Buscar

ARTES VISUAIS E MÚSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova- Artes Visuais E Músicas
+Ensino Lúdico
Artes visuais e música
Módulo 4
PROVA
		 1. 
	 Baseado no texto, especifique qual disciplina interage com qualquer que seja a disciplina e conteúdo trabalhado, além de poder ser aplicada em todas as possibilidades de aprendizagem que citamos, pois se enquadram perfeitamente em todos os contextos.
		
	Artes e música.
	
		 2. 
	É preciso pensar na arte como algo necessário para o auxílio da aprendizagem, quer seja a arte visual ou a auditiva. O que Barbosa (1991) diz a respeito disso:
	
	
		
	“Arte não é apenas básico, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve. Arte não é enfeite. Arte é cognição, é profissão, é uma forma diferente da palavra para interpretar o mundo, a realidade, o imaginário e é conteúdo. Como conteúdo, arte representa o melhor trabalho do ser humano.”
		
	
		 3. 
	Trazer para a sala de aula métodos diferenciados é de responsabilidade do professor. Baseado nisso e em como os tempos mudaram, marque a alternativa que melhor descreve essa característica.
		
	Fazer suas aulas serem melhores compreendidas e levar de uma forma mais aberta o conhecimento ao aluno é sua obrigação. Os tempos já não são mais os mesmos, muito se passou e muito se mudou, desta forma se faz necessário que mudemos, isso faz parte da evolução do ser humano.
		 4. 
	Assinale a alternativa que descreve a característica do lúdico na prática pedagógica.
		
	O lúdico é também a participação, é o aflorar da imaginação para colocar em prática de forma abrangente o conhecimento.
		 5. 
	 Ao considerar o crescente avanço das novas tecnologias e meios de comunicação, como a internet, fotografia, televisão, cinema, jornais, revistas, entre outras, uma nova realidade se instaura nas escolas. Desse modo, como deve-se pensar no que se refere a prática pedagógica com a educação?
		
	Há a necessidade de práticas que dialoguem com essa nova realidade, a fim de aproximar o ensino-aprendizagem do cotidiano dos alunos. Nesse sentido, é importante que a escola se preocupe também com a educação do olhar do aluno, não apenas com a leitura e escrita das palavras.
	
	
	
		6. A disciplina de Arte pode proporcionar, através de suas múltiplas facetas, a busca da construção e significação do olhar sensível do aluno, como um eixo de ligação entre a aprendizagem artística e a experiência estética, o Buoro (2002) afirma a respeito disso?
		
	Se a arte é produção sensível, se é relação de sensibilidade com a existência e com experiências humanas capaz de gerar um conhecimento de natureza diverso daquele que a ciência propõe, é na valorização dessa sensibilidade, na tentativa de desenvolvê-la no mundo e para o mundo desenvolvê-la, que poderemos contribuir de forma inegável com um projeto educacional no qual o ensino da arte desempenhe um papel preponderante e não apenas participe como coadjuvante. (2002, p.41).
		
	
		 7. 
	 Em dias em que trabalhamos com a vasta experiência humana e as inúmeras possibilidades que desenvolvem, devemos pensar também na dimensão de pensamentos e criatividade. Sendo assim, devemos elevar tal atributo a qual disciplina?
		
	
		
	Tal atributo devemos à Arte.
	
	
		 8. 
	Com base no texto e explicações dadas na aula, marque a alternativa que descreve a característica da arte:
		
		
	A arte não é algo pronto, nem tão pouco existem certezas. É algo que nos permite criar, recriar, viajar, ir além e para outro mundo, também é a forma de expressar sentimentos e aprendizados, é a forma de passar o que está na cabeça para o papel.
	
	
		 9. 
	 A criança é um ser dotado de uma imaginação fértil, ela é capaz de criar de olhos fechados e a arte possibilita isso. O ser humano deve ser constantemente estimulado, para que transforme seu aprendizado em algo prazeroso e duradouro. O que Armindo Trevisan (1990), diz a respeito disso?
		
	O gozo estético e o gozo artístico estão relacionados com a felicidade existencial. Por isso, a educação artística é fundamental para que o indivíduo se integre, de forma positiva, no seu meio social e no seu momento histórico. Desenvolver o gosto pela arte, portanto, deve ser um dos objetivos de uma educação direcionada à realização das capacidades do ser humano.
		 10. 
	 Baseado no texto, assinale a alternativa que descreve a seguinte citação de Wols: “Os que sonham acordados têm conhecimentos de mil coisas que fogem àqueles que sonham adormecidos”.
		
	
		
	Trabalhar de forma lúdica possibilita a absorção do conteúdo, permitir que a criança participe e expresse seu conhecimento de alguma forma, utilizando algum meio artístico faz com que ela além de fixar, seja capaz de ensinar, pois ela buscou a possibilidade de transferir seu conhecimento de alguma forma, ela sonhou e concretizou.

Outros materiais