Buscar

ESPAÇO CONFINADO

Prévia do material em texto

EXERCIO DE TST BRIGADISTA
ESPAÇO CONFINADO EXERCICIO TST
· Home
· Funcionalidades
· Blog
· Login
· Sobre nós
Parte superior do formulário
Pesquisar
Pesquisar
Parte inferior do formulário
Agendar Demonstração
· 
· 
· 
· 
· 
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
O Que É Espaço Confinado E Tudo Que Devemos Saber Sobre
· Teodoro
· 24/08/2023
· Cultura de Segurança e saúde no trabalho
Compartilhe
 
 
 
O trabalho em Espaço Confinado é uma atividade que expõe os trabalhadores a riscos que podem causar acidentes de trabalho e agravar a saúde do trabalhador. São espaços perigosos à vida ou à saúde e demandam uma série de procedimentos para garantir a segurança dos trabalhadores como, por exemplo, a emissão da PET.
Entre os principais riscos associados ao espaço confinado está o risco de afogamento e aprisionamento para o trabalhador. Neste caso, é necessário identificar e avaliar os riscos à segurança nos espaços confinados, adotar treinamentos para espaços confinados, implantar tecnologias que permitam monitorar a segurança do trabalhador e inserir ações preventivas relacionadas com o uso de EPI’s.
É frequente que os trabalhadores enfrentem dificuldades de mobilidade, limitação de acesso e saída no ambiente, iluminação e ventilação insuficiente ou deficiência de oxigênio, presença de contaminantes, isolamento ou outras condições que aumentam os níveis de exposição aos riscos químicos, físicos, ergonômicos, biológicos e mecânicos nos espaços confinados.
A normatização do espaço confinado é regido por uma NR própria, neste caso, é a NR 33, semelhante ao caso de trabalho em altura e trabalhos com eletricidade que são regidos pela NR 35 e NR 10, respectivamente.
A NR 33 tem como finalidade “estabelecer os requisitos para a caracterização dos espaços confinados, os critérios para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais em espaços confinados e as medidas de prevenção, de forma a garantir a Segurança e Saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com estes espaços”.
Para saber mais sobre as medidas preventivas, prevenção e controle de riscos no espaço confinado preparamos este artigo, confira a seguir.
O que é um espaço confinado?
O espaço confinado é uma área inadequada ou que não foi projetada para a ocupação humana por períodos longos. Afinal, são ambientes com acesso limitado de entrada e saída e possuem uma atmosfera perigosa ou ventilação inadequada. Podendo haver deficiência ou excesso de oxigênio nesses locais.
Outra forma de caracterizar o espaço confinado é pelo fato de não ser destinado à ocupação humana. Por exemplo, considere que um silo de grãos está sempre cheio durante todo o ano. Quando o local é fechado para reparos, uma vez vazio ele se torna um espaço confinado até que a equipe possa trabalhar lá dentro.
Mesmo que o espaço confinado não tenha atualmente uma atmosfera perigosa, existe a possibilidade de vazamentos perigosos de poeira ou gás, portanto precauções extras devem ser tomadas ao realizar atividades neste tipo de ambiente.
Tipos de espaço confinado
Definir o que é um espaço confinado pode não ser tão simples, alguns exemplos são:
· tanques;
· silos;
· redes de esgoto;
· bueiros;
· cisternas;
· fornos;
· asas de avião;
· dutos de ventilação;
· trincheiras;
· reatores;
· diques;
· contêineres;
· vagões; etc.
Na lista de ambientes de trabalho destacado é necessário identificar e elaborar o cadastro de espaços confinados, adaptar o modelo da Permissão de Entrada e Trabalho (PET), elaborar os procedimentos de segurança relacionados ao espaço confinado, indicar os equipamentos de trabalho, elaborar o plano de resgate e coordenar a capacitação inicial e periódica de todos os trabalhadores e supervisores.
Quais normas tratam sobre eles?
A principal norma que rege esse tipo de ambiente é a NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, nela, temos as informações sobre as responsabilidades de cada um, sobre os riscos, as medidas de prevenção e também sobre a PET.

Continue navegando

Outros materiais