Buscar

Discursiva ANÁLISE ECONÔMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise Econômica
A concorrência entre as empresas de um mesmo setor é um fenômeno saudável, tanto para a economia do país, quanto para os consumidores, pois com maior número de ofertantes existe uma maior variedade de produtos, qualidades e preços, no entanto, existem organizações que não respeitam a livre concorrência, abusando do poder que possuem no mercado, prejudicando os consumidores e a ordem econômica.
Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/134852/Monografia%252520da%252520Priscilla%252520Hoffmann.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 de mai. 2023.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos estudados, explique a diferença entre concorrência monopolista e concorrência perfeita.
	Conforme aula 03, tema 04 e 05:
Concorrência monopolista, ou monopolística, é uma situação de mercado em que muitos vendedores (produtores) vendem os seus produtos para muitos compradores e os produtos oferecidos são diferenciados. Trata-se de um produto para os mesmos fins, porém com uma diferença ou especialidade de cada produtor.
Na concorrência perfeita, a perfeição implica vender o produto em um mercado já definido que pratica os mesmos preços e a perfeição desse mercado está na homogeneidade dos produtos. Por isso, sempre haverá um mercado e o vendedor sempre receberá o preço praticado por ele, e o que irá definir a concorrência é o diferencial da oferta do produto.
Questão 2/5 - Análise Econômica
A política cambial, na sua forma mais abrangente, é tratada como política cambial e comercial. O lado cambial é representado pelas ações que o governo toma com o objetivo de equilibrar a economia por meio das alterações da taxa de câmbio. O lado comercial da política são as ações relacionadas com as interações do país no mercado internacional, em que o governo incentiva ou desestimula as exportações e importações.
Considerando o lado cambial da política cambial, explique os três tipos de regime cambial que determinam a forma como a taxa de câmbio será formada.
	Conforme aula 05, tema 03:
Existem três tipos de regimes cambiais: taxa de câmbio flutuante, taxa de câmbio fixa e taxa de câmbio atrelada.                                                                                Taxa de câmbio flutuante: A taxa de câmbio é determinada pelas forças do mercado através da oferta e demanda de moeda. Quanto maior a demanda maior será a taxa, pois quanto mais pessoas desejarem comprar a moeda mais ela subirá (lei da demanda) e quanto menor for a demanda menor será a taxa. Esse regime é adotado pela maioria dos países.                                          Taxa de câmbio fixa: A taxa de câmbio é determinada pelo governo e permanece imutável ao longo de um período.                                                            Taxa de câmbio atrelada: É uma taxa de câmbio com características da fixa e da flutuante ao mesmo tempo. O Banco Central faz intervenções diárias no mercado cambial, comprando e vendendo a moeda (dólar, por exemplo) para mantê-la dentro de uma faixa determinada por ele mesmo.
Questão 3/5 - Análise Econômica
Com uma taxa de inflação fechando em 1.157,8% nos primeiros meses do governo Itamar Franco e 2.708,2% nos meses finais, em 1993, iniciaram-se os primeiros planos para recuperação da economia. O Plano Real provou ser o mais bem-sucedido plano, lançado para estabilizar a economia e estancar o processo inflaciona´rio que persistia no pai´s por quase meio século.
Com base no texto, apresente duas principais vantagens do Plano Real em relação aos planos implementados anteriormente.
	Conforme aula 01, tema 05:
As ações dos Plano Real criaram uma enorme vantagem em relação aos demais planos anteriores, como:
- Reservas monetárias elevadas (mais de US$ 32 bi no final de 1993);
- Economia interna mais aberta, com preços liberados, sem necessidades de ajustes;
- Conscientização do equilíbrio orçamentário;
- Dívida externa totalmente negociada, abrindo a possibilidade de maiores créditos.
Questão 4/5 - Análise Econômica
O componente “custo” é um fator fundamental para que a gestão de uma empresa consiga obter a melhor configuração da sua produção. E, para os economistas, o custo é um processo decisório, que implica na análise econômica do futuro e nos critérios que devem ser utilizados pela empresa para reduzir seus custos e melhorar a lucratividade.
Existem custos que variam com a quantidade produzida pela empresa e custos que não variam. Esses custos são definidos como Custos Variáveis e Custos Fixos. A partir dos conteúdos estudados, explique a diferença ente eles.
	Conforme aula 04, tema 01:
Custos Variáveis: são os gastos que ocorrerão quando houver produção, ou seja, a empresa incorrerá em gasto quando ela produz. O exemplo clássico de um custo variável é o da matéria-prima, que, para produzir um determinado produto, a empresa tem que gastar com os componentes necessários à sua fabricação. Custos Fixos: são os gastos que ocorrerão independentemente da produção, ou seja, são aqueles gastos que ocorrem na empresa tendo ela produzido ou não. O aluguel da fábrica é um custo fixo, pois mesmo não havendo produção, a empresa terá que pagar para o locador.
Questão 5/5 - Análise Econômica
Diante de um panorama de instabilidades econômicas e também políticas os governos de José Sarney, Itamar Franco, Fernando Collor e o início de Fernando Henrique Cardoso optaram por uma intervenção sobre as relações econômicas na tentativa de equilibrar o índice inflacionário nacional. Neste sentido, o Brasil vivenciou cinco planos de estabilização econômica: Plano Cruzado (1986); Plano Bresser (1987), Plano Verão (1989); Plano Collor (1990), e Plano Real (1994), e que só tiveram êxito após a adoção do Plano Real.
Considerando a importância dos planos econômicos implementados no Brasil, na tentativa de estabilizar a situação econômica e, principalmente inflacionária, seria correto afirmar que apenas o Plano Real foi capaz de controlar a inflação e estabilizar a economia brasileira? Justifique sua resposta.
	Conforme aula 01, tema 04 e 05:
Sim. No Plano Cruzado a inflação ainda era muito alta, atingindo em 1985, 235%. Deste modo, o Plano Cruzado deixou como herança a maior inflação já vista. O Plano Bresser se encerrou com uma taxa de inflação de 1.782,9%. No Plano Collor a inflação chegou a 2.708,2% no ano. Foi portanto, apenas através do Plano Real que a inflação foi contida, sendo que em 2005 seu índice era de 1,2%.

Continue navegando