Buscar

Aula 11 - Império Romano Os Imperadores parte 1

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
6º ANO
Aula 11 – 3º bimestre
História
Império romano: 
os imperadores – Parte 1
(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
A transição da República romana para o Império romano;
A Pax Romana;
Os imperadores romanos.
Entender o papel dos imperadores na governança e na expansão do Império romano;
Compreender a transição da República romana para o Império romano; 
Explorar as características marcantes dos Impérios de Augusto, Cláudio, Nero e Trajano.
Conteúdo
Objetivos
Quais imperadores romanos vocês conhecem?
Dividam-se em grupos de 3 a 4 estudantes. Cada grupo receberá uma cartolina. Nela, você e seu grupo deverão criar uma lista com o máximo de nomes imperadores romanos de que conseguirem se lembrar. 
Vocês terão 5 minutos para elaborar suas listas. Em seguida, cada grupo deverá mostrar sua lista para o restante da turma, enquanto o professor irá registrar no quadro os nomes dos imperadores que foram mencionados, criando uma lista em comum.
MOSTREM
Para começar
Os imperadores romanos
Você já sabe que o Império romano foi um dos maiores da Antiguidade. Sabe também que os imperadores romanos desempenharam um papel fundamental na governança e na expansão imperial.
Representação do imperador Otávio Augusto 
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre alguns desses imperadores. Entre seu primeiro imperador, Otávio Augusto (reinou de 27 a.C. a 14 d.C.), e seu último imperador, Constantino XI Paleólogo (reinou de 1449 a 1453), o Império romano teve cerca de 175 imperadores. Foram excluídos dessa contagem os que, mesmo possuindo o título, não chegaram a governar sozinhos (por serem menores de idade ou terem dividido o trono).
Foco no conteúdo
https://ensinarhistoria.com.br/s21/wp-content/uploads/2019/01/imperador-augusto-700x450.jpg 
Representação de Constantino XI Paleólogo, o último imperador do Império romano do oriente
A contagem considera os governantes dos chamados Império romano do ocidente e Império romano do oriente, pois houve uma divisão da extensão dos domínios imperiais em 395 d.C. O Império romano do ocidente teve 69 imperadores. Cerca de 17 deles morreram de causas naturais ao final do seu reinado. 
Foco no conteúdo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Constantino_XI_Pale%C3%B3logo#/media/Ficheiro:162_-_Constantine_XI_Palaiologos_(Mutinensis_-_color).png
Os outros 52 morreram de forma violenta, em guerras e batalhas ou em conspirações palacianas. Esses números evidenciam que esse foi um momento turbulento da História e difícil para esses imperadores. Não estudaremos todos os imperadores romanos. Escolhemos dez líderes que representam diferentes períodos e contribuíram com a expansão, a governança e o legado do Império romano. 
A aula foi dividida em duas partes. Nessa primeira aula falaremos de cinco desses líderes (sendo quatro imperadores e um ditador) e na segunda aula dos outros cinco. 
Foco no conteúdo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Constantino_XI_Pale%C3%B3logo#/media/Ficheiro:162_-_Constantine_XI_Palaiologos_(Mutinensis_-_color).png
E Júlio César, não foi um Imperador?
Júlio César foi o último ditador da República romana. Ele foi cônsul (no primeiro Triunvirato, de 60 a.C. a 49 a.C.) 
e depois se tornou ditador (49 a.C. a 44 a.C.). O primeiro imperador romano foi Otávio Augusto (27 a.C. a 14 d.C.). A sagração de Augusto enquanto Imperador, em 27 a.C., deu início ao Império Romano, e foi quando o termo “imperador” passou a designar os chefes de Estado em Roma. 
Primeiro Triunvirato, aliança política entre Júlio César, Crasso e Pompeu (esculturas 
da esquerda para a direita)
Foco no conteúdo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Triunvirato#/media/Ficheiro:First_Triumvirate_of_Caesar,_Crassius_and_Pompey.jpg
No entanto, durante o período republicano em Roma (509 a.C.-27 a.C.) o termo imperator, originário do verbo em latim imperare (que significa dar ordens, ou mandar), era utilizado para referenciar os comandantes do exército romano. Por isso, é possível ver essa palavra sendo utilizada para referenciar Júlio César. 
General habilidoso, César teve um papel fundamental na passagem da República romana para o Império. Ele ficou famoso por suas vitórias em batalhas, tendo contribuído com a expansão dos domínios romanos. Em 44 a.C., ele foi assassinado, ao mando de senadores que acreditavam que ele estava muito poderoso. Sua morte acarretou um período de instabilidade política. 
Escultura do rosto de César que fora esculpida durante sua vida
Foco no conteúdo
https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_C%C3%A9sar#/media/Ficheiro:Retrato_de_Julio_C%C3%A9sar_(26724093101).jpg
Moeda (denário) de aprox. 18 a.C. Com as inscrições “César Augusto” de um lado e “Júlio Divino” do outro 
Augusto
Como já colocado, Otávio Augusto, que depois ficou conhecido como Augusto, foi o primeiro a ganhar o título de imperador em Roma e governou por um longo período, cerca de 41 anos. Durante seu reinado, ele trouxe relativa paz e estabilidade para o Império romano, iniciando o que ficou conhecido como Pax Romana.
Foco no conteúdo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto#/media/Ficheiro:S0484.4.jpg
Pax Romana: termo em latim que significa "paz romana". Foi um período de aproximadamente 200 anos da História de Roma, caracterizado por uma aparente estabilidade, apesar de nele terem ocorrido vários conflitos. Começou em 27 a.C. e terminou em 180 d.C., com a morte do imperador Marco Aurélio.
Foco no conteúdo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto#/media/Ficheiro:S0484.4.jpg
Sobrinho neto de Júlio César, Augusto fez várias reformas políticas e administrativas para melhorar o funcionamento do Império e expandiu as fronteiras territoriais romanas. Ele foi um grande patrono da arte e da cultura. Apoiou artistas e construiu grandiosos edifícios e monumentos em toda Roma. Seu reinado ficou conhecido como um período de prosperidade, com avanços em diversas áreas, mas há interpretações que contrariam essa versão.
“(...) dever filial e crise nacional foram meramente pretextos. Na realidade, o motivo de Otaviano, o futuro Augusto, foi luxúria pelo poder (...) Houve certamente paz, mas foi uma paz manchada de sangue de desastres e assassinatos.” (Anais de Tácito do século II, livro 1)
Foco no conteúdo
Cláudio
 
Cláudio foi o quarto imperador romano, tendo governado entre 41 d.C. e 54 d.C. Ele era reconhecido por sua inteligência e sabedoria e há registros de que ele tinha 
uma dificuldade na fala. Durante seu reinado, Cláudio dedicou-se à busca por uma administração eficiente pela Justiça. 
Os aquedutos levavam água de fontes distantes, fornecendo água para banhos públicos, agricultura etc. Panorama do aqueduto Água Cláudia
Ele foi o responsável pela conquista de parte da Britânia (território que os romanos já haviam tentado conquistar anteriormente), pela finalização da construção de grandiosos aquedutos e por ter iniciado a construção do porto de Ostia, potencializando as trocas comerciais por meio do Mar Mediterrâneo e do Rio Tibre. 
Foco no conteúdo
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_Cl%C3%A1udia#/media/Ficheiro:Aqua_Claudia_01.jpg
O Império de Cláudio, com os territórios anexados por ele entre 37 e 54 d.C. em verde
Cláudio: 37 – 54 d.C.
Territórios pertencentes a Roma
Anexações e conquistas: 37 a 54 d.C.
Reinados clientes de Roma
Principais cidades
Fortalezas legionárias em 54 d.C.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio#/media/Ficheiro:Claudio_41_-_54dC_jpg.jpg
Com base no que estudamos até o momento, escreva respostas sucintas para os questionamentos abaixo: 
Qual foi o papel de Júlio César na transição da República romana para o Império romano?
Quem foi o primeiro imperador romano e quais características marcaram seu reinado?
O que foi a Pax Romana e quanto tempo ela durou?
Todo mundo escreve!
Na prática
RESPOSTA ESPERADA:
Júlio César desempenhou um papel crucial na transição da República romana para oImpério romano. Ele realizou campanhas militares bem-sucedidas, contribuindo para a expansão dos domínios romanos no final da República. Seu governo foi interrompido quando foi assassinado, o que levou a um período de instabilidade política que posteriormente culminou no estabelecimento do Império, com seu sobrinho-neto como primeiro Imperador.
Qual foi o papel de Júlio César na transição da República Romana para o Império Romano?
Correção
Na prática
RESPOSTA ESPERADA:
O primeiro imperador romano foi Otávio Augusto. Ele governou por muito tempo, cerca de 41 anos. Durante o seu reinado, ele trouxe um período de relativa paz e estabilidade para o Império romano, o que ficou conhecido como Pax Romana. Augusto fez reformas políticas e administrativas importantes e expandiu as fronteiras do Império. Ele também apoiou a arte e a cultura, construindo muitos edifícios e monumentos em Roma. Seu reinado ficou marcado enquanto um período de prosperidade para o Império, apesar de haver interpretações que contrariam essa versão.
Quem foi o primeiro imperador romano e quais características marcaram seu reinado?
Correção
Na prática
RESPOSTA ESPERADA:
Pax Romana foi como ficou conhecido um período de relativa paz e estabilidade durante o início do Império romano. Apesar disso, ao longo desse período, ocorreram vários conflitos. Durou aproximadamente 200 anos, começando em 27 a.C. e terminando em 180 d.C. Durante a Pax Romana, houve um aprimoramento das trocas comerciais, o surgimento de políticas de interesse da população e o incentivo da produção cultural romana. 
O que foi a Pax Romana e quanto tempo ela durou?
Correção
Na prática
Representação do rosto do imperador Nero 
Nero
“As biografias de Augusto, Tibério, Calígula e Nero foram falsificadas por meio do terror durante o seu reinado e, após a sua morte, foram escritas sob o ressentimento da tirania.” (Anais de Tácito do século II, livro 1)
Ele chegou ao poder em 54 d.C., aos 16 anos de idade. No início de seu reinado, Nero mostrou-se favorável ao povo romano, investindo em melhorias urbanas, como a construção de aquedutos e teatros. Ele também promovia espetáculos e jogos para entretenimento da população. No entanto, ao longo de seu reinado, ele passou a receber acusações de perseguição e execução de seus oponentes políticos, incluindo membros da aristocracia romana. 
Foco no conteúdo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nero#/media/Ficheiro:Nero_Glyptothek_Munich_321.jpg
O ponto mais controverso de seu reinado foi o Grande Incêndio de Roma, em 
64 d.C., no qual a capital do Império foi quase completamente destruída. Há versões de que o próprio Nero teria planejado o incêndio da cidade. O final do reinado de Nero foi marcado por descontentamento e insatisfação entre a população romana. O que culminou na revolta dos governadores provinciais, levando à sua condenação à morte e, em 68 d.C., ao seu suicídio. 
Representação do Grande Incêndio de Roma feita por Hubert Robert em 1785
Foco no conteúdo
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3e/Robert%2C_Hubert_-_Incendie_%C3%A0_Rome_-.jpg
Extensão territorial do Império romano no final do reinado de Trajano, em 117 d.C. 
Trajano
Ele ascendeu ao poder em 98 d.C., após 
a morte do imperador Nerva. Trajano foi considerado um dos melhores imperadores romanos devido às suas conquistas e realizações. Uma das principais realizações de Trajano foi a expansão do Império romano. 
Ele conduziu campanhas militares bem-sucedidas e conquistou territórios importantes, como a Dácia (região correspondente à atual Romênia) e a Mesopotâmia (região correspondente ao atual Iraque). Essas conquistas territoriais levaram o império a atingir seu maior tamanho.
Foco no conteúdo
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Roman_Empire_Trajan_117AD.png
Moeda da época de Trajano celebrando suas vitórias contra o Império parta
Trajano também se destacou por suas políticas direcionadas à população. Ele implementou a distribuição gratuita de alimentos para a população mais pobre de Roma. Trajano também investiu na construção de novas estradas e pontes, o que facilitou o comércio e a comunicação dentro do Império. A maior parte da historiografia coloca que Trajano era admirado pelo povo romano e era considerado um líder justo e benevolente. Após sua morte, em 117 d.C., o Império passou a enfrentar alguns desafios. Os sucessores de Trajano não conseguiram manter a estabilidade que ele estabeleceu, e o Império entrou em um período de declínio.
Foco no conteúdo
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Trajan_RIC_325_-_650918.jpg
Vamos dividir a turma em duplas! 
A partir do que aprendemos durante esta aula sobre os Imperadores Romanos, conversem e estudem o que aprenderam de mais relevante.
Após a conversa, pare para pensar sobre o que dialogaram e escreva individualmente um breve resumo sobre as características que mais marcaram os Impérios de Augusto, Cláudio, Nero e Trajano.
Estude-Pare-Escreva
Aplicando
https://tenor.com/pt-BR/view/stop-hault-do-not-go-stay-dont-leave-gif-14335654 
https://tenor.com/pt-BR/view/can-you-writing-it-down-gif-25202480
https://tenor.com/pt-BR/view/mochi-peach-reading-books-ac-gif-15223594
Conhecemos alguns imperadores romanos e entendemos seu papel na governança e na expansão do Império romano;
Compreendemos a transição da República romana para o Império romano, com destaque para o papel de Júlio César nesse processo;
Exploramos as características marcantes dos imperadores Augusto, Cláudio, Nero e Trajano, incluindo suas realizações, conquistas e impactos em seus reinados.
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 98161
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
24
AGÊNCIA FAPESP. De cada quatro imperadores romanos do Ocidente, apenas um morreu de causas naturais. 2021. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/de-cada-quatro-imperadores-romanos-do-ocidente-apenas-um-morreu-de-causas-naturais/36643/. Acesso em: 16 jun. 2023.
LEMOV, D. Aula nota 10 2.0: 62 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2018.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo, 2019.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo em Ação. Coordenadoria Pedagógica – COPED. São Paulo, 2023.
WIKISOURCE. The Annals (Tacitus)/Book 1. 2005. Disponível em: https://en.wikisource.org/wiki/The_Annals_(Tacitus)/Book_1#1. Acesso em: 16 jun. 2023.
Referências
Slide 4 – https://ensinarhistoria.com.br/s21/wp-content/uploads/2019/01/imperador-augusto-700x450.jpg 
Slide 5 –https://pt.wikipedia.org/wiki/Constantino_XI_Pale%C3%B3logo#/media/Ficheiro:162_-_Constantine_XI_Palaiologos_(Mutinensis_-_color).png 
Slide 7 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Triunvirato#/media/Ficheiro:First_Triumvirate_of_Caesar,_Crassius_and_Pompey.jpg 
Slide 8 – https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_C%C3%A9sar#/media/Ficheiro:Retrato_de_Julio_C%C3%A9sar_(26724093101).jpg 
Lista de imagens e vídeos
Referências
Slide 9 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto#/media/Ficheiro:S0484.4.jpg 
Slide 12 –https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_Cl%C3%A1udia#/media/Ficheiro:Aqua_Claudia_01.jpg 
Slide 13 – 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio#/media/Ficheiro:Claudio_41_-_54dC_jpg.jpg
Slide 18 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Nero#/media/Ficheiro:Nero_Glyptothek_Munich_321.jpg 
Lista de imagens e vídeos
Referências
Slide 19 –https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3e/Robert%2C_Hubert_-_Incendie_%C3%A0_Rome_-.jpg 
Slide 20 –https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/00/Roman_Empire_Trajan_117AD.png 
Slide 21 – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Trajan_RIC_325_-_650918.jpg 
Slide 22 – https://tenor.com/pt-BR/view/stop-hault-do-not-go-stay-dont-leave-gif-14335654,https://tenor.com/pt-BR/view/can-you-writing-it-down-gif-25202480 e https://tenor.com/pt-BR/view/mochi-peach-reading-books-ac-gif-15223594 
Lista de imagens e vídeos
Referências
Material 
Digital

Continue navegando