases.
ASSIS, R. M. de. A educação brasileira durante o período militar: a escolarização dos 7 aos 14 anos. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 3, n. 2, p. 320-339, jul. /dez. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/171/89 acesso em 09/07/2017.
No que tange àeducação nos anos de 1950 a 1980, é correto o que se afirma apenas em:
Sua resposta
Correta
Apenas I e III.
Comentário
As afirmativas I, II e III, estão corretas, pois percebe-se que, nesse período, a população rural dedicava-se ao trabalho do campo, com uma vida modesta e, em relação à tecnologia inserida na classe rural, poucos dispunham de um aparelho de rádio. Nessa mesma época, o país passou por um intenso processo de transformação social, econômica e política. Diante de tal ocorrência, houve relevante êxodo rural, colaborando com o crescimento da população operária em aproximadamente 500%. A saber: I. O êxodo rural se deu em função do estabelecimento da indústria que gerouuma variedade de empregos. II. Apesar da grande oferta de emprego, não havia mão de obra especializada para laborar nessas indústrias, iniciando assim, a necessidade de qualificação para a colocação no mercado de trabalho - nasce aqui a educação como única forma de conquistar um posto nas empresas e indústrias. III. No ano de 1964, sucede a denominada Revolução de 1964, que representou uma crise de hegemonia do Estado brasileiro. Com a intervenção das Forças Armadas, deu-se uma ruptura com o objetivo de reconstituir a organização estatal sobre outras bases. Aera da Ditadura Civil Militar (1964-1988) deixou marcas profundas na educação brasileira, dentre elas a método de ampliar sem qualificar.
Questão 2
Correta
O ensino religioso é submetido ao esquema do protecionismo da metrópole. O fio condutor é o texto a Carta Magna de 1824, que mantém a “Religião Católica Apostólica Romana, a Religião oficial do império”, em seu artigo 5º. A religião passa a ser um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, concorrendo para o fortalecimento da dependência ao poder político por parte da Igreja. Dessa forma, a instituição eclesial é o principal sustentáculo do poder estabelecido, e o que se faz na escola é o ensino da religião católica apostólica romana.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:
I. A primeira Constituição Federal no Brasil chama nossa atenção para o fato de não existir atribuições ou condicionantes sobre a legislação educacional, especialmente no tocante ao currículo.
PORQUE
II. A primeira Constituição Federal do Brasil indicava que a educação primária deveria ser gratuita a todos os cidadãos e que os professores deveriam ensinar os princípios da religião católica, além das demais disciplinas básicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a asserção correta:
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Comentário
As asserções I e II são proposições verdadeiras, uma vez que na primeira Constituição do Brasil não há nenhuma atribuição ou regulamento sobre a legislação educacional, principalmente no que tange ao currículo, enquanto a asserção II é uma proposição verdadeira, mas não justifica a I, porque, apesar de não existir nenhuma normatização quanto a educação, esta advertia sobre a gratuidade da educação primária para a população com a introdução do ensino da religião católica, sem prejuízo às demais disciplinas.
Questão 3
Correta
Com o processo de ____________ do país, nós tivemos a _____________ de uma nova Constituição Federal em 1988, a chamada Constituição Cidadã e, como você deve imaginar, este contexto teve um grande impacto sobre as políticas educacionais das décadas de 1980 e 1990. Se, por um lado, a questão ____________ se inseriu nas discussões das teorias críticas e pós-criticas, por outro, o projeto ____________ de educação se consolidou no país e influenciou as premissas do Plano Nacional de Educação, o que gerou uma ____________ de neste cenário.
Agora, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
Sua resposta
Correta
redemocratização - promulgação - curricular - neoliberal – dualidade.
Comentário
Com o processo de redemocratização do país, nós tivemos a promulgação de uma nova Constituição Federal em 1988, a chamada Constituição Cidadã e, como você deve imaginar, este contexto teve um grande impacto sobre as políticas educacionais das décadas de 1980 e 1990. Se, por um lado, a questão curricular se inseriu nas discussões das teorias críticas e pós-criticas, por outro, o projeto neoliberal de educação se consolidou no país e influenciou as premissas do Plano Nacional de Educação, o que gerou uma dualidade neste cenário.
Questão 4
Correta
A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, sancionada há mais de 20 anos, em 20 de dezembro de 1996, teve importância crucial nas transformações ocorridas desde então. Servindo à Educação como a Constituição serve para o conjunto da legislação brasileira, a LDB abriu espaço para consolidar medidas que ampliaram o acesso e melhoraram o financiamento do ensino no Brasil.
I. Hoje, a situação ainda está longe de ser ideal, especialmente em termos da qualidade do aprendizado, mas houve importantes avanços nas últimas décadas.
PORQUE
II. A lei também introduziu mecanismos de avaliação do ensino, que hoje se materializam em iniciativas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Censo Escolar. Com isso, saímos do escuro e conhecemos melhor os resultados do trabalho desenvolvido pelos educadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a asserção correta:
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I
Comentário
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, pois, apesar da situação do ensino educacional ainda estar longe de ser aideal, especialmente em termos da qualidade do aprendizado, atualmente podemos contar com importantes avanços nas últimas décadas. A asserção II é uma justificativa da I, pois, com a inclusão de métodos de avaliação do ensino legal, como o Ideb e o Censo Escolar, foi possível ter uma noção mais abrangente sobre os resultados do trabalho desenvolvido pelos educadores.
Questão 5
Correta
Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devemter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Nesse contexto, analise as afirmativas que seguem:
I. Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
II. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
III. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno.
IV. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e francesa.
Sobre a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, é correto o que se afirma em:
Sua resposta
Correta
Apenas as afirmativas I, II e III.
Comentário
As afirmativas I, II e III estão corretas, conforme dispõe o art. 26 da Lei 9.394/96, o currículo da educação infantil, fundamental e médio trazem uma base comum a todos e uma parte diversificada. Ou seja, um nivelamento mínimo de conhecimentos em qualquer estado brasileiro. Com autonomia para que cada sistema de ensino trabalhe as práticas pedagógicas e conhecimentos que tenham relação com as realidades culturais, econômicas, sociais e políticas de cada localidade.

Continue navegando