Buscar

Fisioterapia Cardiovascular Prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A espirometria é um exame muito importante utilizado na fisioterapia. Durante o exame, o paciente insere a boca no tubo, que está conectado ao aparelho que permite medir o volume de ar inspirado e expirado, além dos fluxos respiratórios. Para a avaliação do exame, é preciso ter conhecimentos de fisiologia, mecânica respiratória e patologias pulmonares (SARMENTO, 2009).
Descreva em quais casos é indicado o uso de espirometria.
FONTE: SARMENTO, G. J. V. O abc da fisioterapia respiratória. Barueri: Editora Manole, 2009.
Resposta esperada
É indicado para pacientes que apresentem dificuldades respiratórias, tendo como objetivo analisar a função pulmonar para determinação de patologias respiratórias, de características restritivas, obstrutivas ou mistas, tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório.
2 Em uma reabilitação cardíaca, todos os exercícios devem ser baseados quanto ao tipo, intensidade e número de repetições. Além disso, a sua prescrição deve ser sempre individualizada, o tratamento desses pacientes é realizado em três fases, a primeira é o início do atendimento no leito hospitalar, na fase 2 o atendimento é ambulatorial, ainda na dependência hospitalar, e a terceira fase é em clínicas externas. 
Levando em consideração a reabilitação cardíaca na fase 3, disserte sobre qual linha de tratamento o fisioterapeuta pode utilizar.
Resposta esperada
Toda sessão de tratamento deve ser composta por uma fase de aquecimento, após realizar exercícios de alongamento podendo utilizar para alongar faixa elástica, rolo, por exemplo. Trabalhar exercícios de coordenação e equilíbrio, trabalhar a respiração junto ao exercício, principalmente nos associados com os membros superiores. Trabalhar com foco no condicionamento físico usando atividades aeróbicas como caminhada lenta e rápida na esteira ou em ambiente livre, pode ser usado também a bicicleta ergométrica. Todos os exercícios devem ser feitos manipulando a frequência cardíaca e pressão arterial, e devem ser aumentados a carga e o número de repetições dos exercícios de forma gradativa, assim como o tempo de sessão fisioterapêutica.

Continue navegando