Buscar

Atividade Prática 1 - Kelly

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIASSELVI
Aluna: Kelly 
Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho (6155488)
Disciplina: Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho (100998)
Desafios Modernos para engenharia e segurança no trabalho
Segurança no trabalho é um conjunto de ações que visam prevenir o risco de acidentes no ambiente de trabalho, tornando mais saudável e seguro tanto para os funcionários como para a própria empresa, pois essas ações evitam posteriores ações judiciais. 
O custo de manutenção e investimento em melhorias na área de segurança no trabalho é visto, todavia, por grande parte das empresas como um gasto e não como investimento. Nesse sentido, pode-se visualizar um dos primeiros desafios da área de segurança no trabalho, o empregador se desestimula com tanta burocracia durante o processo, como a alta carga tributária intrínseca e a constante mudança em normas e diretrizes. 
O segundo desafio é que cada empresa possui sua própria cultura organizacional, com valores, normas e prioridades. Por isso, é de fundamental importância, para se vencer a resistência do processo, que o técnico em segurança no trabalho entenda a cultura operacional da empresa, para melhor adaptar-se e estar apto identificar os riscos e propor melhorias. Isso requer uma minuciosa avaliação das instalações, equipamentos e processos de trabalho. Para identificar os riscos que cada atividade pode gerar e assim poder desenvolver soluções que minimizem tais riscos, como medidas de proteção, uso de equipamentos individuais (EPI), treinamentos de capacitação, entre outros. 
Ao iniciar e propor melhorias de segurança no ambiente de trabalho, o terceiro desafio se inicia, vencer a resistência dos funcionários, independente da hierarquia que se encontre. É fato que novos procedimentos enfrentam dificuldades, principalmente quando os trabalhadores sempre realizaram suas atividades laborais da antiga maneira “sem nenhum problema”. Nesse caso, o profissional de segurança no trabalho deve estabelecer um bom relacionamento e comunicação. Tornando seu relacionamento sólido, com uma comunicação eficaz. Para isso ele deve munir-se com orientações claras, disponibilidade de acesso, ser um bom ouvinte e estar aberto a feedbacks dos funcionários. Além disso, deve estar munido de artifícios que conquiste a confiança de todos, através de habilidades de educação e conscientização. 
Assim como citado anteriormente, há constante atualização nas regulamentações do setor, tornando-a bem dinâmica. Para isso, o profissional em segurança, deve-se manter-se constantemente atualizado para estar atento as lacunas existentes. Isso exige que o profissional sempre esteja disponível para realização de cursos e que mantenha sua rede de contatos profissionais sempre atualizada. 
Em suma, a vivência do setor de segurança no trabalho, requer várias habilidades interpessoais, assim como a capacitação necessária para poder analisar situações de risco, propor melhorias, capacitar os trabalhadores, fiscalizar quando necessário, se todas as medidas de segurança estão sendo cumpridas, e principalmente proporcionar um ambiente de trabalhado saudável, leve e principalmente seguro, para vencer todos os desafios que se apresentem.

Outros materiais