Buscar

Estrutura, organização e administração do serviço de farmácia hospitalar


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estrutura, organização e administração do serviço de farmácia hospitalar
1. Existem diferentes formas de buscar a qualidade dos produtos e/ou serviços. Para isso, utiliza-se um conjunto de boas práticas para organizar o sistema de gestão, como os processos de acreditação e certificação.
Sobre os processos de acreditação e certificação, assinale a alternativa correta:
A. Todo hospital deve ser acreditado.
B. No Brasil, os parâmetros de acreditação hospitalar são estabelecidos pela Vigilância Sanitária.
C. A acreditação é um parâmetro usado para fiscalizar as instituições hospitalares.
D. A certificação visa a atestar a conformidade de determinado processo com os requisitos de qualidade.
E. A acreditação visa a atestar que os serviços hospitalares cumprem os requisitos estabelecidos na legislação vigente.
RESPOSTA CORRETA: D. A certificação visa a atestar a conformidade de determinado processo com os requisitos de qualidade.
JUSTIFICATIVA: Certificação e acreditação não são sinônimos. A certificação é um processo que permite atestar que processos, sistemas de qualidade e produtos estão em conformidade com os requisitos especificados.  A acreditação é um processo amplo, que tem foco técnico e cujos resultados refletem mais na melhoria da gestão e da qualidade da assistência, sem a finalidade de fiscalização. No Brasil, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) regulamenta o programa de acreditação, tendo a segurança do paciente como foco principal.
2. Uma estrutura física adequada ajuda a garantir a segurança dos processos na farmácia hospitalar.
Sobre esse aspecto, é correto afirmar que: 
A. cabe exclusivamente ao hospital determinar os requisitos para a planta física da farmácia hospitalar.
B. é possível manipular e armazenar medicamentos em uma mesma área. 
C. o local de armazenamento de medicamentos não requer uso de equipamentos que controlem a termperatura.
D. o número de funcionários previstos na farmácia não interfere no projeto físico.
E. piso, parede e tetos devem ter superfície lisa, lavável e com cantos arrendondados.
RESPOSTA CORRETA: E. piso, parede e tetos devem ter superfície lisa, lavável e com cantos arrendondados.
JUSTIFICATIVA: Os requisitos de área física da farmácia hospitalar são estabelecidos por legislação pertinente, cabendo à Vigilância Sanitária avaliar a planta do local. A divisão entre as áreas (manipulação, lavagem, armazenamento, dispensação, etc.) deve ser feita de acordo com as atividades que serão desenvolvidas, respeitando a legislação. Temperatura, umidade e exposição à luz são fatores críticos para a conservação dos medicamentos, devendo ser priorizados durante a estruturação da área física. Pisos, paredes e tetos devem ter superfície lisa, lavável e com cantos arrendondados, para facilitar a limpeza. Vestiários e sanitários devem ser dimensionados considerando o número de pessoas que trabalham no local.
3. O farmacêutico deve acompanhar a utilização de equipamentos de proteção individual e coletivos em uma farmácia hospitalar.
​​​​​​​Sobre a proteção dos produtos e recursos humanos, é correto afirmar:
A. O uso de EPIs é obrigatório apenas para quem manipula medicamentos citotóxicos.
B. Jaleco ou avental de proteção, touca, luva e máscara são exemplos de EPIs.
C. A cabine de fluxo laminar é um tipo de EPI.
D. A seleção de EPI e EPC independe do tipo de atividade desenvolvido na farmácia.
E. O uso de EPI é opcional, ficando cada funcionário responsável por usar os equipamentos de proteção que achar mais adequados.
RESPOSTA CORRETA: B. Jaleco ou avental de proteção, touca, luva e máscara são exemplos de EPIs.
JUSTIFICATIVA: Os equipamentos de proteção individual (EPI) (como luvas, máscaras, toucas, jalecos, sapatos, pro-pés) e os equipamentos de proteção coletiva (EPC) (como capelas de fluxo, filtros, exaustores, etc.) são fundamentais para garantir a segurança dos funcionários da farmácia. Cada atividade desenvolvida no local requer um tipo específico de EPI e EPC, ficando a cargo do farmacêutico e do setor de segurança do trabalho a determinação dos tipos de equipamentos, bem como de seu modo de uso e frequência de troca. 
4. As atividades de uma farmácia hospitalar ocorrem de forma contínua e ininterrupta, visando a atender da melhor forma possível todos os usuários de medicamentos e materiais. Para que isso seja possível, é fundamental o bom dimensionamento dos recursos humanos.
Sobre estes, é correto afirmar: 
A. O número de funcionários de uma farmácia é estabelecido pelo gestor do hospital, respeitando critérios financeiros.
B. O número de farmacêuticos e auxiliares de farmácia independe do número de leitos a serem atendidos. 
C. O número de farmacêuticos e auxiliares de farmácia depende somente do tipo de atividades desenvolvidas na farmácia. 
D. O tipo de serviço prestado e a complexidade das unidades hospitalares atendidas pela farmácia não interferem no número de farmacêuticos.
E. Deve haver presença de farmacêutico durante todo o período de atividade da farmácia hospitalar. 
RESPOSTA CORRETA: E. Deve haver presença de farmacêutico durante todo o período de atividade da farmácia hospitalar. 
JUSTIFICATIVA: O número de farmacêuticos, auxiliares de farmácia e outros recursos humanos envolvidos nas atividades da farmácia hospitalar é estabelecido por legislação específica e depende de diversos parâmetros, tais como número de leitos atendidos, tipo de atividade desenvolvido (dispensação, manipulação, pesquisa clínica, etc.) e complexidade do atendimento (pacientes em unidades de baixa, média ou alta complexidade). Independentemente desses parâmetros, as atividades de uma farmácia só podem ocorrer na presença de um farmacêutico. 
5. O farmacêutico, como gestor da farmácia hospitalar, tem várias atribuições relacionadas aos recursos humanos que atuam no local. Sobre essa afirmativa, assinale a alternativa correta:
A. O farmacêutico participa das entrevistas de seleção de colaboradores na farmácia, mas não define funções e competências dos cargos.
B. O farmacêutico é o único responsável por definir cargos e salários para os recursos humanos da farmácia. 
C. A saúde ocupacional das pessoas que trabalham na farmácia é de responsabilidade exclusiva do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
D. O farmacêutico tem responsabilidade na elaboração e na implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSA). 
E. O farmacêutico deve delegar a capacitação dos colaboradores da farmácia ao setor de recursos humanos.  
RESPOSTA CORRETA: D. O farmacêutico tem responsabilidade na elaboração e na implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSA). 
JUSTIFICATIVA: O farmacêutico está envolvido com a estruturação dos cargos, definindo funções e competências necessárias para sua ocupação. Seu papel interdisciplinar deve conciliar as necessidades técnicas à realidade do hospital, em consonância com demais setores envolvidos com o recrutamento de pessoas. Da mesma forma, o farmacêutico divide responsabilidades com os Serviços de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho acerca da segurança dos colaboradores, das pessoas que transitam no hospital (inclusive pacientes) e do próprio meio ambiente do entorno hospitalar. O PPRA e o PCMSA norteiam essas ações de segurança. A educação continuada dos colaboradores da farmácia é de responsabilidade do farmacêutico, que deve elaborar e verificar a eficácia e a qualidade dos treinamentos realizados.

Mais conteúdos dessa disciplina