Buscar

Contextualizada de Fisioterapia na Atenção Básica e Coletiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Natianary Batista Neves
Matricula: 01569410 
Curso: Fisioterapia
Polo: UniFacimed
Contextualizada de Fisioterapia na Atenção Básica e Coletiva.
Segundo a Unicef, pessoas com deficiência são aquelas que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais e interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e afetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais. 
A Lei N° 13.146, de 6 de julho de 2015, regula a inclusão do deficiente como um todo na sociedade, onde afirma o direito a igualdade de oportunidades como as demais pessoas e sem discriminações. Considerando como discriminação toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão que prejudique, impeça os direitos à liberdades fundamentais dessas pessoas com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistidas (TJDFT). 
Como qualquer cidadão as pessoas com deficiência têm o direito à atenção integral à saúde podendo procurar o serviço de saúde do sistema único de saúde (SUS) quando necessitarem de orientação e cuidados em saúde incluindo serviço básicos como imunização, assistência médica, odontológica ou hospitalar e ainda serviço de atenção especializada como reabilitação, garantia de atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave não internado. Nesse sentido foram criadas estratégias promovendo a ampliação e qualificação da oferta de ações e serviços de reabilitação e profissionais qualificados para melhor atender as necessidades especiais como um todo, assim como promoções de ação preventivas como os referentes ao planejamento familiar, acompanhamento da gravidez, do parto e do puerpério. 
O estatuto veio para dar consciência e compreensão que todo ser humano possui força e fragilidade e que as adversidades não devem distinguir ou separar as pessoas e sim uni-las, para isso se faz necessário ter o respeito e o entendimento que todos temos o direito de ir e vir por todos os caminhos sejam por ruas, escolas, teatro, shoppings praças, qualquer lugares e reconhecer que todas as pessoas são iguais perante e sob a lei e que fazem jus sem qualquer diferença com igual proteção e igual benefício. A lei brasileira de inclusão de pessoas com deficiência constituída em 2015 assegura por meios puníveis os direitos e liberdades que outrora por vezes foram ignorados. 
Por fim é necessário que se crie mais programas de capacitação com foco na conscientização da sociedade assim como melhoria na acessibilidade manutenção e fiscalização dos direitos das pessoas com deficiência. 
Referências: 
www.bvsms.saude.gov.br
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm
https://www.politize.com.br/equidade/blogpost/inclusao-social-das-pessoas-com-deficiencia/ A inclusão social das pessoas com deficiência no mundo. Acesso em 17 de dezembro 2022

Continue navegando