Buscar

Relatorio_tecnico_ambiental - Atividade 1 -Mychely

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS E EFLUENTES
Área útil da lavanderia: 366,65 m²
	I. INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA: 
Razão social/Nome: EAD LAVANDERIAS LTDA
Nome fantasia: EAD LAV
Bairro: CENTRO 
Cidade: RUA MARCINA RAUTA MENDES, 33 – ICONHA /ES 
Representante legal
Nome: MYCHELY ATELI MENDES
	II. CARACTERÍSTICAS SOBRE A ÁREA DO EMPREENDIMENTO: 
II.1 Localização
X Zona urbana Zona rural
Tipo de área:
 Industrial Residencial X Comercial Mista Outra. Especificar: ...................................
II.2 Há residência(s) no entorno do empreendimento? 	
X Sim Não
	III. FONTES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: 
; 
· Nome do curso d’água (rio, córrego, etc.): Rio Iconha
· Classificação do rio: Classe Especial 1 (águas com salinidade igual ou inferior a 0,5%), abastecimento para consumo humano, após o tratamento simplificado.
	IV. FONTES DE GERAÇÃO DE EFLUENTES: 
1 EFLUENTES DOMÉSTICOS (ESGOTOS):
1.1 Há geração de efluentes domésticos (esgoto sanitário)?
X Sim. Não.
1.2 Descrever o tipo de tratamento para os efluentes domésticos gerados no empreendimento:
No tratamento físico-químico (coagulação/floculação) se incorporam produtos químicos para ajuste de alcalinidade e pH, coagulantes, ácido clorídrico, soda, polímeros, carvão ativado e outros dependendo dos produtos usados na lavanderia e tipo de água utilizada. Dessa forma a lavanderia do EAD CENTER utilizará o processo físico-químico – FLOCULAÇÃO; com o uso de hidróxido de cálcio e sulfato de alumínio. Tratamento esse que seguirá as normas e legislações vigentes, padronizando assim a características físicas, biológicas e químicas do efluente, evitando a poluição das águas (Resolução do CONAMA 357/2002 e a Norma Técnica CPRH nº2005. A FLOCULAÇÃO se dá adicionando coagulantes químicos para a formação de flóculos que envolvem a sujeira, as partículas menores são agregadas, formando pequenos “flocos”, que serão decantados e o coagulante entra para unir as impurezas, facilitando a remoção total. Para que todo o processo ocorra, utilizaremos o sulfato de alumínio que é um coagulante, possuindo propriedades que formam os floquinhos gelatinosos e então os floculadores agitam a mistura.
Depois disso, essa água é levada para a próxima etapa do tratamento, que ocorre nos tanques de decantação. Lá os flóculos (formados de lama, argila e micro-organismos) sedimentam-se e são separados.
O processo de decantação dos sólidos forma na superfície, uma camada bem fina de líquido límpido que flui para o filtro gravitacional. No filtro há uma camada de brita, leito de carvão, para a retenção dos sólidos e remoção das impurezas. Por fim, o líquido tratado se encontra pronto para o correto descarte, sendo colocado em área de armazenamento de águas para REUSO. 
1.3 Onde se dá o lançamento do efluente doméstico tratado: 
 Rede esgoto.
 Rede pluvial.
X Corpo hídrico. 
•	Nome do curso d’água (rio, córrego, etc.): Rio Iconha
 Sumidouro.
X Outro. Especificar: Uma parte ficará em tanque com capacidade de 5000 litros, para reuso (conservação das dependências do EAD, limpezas de escadarias, passagens e afins)
 V - GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS 
1. Apresentar estudo que contemple todas as legislações ambientais.
Na esfera federal, a Legislação contemplada e atendida, e que tomaremos como base, é a Resolução do CONAMA 357/2002, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Com as alterações 393/2007, N° 397/2008, N° 410/2009 e N° 430/2011, todas do CONAMA.
Quanto a esfera estadual, tomaremos por base a Portaria Nº 033-R, de 24 de Fevereiro de 2021 - Dispõe sobre a Classificação do Grau de Risco para as atividades econômicas sujeitas à vigilância sanitária no estado do Espírito Santo, para fins de licenciamento, e dá outras providências.
No município onde está instalado o EAD CENTER, o embasamento legal será o Decreto 3.990 de 06 de Abril de 2022 que estabelece os procedimentos gerais para o licenciamento ambiental municipal e dá outras providências.
O lodo gerado pelos processos da lavanderia será acondicionado da seguinte forma: 
Rejeitos e Orgânico – Acondicionados e coletados em sacos (plásticos) de 10kg. Destino Final: Prefeitura de Iconha, coletados 2 vezes por semana.
Rejeitos perigosos (lodo), recicláveis – acondicionados e coletados em sacos (plásticos), conforma CONAMA, tendo como destino final : Empresa EAD Resíduos, coletados 1 vez por semana.
1. Elaborar uma tabela demonstrando mensalmente as quantidades de lodo da caixa separadora que estão sendo encaminhados para tratamento e explicar a escolha do tipo de tratamento.
 VI – ANÁLISE DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO Preencher para a prática vivencial II
Apresentar uma análise crítica considerando a licença ambiental, importância dos tratamentos e destinação de efluentes e dados de gestão. Comparar a licença ambiental com os dados de gestão (identificar o problema e dar soluções para a situação).
Fontes:
Site Rota Ambiental: https://rotaambiental.com.br/tratamento-de-efluentes-de-lavanderia/
Site Lume Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/6228
Lavanderia MAMA Iconha : Proprietária Zilú Amanda Ferreira
Trabalho: ANÁLISE DE TRATAMENTO DE EFLUENTES: Anny Kariny Feitosa - Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento, Leandro Berwanger - Mestrando em Ambiente e Desenvolvimento, Maurício Hilgemann - Doutor em Química

Continue navegando