Buscar

APS Analises toxicologicas e ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS – ANALISES TOXICOLOGICAS E AMBIENTAIS
5º Semestre – professora Michelle
Eliane Lira RA 3109319
Julianny Sena RA: 3453064
Maria Lucia Sala RA: 3427309
Atividade 2 
Responder as questões:
1) Quais são as principais causas de intoxicação por medicamentos?
As principais causas de intoxicação foram acidentais, responsáveis por 38,8% e as tentativas de suicídio, responsáveis por 36,5% dos casos. Há ainda casos relacionados ao terapêutico de medicamentos, que representam 17,7% dos casos.
2) Escolha um dos princípios ativos da tabela 3 do artigo e descreva sua utilização clínica e seu DLS50
O Diazepan é um calmante do grupo benzodiapinoicos usado principalmente no tratamento de transtorno da ansiedade. A dose administração varia de acordo com o paciente, e deve manter o objetivo de promover o conforto causando o mínimo de efeitos colaterais. Geralmente a administração desse medicamento é feita de forma gradativa começando com doses menores e ajustando-se de acordo com a necessidade do paciente.
LD50 (oral) ratos 1200mg/kg
LD50 (oral) cão 1000 mg/kg
LD50 (oral) camundongos 700 mg/kg (Clarke,1978)
Foram realizados vários estudos de doses repetidas. Em geral, os efeitos tóxicos não foram notáveis, em um estudo de ter meses em raots e um estudo de seis meses em cães, foi observado algum aumento no tamanho do fígado, juntamente com aumento no colesterol no sangue. Nos cães ainda foi observado uma elevação da atividade plasmática da alanina aminotransferase.
3) No Brasil, os medicamentos são vendidos em quantidades superiores as recomendadas para o tratamento. Na sua opinião, esta situação pode colaborar para a ocorrência de intoxicação, acidental ou não, de crianças e adolescentes? Justifique.
Embora no Brasil a Anvisa realize um trabalho extensivo de controle de medicamentos, ainda é possível adquirir muitos sem receita ou prescrição médica. Ainda há um grande vácuo no mercado quanto ao que se pode ou não ser vendido sem prescrição médica. Essa conduta pode levar a outra: automedicação. Isso pode fazer com que os pacientes possa se intoxicar apenas por não entenderem como o medicamento que estão administrando funciona. Há ainda um controle maior sobre medicamentos denominados Psicotrópicos, sendo necessária a retenção da receita para obtenção dos mesmos.
4) Defina
a) Substancia toxica – Substancia capaz de causar a morte ou danos à saúde humana, se ingeridas, inaladas ou em contato com a pele ainda que em pequena quantidade.
b) Xenobiotico – Composto químico estranho a um organismo ou sistema biológico. Pode ser encontrado num organismo, mas não é normalmente produzido ou esperado existir nesse organismo. Exemplos. Agrotóxicos, pesticidas, inseticidas, etc. 
c) Medicamento – Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnósticos.
5) Por que um medicamento pode ser toxico ao organismo? 
Existem alguns fatores que podem causar a toxicidade de um medicamento como por exemplo a farmacogenetica. Devido a fatores genéticos, o metabolismo do medicamento pode ser feito de uma forma mais lenta, causando um acumulo do mesmo no organismo, causando assim a toxicidade. Outro caso também pode ser do de interação medicamentosa, quando dois ou mais medicamentos são administrados de forma simultânea e interagem entre si, formando compostos químicos tóxicos ao organismo. Existe também o caso de duplicação, quando dois medicamentos com o mesmo ingrediente ativo são administrados simultaneamente, causando uma duplicação do composto, podendo então gerar uma toxicidade.
Atividade 3 Estudo de caso 1 e 2 – Em grupo, estudar o caso e responder as questões
Estudo de Caso 1 – C.A., feminina, 18 anos, estudante, solteira, nascida em Bristol (sudoeste da Inglaterra). Foi encontrada pela equipe de resgate desmaiada em cima de um banco de praça e transportada imediatamente para o pronto socorro, sendo necessário uso de ventilação artificial. Ao lado da paciente encontra-se um pacote plástico com alguns comprimidos, identificados como benzodiazepínicos e também uma pistolinha de brinquedo contendo vestígios de vodca. O estado constatado era de anestesia, hálito alcoólico, incapacidade de coordenação dos movimentos musculares voluntários e insuficiência respiratória grave. 
Questões Norteadoras – Estudo de Caso 1
1) As sintomatologias associadas associadas aos dados da cena permitem suspeitar de intoxicação etanólica associada ao uso de benzodiazepínicos? Inclua na sua resposta o mecanismo de ação central do álcool e dos benzodiazepínicos.
Os benzodiazepínicos atuam aumentando a afinidade do neurotransmissor pelo receptor Gaba, resultando em aumento da resposta sináptica inibitória no SNC, desencadeada pela entrada de íons cloreto na célula nervosa. O etanol, de maneira similar, também age de maneira a deprimir o SNC, agindo sobre os receptores Gaba, e potencializando a ação do ácido-gama. 
O álcool, quando combinado a outras drogas depressoras pode levar a um aumento da sedação por uma adição do efeito da droga. Outros efeitos podem resultar em perda da consciência e a morte. No caso dos benzodiazepínicos, aumenta a taxa de absorção dos medicamentos o que pode levar a um aumento do efeito depressor que este tipo de medicamento tem sobre o cérebro. Os efeitos mais importantes desta iteração são: sedação, diminuição do reflexo, incoordenação, e prejuízo de memória.
2) A administração de lavagem gástrica foi realizada no caso, porém sem sucesso na reversão do caso. Por que isso ocorreu?
Por que a lavagem gástrica só é feita em intoxicações potencialmente graves quando realizadas em até duas horas após a ingestão.
3) Flumazenil foi administrado e a insuficiência respiratória é revertida. Explique o mecanismo de ação deste antidoto.
O Flumazenil, um derivado da imidazo-benzodiapina, é uma antagonista benzodiazepínico que bloqueia especificamente por inibição competitiva, os efeitos centrais das substancias que agem via receptores benzodiazepínicos. O início do efeito e rápido, porem a duração é curta, meia-vida cerca de 1 hora. Em estudos em animais de laboratório, os efeitos de composto que apresentam afinidade para os receptores benzodiazepínicos foram bloqueados. Em voluntários sadios , flumazenil administrados por via endovenosa antagonizou a sedação, amnesia e alterações psicomotoras produzidas pelo agonista benzodiazepínico. O flumazenil não influenciou, em experimentação animal, os efeitos de substancias que não apresentam afinidades pelos receptores benzodiazepínicos, como barbitúricos, etanol, meprobamato, GABA-mineticos e agonistas de receptores de adenosina. Entretanto, são bloqueados os efeitos de agonistas na benzodiazepínicos dos receptores benzodiazepínicos, tais como os ciclopirrolonas e triazolopiridazinas. Os efeitos hipnóticos, sedativos e de inibição psicomotora dos benzodiazepínicos são rapidamente neutralizados após a administração endovenosa de flumazenil.
Estudo de Caso 2 – R.C.L. 34 anos, é preso por suspeita de furto, seguido de morte. A suspeita é crime facilitado por drogas. O indivíduo foi encontrado 4 dias após relato de latrocínio em pronto-socorro apresentando pressão 168X95 mmHg, FC 180 bpm, pupilas em midríase, temperatura 39°C, rigidez muscular. Paciente em quadro eufórico, agitado, delirante e com tremores. No pronto-socorro o paciente entra em convulsões. A convulsão é controlada com Diazepan 0,2 mg/kg iv. Apresenta malformações nasais e resíduos de pó branco nas fossas nasais. As suspeitas são de intoxicação por cocaína e crack, uma amostra de urina e cabelo são coletadas.
Questões Norteadoras – Estudo de caso -2 
1) Por que se deve fazer a descontaminação da matriz de cabelo como pé-tratamento?
Por que pode haver exposição a glândulas sudoríparas, contaminantes ambientais provenientes do ar, agua e poeira ou ação de produtos cosméticos o que pode interferir no resultado analítico final.
2) Por que se deve realizar a digestão das fibras do cabelo com ureia e tioglicolato antes de realizar a extraçãometabólica?
Numa análise toxicológica em amostras de cabelo, a qualidade de amostra disponível bem como a concentração de xenobioticos e metabolitos existentes no cabelo é muito reduzida. Desta forma, as amostras devem ser submetidas a um pré-tratamento através de soluções adequadas para um determinado grupo de compostos e pode ser realizado através da incubação do cabelo em determinadas soluções sem que estas os danifiquem, através da digestão da matriz do cabelo. 
3) O paciente tem confirmado a intoxicação por cocaína e seus metabólitos benzoilecgonina e cocaetilico?
Sim foi confirmado intoxicação pelo uso de cocaína
4) Por que o resultado na urina deu negativo?
Por que a benzoilecgonina e coca etílico são detectáveis na urina em até 4 dias após o uso.

Continue navegando