Buscar

Questões Treinos para Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA 2 - QUESTÕES TREINOS 
1 – Quais são as primeiras abordagens terapêuticas em uma intoxicação aguda que podem ser adotadas, além da administração do antídoto?
- Manter a circulação adequada;
- Avaliar a pressão; 
- Aferir a temperatura da pele a fim de observar se há sinais de cianose;
- Assegurar ventilação e oxigenação eficazes para o paciente;
- Verificar a temperatura;
- Verificar se o pH do paciente está adequado (7,34-7,35);
- Avaliar o estado neurológico com a Escala de Glasgow e a avaliação pupila: fato-reatividade e simetrial;
- Descontaminação gastrointestinal (caso se aplique);
- Carvão ativado, que vão adsorver o tóxico se a intoxicação foi em até 2 horas (caso se aplique); 
- Diálise.
2 – Um paciente precisou de uma entubação endotraqueal no momento em que chegou no hospital. Quais os riscos associados? 
O vômito nesse momento, pois o conteúdo gástrico pode chegar aos pulmões, causando traumatismo das vias aéreas.
3 – Houve uma calourada de estudantes do curso de Medicina Veterinária na Ondina. Porém, dois jovens passaram mal. Amigos informaram que ambos tinham indícios de depressão severa. Ao chegarem no HGE, o paciente ABC apresentou indícios de intoxicação por opioides, enquanto CBA apresentou por benzodiazepínicos. Como eles haviam ingerido bebidas alcoólicas, estavam enjoados, logo sendo um risco a entubação. Para diminuir a possibilidade de entubação e despertar os pacientes, quais fármacos deve-se administrar para esses pacientes? O paciente CBA têm mais riscos de intoxicação devido ao consumo de álcool?
ABC: Noloxona: é um antagonista dos receptores opiáceos.
CBA: Flumazenil. Inibidor competitivo do GABA. O GABA promove passagem do Cl- pelos canais de cloretos; nesse sentido, os BD potencializam o GABA estimulando maior passagem de Cl-; o álcool tem o mesmo efeito e, assim, a associação de BZ + álcool pode ser fatal.
4 – Jovem de 18 anos é violentada durante uma balada no Rio de Janeiro. Ela foi encontrada desacordada e com marcas de agressões. Ao fazer exames toxicológicos na vítima, a primeira hipótese foi a intoxicação por um Benzodiazepínico. Cite os prováveis e seus metabólitos em comum. Qual a segunda hipótese de intoxicação em vítimas de violência sexual? Cite o biomarcador mais adequado e quais as limitações para a identificação da intoxicação por essa droga nesse contexto de violência sexual.
- A principal droga que podemos suspeitar é do flunitrazepam. Os outros potenciais são bromazepam, clonazepam e lorazepam. O metabólito em comum é o oxazepam.
- A outra droga que é utilizada nesse contexto de violência sexual é a Gama-Hidroxibutirato (GHB). A sua limitação para a sua identificação é que, naturalmente, o organismo humano já produz essa molécula, o que implica em que não se pode afirmar que a exposição tenha sido exógena. Além disso, a sua administração exógena faz com que seja eliminado logo, dificultando a sua identificação. Para tanto, podemos utilizar o cabelo da vítima como biomarcador da droga.
4 – a) Um paciente chega no pronto socorro intoxicado por cianeto. Quais as primeiras abordagens que devem ser adotadas? Qual o antídoto que deve ser administrado e descreva brevemente o seu mecanismo.
b) Se fosse uma intoxicação por nitrito ou anilina seria possível utilizar o mesmo antídoto?
C) Qual o antídoto de primeira escolha? Cite como funciona.
D) Qual a problemática da administração de Nitroprussirato (Nipride) em um paciente com problemas renais?
A) Garantir ventilação, oxigenação, circulação, temperatura e pH para estabilizar a vida do paciente. Administrar carvão ativado, realizar diálise e descontaminação gástrica.
- Nitrito de amila. O nitrito de amila vai se associar com a hemoglobina e formar metamoglobina, na qual vai se associar com o cianeto e formará o cianometemoblina. Essa molécula é mais facilmente eliminada via urina.
B) Não, pois o nitrito de amila elevaria as quantidades de metemoblobina. O indicado seria a utilização de azul de metileno associado com oxigenioterapia.
C) Hidroxicabalamina. Combina-se com o cianeto para formar cianocabalamina.
D) O nitroprussirato tem como um dos metabólitos o cianeto, no qual é eliminado pelos rins. Se o paciente apresentar problemas reais, resultará em acumulação de cianeto no organismo e, consequentemente, será observado toxicidade.
5 – A) Convenção de agronegócios no Parque de Exposições rolando e, de repente, um empresário de Serrinha apresenta um mal-estar. O socorrista logo observa que deva ser algo relacionado a circulação. Nesse contexto, quais devem ser as medidas de avaliação de circulação que precisam ser praticadas?
B) Ao chegar no Hospital Aliança, os familiares afirmaram que o paciente utilizou antidepressivo tetracíclico. Outrossim, o paciente começou a apresentar hipotermia. O que fazer perante isso? Explique.
A) Avaliar a pressão, frequência cardíaca, eletrocardiograma, infudir cloreto de sódio, soro fisiológico, administrar oxigênio, aquecer paciente para evitar hipotermia.
B) Primeiramente, administrar adrenalina e noradrenalina. Posteriormente, administrar bicarbonato. Essa substância irá reverter os efeitos depressores de membrana, depressão do miocárdio e distúrbios de condução cardíaca, por inibição dos canais de sódio. O bicarbonato irá reverter os efeitos depressores de membrana.

Continue navegando