Buscar

TIPOS DE FISIOTERAPIA PEDIATRICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A fisioterapia pediátrica é uma especialidade da fisioterapia que trata de recém-nascidos e crianças até o período da puberdade, até aproximadamente 12 anos.
⠀
Ela atua no tratamento de desordens músculos esqueléticos, causadas por patologias adquiridas ou congênitas, prematuridade, deficit de desenvolvimento motor e alterações respiratórias. Esse tipo de fisioterapia se adequá às particularidades da infância, oferecendo nos tratamentos um ambiente lúdico e técnicas adequadas para a idade do paciente. O principal objetivo da fisioterapia pediátrica é desenvolver o potencial da criança e buscar sua independência como indivíduo, em todas as suas atividades de vida diárias.
A fisioterapia pediátrica atua nas seguintes patologias:
· Paralisia cerebral;
· Síndrome de Down;
· Distrofia Muscular de Duchenne;
· Distrofia Muscular de Becke;
· Hidrocefalia;
· Microcefalia;
· Espinha bífida;
· Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor;
· Doenças respiratórias;
· Patologias ortopédica;
· Fratura e
· Trauma Cranioencefálico (TCE).
⠀
Ela engloba várias áreas, por isso, dentro desse tipo de fisioterapia existem ramificações. As mais comuns são a neuropediátrica, a traumato-ortopédica e a ambulatorial.
· Fisioterapia Neuropediátrica: Na neuropediatria (ou fisioterapia neurofuncional pediátrica), os profissionais são responsáveis pelos pacientes com doenças ou lesões neurológicas por meio de técnicas que envolvem psicomotricidade, estimulação precoce e desenvolvimento neuro motor e a melhora na amplitude de movimento articular, equilíbrio, coordenação motora, propriocepção e força.
⠀
· Traumato-ortopedia: Na traumato-ortopedia, os profissionais usam recursos como termoterapia, fototerapia e TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) para ajudar crianças que sofreram algum tipo de luxação, fratura, deslocamento ósseo e distensões musculares. Podendo usar também técnicas manuais e exercícios adequados de acordo com a idade do paciente.
·  Fisioterapia Pediátrica Ambulatorial: Já na fisioterapia pediátrica ambulatorial, o foco dos profissionais está nos pacientes neonatos e pediátricos com o objetivo de estimular o desenvolvimento neuromotor (como a fala, o caminhar, a respiração, a deglutição e o movimento geral do corpo) através de procedimentos e terapias.
http://www.consaude.com.br/dicas/voce-sabe-quais-sao-os-tipos-de-fisioterapia-pediatrica

Outros materiais